Oficina Cadastrada

Favor Preencer o cep

Favor inserir um e-mail válido
Favor inserir um e-mail válido
Favor inserir um site válido

Espaço de pesquisa da dança negra contemporânea. A criação em arte contemporânea inspirada nas culturas negras.
 

Entre alfazemas propõe o estudo da dança e o procedimento de criação cênica por meio:

- da história corporal do individuo;

- do estudo de sua estrutura física - elementos e componentes básicos do corpo onde se expressam as danças de matrizes africanas: pés, joelhos, quadril, coluna, tronco, membros e cabeça;

- da relação tempo-espaço a partir das diferentes qualidades gestuais das danças origem africano brasileiras.

 

A oficina se orienta por três vieses:

- o (re) conhecimento do corpo-espaço-ritual;

- a imersão - apreensão matrizes de movimento;

- elementos estéticos - identificação dos elementos que compõem as danças e suas diferentes qualidades para o processo de identidade individual nas danças.


Necessidades: Sala ampla com piso adequado para aulas de dança;


Aparelho de som (entrada para cd e/ou mp3) e/ou músicos ao vivo;

TV e dvd.


É criadora-intérprete e bacharel em dança pela UNICAMP. Tem como principais professores em sua formação Inaicyra Falcão dos Santos, Daniela Gatti, Lara Rodrigues Machado, Eusébio Lobo, Holly Cavrell, Ângela Nolf, Cássia Navas e Sayonara Pereira. Integrou o elenco do espetáculo de tanztheater Es-boço, coreografado e dirigido por Sayonara Pereira, apresentado na Mostra Dança Ourinhos 2006 e no Colóquio Convergências na Arte Contemporânea, em Campinas. Em 2007, coordenou a Oficina Resgate da dança africana para o quilombo de Brotas, Itatiba/SP, e Oficina de dança Corpo afro-brasileiro para o quilombo Capivari, em Capivari/SP, ambas pela Oficina Regional Cultural Grande Otelo. Foi, também, preparadora corporal e professora de dança do Grupo de Capoeira, Dança e Percussão Kukina dia Jindanji em Hortolândia/SP. Concluiu a pesquisa Em águas abundantes: um estudo sobre as diferentes escrituras do corpo cênico a partir das matrizes corporais das danças de Kayaia – divindade da tradição religiosa africano-brasileira de nação angola associada aos mares, cujo foco é o complexo cultural de origem banto, sob a orientação da Profa. Dra. Livre Docente Inaicyra Falcão dos Santos. Foi umas das criadoras-intérpretes do espetáculo rios intermitentes, sob a orientação de Daniela Gatti, apresentado no Instituto de Artes e no Espaço Cultural Casa do Lago, na UNICAMP, e no Centro Cultural São Paulo, em São Paulo. Em 2008, foi assistente de Bete Arenque na oficina Metodologias de criação cênica em dança pelo projeto TIM Arteducação, em parceria com o Valores de Minas, em Belo Horizonte/MG. Em maio de 2009, ministrou a oficina Entre alfazemas junto com Gil Amâncio, no projeto Dança Nêgo, no CCult UFMG. Atualmente, integra o elenco da SeráQ. Cia. de Dança, sob direção artística de Rui Moreira, em Belo Horizonte/MG; é professora de dança contemporânea nos Módulos I e II do Projeto Valores de Minas, também em Belo Horizonte/MG.