O Workshop tem como finalidade a experimentação de uma linha de pesquisa coreográfica da Os Dois Companhia de Dança baseada no conceito de Objeto-Partner, estimulando a criação através dos movimentos das gaivotas de papel e da observação de seu lançamento. O curso apresenta aspectos relacionados à improvisação direcionada, numa dinâmica que se dá entre a observação informada e o acaso, estimulando a construção de frases coreográficas em solos, duos, trios e grupos. O movimento é trabalhado de forma lúdica, com foco na percepção corporal e na criatividade do aluno.
Os workshops são ministrados em 4 encontros de 3 horas por dia, para participantes com disponibilidade para o movimento (não necessariamente bailarinos) em número de 30 a 50 participantes no máximo. Ao final do curso (quinto encontro) são coladas diversas frases criadas com possibilidade da realização de uma apresentação pública. Carga horária total 15hs
2. Necessidades : sala ampla que atenda ao número de participantes e em um dia da oficina com vídeo, DVD e TV ou projetor.
Equipe : Dois professores
3. Currículo do profissional : GISELDA FERNANDES
Diretora e produtora de Os Dois Companhia de Dança, bailarina, professora e coreógrafa
1961, Rio de Janeiro
Com formação em Dança Clássica e Dança Contemporânea, a bailarina e coreógrafa é graduada pelo curso de Licenciatura em Dança da Faculdade Angel Vianna em 2004 e pós-graduada em ‘Estudos Avançados em Dança Contemporânea: Coreografia e Pesquisa’ na UniverCidade em 2006.
A partir de uma longa experiência como bailarina, a diretora e fundadora de Os Dois Cia de Dança, direcionou sua carreira para coreografia e pesquisa. Estreou ‘Castelo d’Água‘, seu primeiro solo, em 2002 no 11o. Panorama Rio Arte de Dança. Desde então, suas criações envolvem o uso de objetos banais. Com eles, Giselda Fernandes pesquisa o conceito de ‘objeto-partner’ na Dança Contemporânea. Nessa pesquisa, o objeto participa como estimulador na criação do movimento e da dramaturgia coreográfica. Trabalhos coreográficos para o palco:‘Às Vezes Banco’; ‘Piaçava’ e ‘Oãfarrag’ / Performances ´Ô Água`; ‘Banqueata’ e ‘Garrafão’.
É professora de Dinâmica Muscular em seu estúdio particular e de Dança Contemporânea na EEDMO.