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A dança afro-brasileira existe dede que o primeiro negro apareceu no Brasil, ou seja, teve sua origem na África e chegou até nós através dos negros escravos. A dança afro-brasileira é constituída de movimentos de cabeça, ombros, quadril, juntamente com outros movimentos e ritmos do folclore brasileiro como: maracatu, cafezal, lundu, frevo, samba de roda entre outros, inclusive a dança dos orixás.


Espaço ou sala de aula, de preferência chão de madeira adequado de espelho e barra, que comporte de 30 a 50 alunos.


Charles Nelson foi aluno de Mercedes Batista, a primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Estudou na Escola de Dança do INEARTE, atual Escola de Dança Maria Olenewa. Foi preparado por Edmundo Carijó, por cerca de sete anos. Estudou balé clássico, dança moderna, história da dança, teoria musical, ritmoplástia, anatomia, compasso, história da arte, dança a caráter e dança afro-brasileira, na qual se tornou especialista. Participou de diversos espetáculos e musicais. Como bailarino e ator, também participou de vários comerciais para a televisão e do corpo de baile dos musicais do programa fantástico da TV Globo.

 

Como coreógrafo, fundou o Grupo de Artes Ilê-Ofé, em 1983, composto por bailarinos, músicos, percussionistas, atores e capoeiristas, que atuam na pesquisa, inovação e produção de espetáculo de dança afro-brasileira. O grupo coleciona uma série de premiações, tais como: Conselho Brasileiro da Dança (CBDD), 2º Festival de Dança de Joinville, Mostra de Novos Coreógrafos, Festival do SESC e de Nova Friburgo, entre outros. Além de ter participado de diversos eventos culturais, como Palco Sobre Rodas (RJ), convenções e seminários.