O objetivo do trabalho é nutrir a prática do artista, desenvolvendo a habilidade de manejar com inteligência e graça situações estressantes, aprendendo como tranqüilizar as reações físicas e emocionais para que a mente possa funcionar de maneira criativa, o corpo possa se movimentar com maior liberdade, a voz expressar mais nuances e respirar não ser mais um problema.
O intuito deste seminário é oferecer uma experiência prática e teórica do processo de reeducação neuromuscular da Técnica de Alexander associado à performance artística.
Usando instrumentos de trabalho da Técnica Alexander, os participantes farão uma exploração de como os padrões de reações psicofísicas agem de maneira automática e habitual impedindo o fluxo livre da energia na hora de uma performance, seja esta ler uma poesia, interpretar um texto teatral, cantar, tocar um instrumento ou dançar.
Ao desfazer esses padrões ineficientes que estão enraizados na memória, uma nova possibilidade de uso mais equilibrado do organismo se manifesta influenciando voz, respiração, postura e movimento. Assim ampliando o potencial artístico e dando condições tanto a estudantes quanto a profissionais de obter uma melhor performance.
Este curso é para qualquer um que deseja se expressar com mais liberdade sem os entraves tão comuns de excesso de esforço e desorganização adquiridos ao longo da vida.
Número de participantes: até 20 pessoas.
Graduado em Educação Física e especialização em Arte terapia no Rio de Janeiro, formado na Técnica de Alexander pelo Constructive Teaching Centre de Londres, Inglaterra. Ministra cursos de extensão universitária sobre a Técnica Alexander pelo Departamento de Música da UNIRIO. É também professor do curso de Licenciatura de Dança da UniverCidade - RJ.