Oficina Cadastrada

Favor Preencer o cep

Favor inserir um e-mail válido
Favor inserir um e-mail válido
Favor inserir um site válido

A temática abordada por essa atividade, ligada as tradições da sociedade afro descendente instalada na cidade de Salvador, nasceu da necessidade de identificar o modelo adotado pela primeira escola de dança acadêmica em solo brasileiro, datada de 1954. Após o ano de 1971, quando novas tendências e técnicas da dança moderna e contemporânea são implementadas a este núcleo as danças de origem africana também ganham novos significados, fazendo surgir a primeira pesquisa e trabalho fundamentado dentro de uma universidade baseada na estética afro brasileira aplicando-se moldes europeus a execução dos movimentos e na forma de pensar o corpo. Hoje são muitas as interferências que formam essa dança de matriz africana instalada e tão admirada por aqueles que de todas as partes do mundo vem estudar e conhecer esta modalidade 100% brasileira, além de toda a simbologia sobre os elementos de sua natureza e dos movimentos urbanos. Este ultimo nos trará uma inigualável possibilidade de compreender historicamente certos aspectos da sociedade afro-baiana, considerando a exemplo a capoeira e o samba, além da vasta musicalidade popular como aquela que deriva do ijexà e do samba-reggae.


Para que possa ser realizada, a atividade necessita-se apenas de estrutura logística para estudantes, profissionais ou afins em desenvolver suas habilidades corporais:

 

- Sala com estrutura (piso, espelhos, barra, ventilação) adequada para dança

- Aparelho de som (com entrada para USB ou CD)

- Apoio logístico para alunos (vestiário, banheiro, etc.)


Carlos Ujhama representa e terceira geração de estudantes, discípulo de Mestre King e contemporâneo de muitos outros professores da dança afro moderna na Bahia, como Augusto Omolu, Nadir Nóbrega, Rosangela Silvestre, Paco Gomes, Antonio Cozido, etc.. Com 16 anos de experiência como dançarino, professor com formação 100% brasileira e coreografo, Ujhama vem realizando uma pesquisa etnográfica a cerca de 10 anos, observando o interesse e a utilização das danças da diáspora africana nas Américas por estudantes, profissionais e amadores em parceria com companhias de dança popular, moderna e contemporânea nos estados da Bahia, Ceara, Pernambuco, São Paulo e Maranhão. E também em cidades dos Estados Unidos, Cuba, Jamaica, Itália, Suíça, França, Inglaterra, Espanha e Dinamarca.

 

Atividades relacionadas:

 

- Ex-integrante da Cia Brasília de danças Populares - SESC e da Cia. GENESSIS (1992 a 1995) Sob direção de Raimundo Bispo - Mestre King, Salvador - BA.


- Ex-integrante da Cia de Dança de Rua Antonio Cozido (1995 a 1998); Professor nas modalidades Suingue Baiano e Afro Jazz (Casa de dança Antonio Cozido - 1999 a 2002) Salvador - BA.


- Ex.-integrante da Cia. Tráfego de Movimentos (grupo de extensão da Escola de dança da FUNCEB - 2000 a 2002) Sob direção e Paco Gomes - Salvador - BA.


- Professor certificado pelo CREF - Conselho Regional de Educação Física, Sec-sacional 5, como Técnico em Ginástica (2003) Recife - PE / Brasil.


- Professor certificado pelo sistema Les Mills - FITNNES INTELIGENTY (2004) na categoria BODY JAM.


- Professor nas categorias Axé Brasil, Funk Brasil, Brasil Cardio Fitnnes e BODY JAM, no Phisycall Metting International (2001 a 2004) Recife - PE.


- Membro da BODY TIME ESPECIAL BRASIL - 2004.


- Professor na categoria Dança Afro Soteropolitana, na escola de dança da FUNCEB (2005).


- Assistente de pesquisa, coreográfico e bailarino do projeto PURE MUTT "Capoeira - Samba Reggae - Hip Hop". Tese de conclusão de mestrado de Corey Ann Cottrell - UFBA (Uma pesquisa das danças urbanas das Américas - 2006).


- 2008 - Inicio das atividades e levantamento sobre a utilização da cultura afro brasileira em países da Europa: Inglaterra, Itália, Suíça, Espanha, França e Dinamarca.


- Diretor cênico e coreografo convidado para o festival "MEU BRASIL - Paris danse le Brasil" - França 2009.