Oficina Cadastrada

Favor Preencer o cep

Favor inserir um e-mail válido
Favor inserir um e-mail válido
Favor inserir um site válido

Essa oficina tem como objetivo apresentar aos alunos ferramentas práticas e teóricas que auxiliem no desenvolvimento e amadurecimento de seus processos de investigação e criação em dança. A oficina também ambiciona contribuir para a ampliação dos horizontes técnicos e estéticos de seus participantes. Parte-se, assim, do entendimento da dança como um fazer que conjuga teoria e prática, para fomentar a experimentação de novas possibilidades de criação coreográfica.

 

Elementos da composição coreográfica e da dramaturgia do movimento serão estudados para construir uma reflexão sobre a dança. As estruturas coreográficas e suas relações no tempo e no espaço serão o foco dessas discussões. Essas relações serão debatidas a partir dos trabalhos propostos pelos alunos e dos vídeos de dança contemporânea assistidos em sala, estimulando a percepção dos participantes.

 

 A oficina é organizada em aulas práticas, teóricas e de composição coreográfica que conectam diferentes perspectivas sem, no entanto, apresentá-las de maneira segmentada ou compartimentada.

 

Público alvo: professores, estudantes e profissionais de dança.


Sala de aula prática

 

TV + DVD


Esther Weitzman é pós-graduada em Arte e Filosofia - Lato Sensu, pela PUC-Rio, 2006; formada em Dança pela Escola Angel Vianna e em Educação Física pela Universidade Gama Filho, 1987. De 1994 a 1996 aprofundou seus estudos com Ivaldo Bertazzo, em São Paulo. É professora do Curso de Licenciatura em Dança e do Curso de Teatro da UniverCidade (RJ), além de lecionar dança contemporânea na PUC/RJ. Fundou, em 1992, o Studio Casa de Pedra – Centro de Educação e Arte do Movimento, e, em 1999, criou a Esther Weitzman Companhia de Dança.


Beatriz Cerbino é doutora em História pela UFF/Niterói, possui mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, e graduação em Dança pela UniverCidade/RJ. É professora da Universidade Federal Fluminense/UFF, e dramaturga da Esther Weitzman Companhia de Dança.  É autora de "Nina Verchinina: um pensamento em movimento" (Funarte/Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, 2001), e de textos sobre história da dança.