Fruto de uma pesquisa teórica e prática sobre a constante apropriação da capoeira pela dança cênica brasileira, a presente oficina é elaborada objetivando sensibilizar os participantes (dançarinos e/ou capoeiristas e leigos) para processos de criação em dança que tem como motivação primeira a linguagem da capoeira.
Além da sistematização de dinâmicas que propiciam uma pesquisa de linguagem no e pelo corpo, a oficina estimula reflexões sobre algumas obras artísticas de diferentes linguagens que se valem da capoeira como matéria prima. Tais reflexões visam expandir conexões entre modos de criar a partir da capoeira para alimentar idéias e modos de entrecruzar a capoeira em processos criativos de dança.
Essa pesquisa de linguagem poderá ser vivenciada em contextos e faixas etárias diferenciadas, podendo enfatizar tanto questões pedagógicas significativas no trabalho com jovens e crianças como também, a perspectiva artística e estética da capoeira para processos de criação em dança que se interessam pela hibridização de diferentes linguagens.
- Mestre em dança pelo Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
- Licenciada e graduada em dança pela Universidade Federal de Viçosa.
- Criadora, intérprete e capoeirista.
- Atualmente professora do curso preparatório e profissionalizante da escola de dança da Funceb (Salvador-BA).