Este curso pretende a realização de processos investigativos acerca do trabalho do artista de Artes Cênicas (dançarinos, atores, performers, pesquisadores) portador ou não de deficiência física, seus processos, contribuições e questionamentos e sua relação com a cena.
Serão utilizadas diversas linguagens artísticas na busca de meios para a criação de uma cena autônoma, estimulando a auto-investigação e da pesquisa de cena em grupo.
A interconexão entre áreas como teatro, dança, artes visuais, performance, contribuirá para a formação de artistas pesquisadores e considerará os estudos sobre as deficiências e impossibilidades comuns a todos.
Serão realizadas ações de intervenção cênica e preparação em espaços convencionais e externos, pretende-se desta forma um redimensionar sobre o local da cena e a capacidade de improvisação do participante na busca de uma criação autoral.
A metodologia investigativa será amplamente utilizada com apoio em recursos da improvisação para o Teatro e para a Dança, a ação performática no trabalho do artista, a pré-expressividade, a percepção visual dos espaços (sua plasticidade) e por fim a utilização de técnicas específicas acerca do trabalho com a deficiência física.
Em suma trata-se de uma oficina onde a formação do artista e de sua criação autoral mescla-se à resultante política de suas concepções.
A Arte neste sentido assume o lugar crítico e artístico, o lugar não apenas da apreciação, mas da interação, do diálogo e da possibilidade criativa de corpos diversos.
- Sala ampla com ventilação adequada e piso revestido por utilizarmos processos de trabalho em solo e por se tratar de uma oficina que envolve participantes com deficiências.
- Espaço externo para realização das práticas interativas de corpo-rua.
- Aparelho de Data show e CD player.
Ana Carolina Bezerra Teixeira, 30 anos, de nome artístico Carolina Teixeira, nasceu em Natal-RN no dia nove de Julho de 1979. É Arte-Educadora, graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte no curso de Educação Artística com habilitação
Sua formação corporal em dança se deve ao Método Dança-Educação Física do professor Edson Claro, bem como nas práticas do Contact Improvision, baseado no método de Steve Paxton, assim como nas metodologias desenvolvidas pelo professor Henrique Amoedo. Ao longo de sua trajetória na companhia Roda Viva (1996-2007), desenvolveu atividades de pesquisa, apresentações artísticas, oficinas, palestras, exposições
Participou de diversos Festivais de Dança por todo país como; Festival de Dança do Recife (edições 97, 98, 99), Festival de Inverno de Campina Grande (edições 97, 98), Very Special Arts - Festival de Artes sem Barreiras (edições 98, 99, 00, 01, 02), promovido pela FUNARTE; incluindo sua edição internacional (1998), participou da Mostra de Dança da UFRN (edições, 98, 99, 00, 01), do Encontro Luso-Brasileiro de Dança da UFRN (2000), dos Congressos de Iniciação Científica, (CIENTEC-RN, SBPC, CIC-RN), dentre outros. Como bailarina, apresentou-se nos estados de São Paulo, Brasília, Paraná, Pernambuco, Bahia, Ceará, Pará, Goiás, Paraíba e em países como Portugal. Teve como principais professores Henrique Amoedo, Edson Claro, Edeilson Matias, Makários Maia e Lenilton Teixeira. Participou de montagens coreográficas com os seguintes nomes da Dança: Luis Arrieta, Henrique Rodovalho, Carlinhos de Jesus, Ivonicie Satie, Mário Nascimento, Domingos Montagner, Fernando Sampaio dentre outros.
Coreografias. Realizou trabalhos coreográficos para as Companhias Roda Viva Cia. de Dança sob direção de Henrique Amoedo-“Vixe!” (1997), coreografia inspirada no Mangue Beat pernambucano e mamulengos de Chico Daniel, “O Nada” (2002), “Até Ontem” (2004) e o repertório total do espetáculo “Sobre corpo, palavra e despedida” (2005-2006); para a Companhia Mão na Roda de SP, sob direção de Luis Ferron criou “Ai se sesse” (2001); para o Grupo Roda Pará – PA, sob direção de Marilene Melo concebeu “Tambatajá”, coreografia que retrata a lenda paraense do “Tambatajá” (2001); para o Grupo de Dança da UFRN, sob direção de Edeilson Matias criou “Reação em Cadeia” (2002) e “Hip-Corpo” (2003); ambas coreografias que retratam o cotidiano urbano (2002 e 2003). Desenvolveu trabalhos internacionais como a coreografia “Exílio” para o Grupo Dançando com a Diferença na Ilha da Madeira/Portugal sob direção de Henrique Amoedo (2004).
Direção. Dirigiu artisticamente a Roda Viva Cia. de Dança (
Como diretora desta Companhia, desenvolveu uma metodologia de trabalho com enfoque investigativo sobre o trabalho do bailarino com e sem deficiência como elemento central para a pesquisa cênica de dança.
Produção artística. Desempenhou todas as funções que envolvem a dinâmica da produção de espetáculos, desde o contato a efetivação de apoios e patrocínios até a organização administrativa do grupo,. Atuando também na divulgação de todas suas iniciativas dentro e fora da Instituição Universitária.
Coordenação de grupo. Atuou como coordenadora do “grupo iniciação” da Roda Viva Cia. de Dança, onde aplicou os conhecimentos adquiridos enquanto bailarina, desenvolvendo assim metodologias próprias de trabalho e de investigação coreográfica para a comunidade extra-acadêmica.
Oficinas. Realizou diversas oficinas no estado do Rio Grande do Norte e nos estados de São Paulo junto a Cia. Mão na Roda (2001); Pará junto IAP - Instituto de Artes do Pará (2001) esta oficina resultou na criação da Cia. Roda Pará; em Portugal junto ao Grupo Dançando com a Diferença (2004).
Em 2006 é convidada pelo grupo baiano Dimenti para participação no projeto “Dimenti Interação e Conectividade”, onde ministrou oficinas e participou de mesa redonda na terceira etapa do evento.
Projetos. Em 2007 tem seu projeto “Sobre corpo palavra e despedida” aprovado pelo Caixa Cultural com financiamento para realização deste espetáculo no Teatro da Caixa em Brasília-DF.
Atividades Científicas. Foi bolsista de Iniciação Científica PIBIC, no Departamento de Letras da UFRN, onde participou do Projeto Formas Brasileiras, sob a orientação dos professores Marcos Falchero Falleiros e Afonso Henrique Fávero, no período de
Foi bolsista de extensão do Departamento de Educação da UFRN, através do Projeto Redução do Analfabetismo, sendo orientada pela Professora Jalmira Damasceno, pôde atuar como arte-educadora em instituições psiquiátricas e prisionais por um período de seis meses, trabalho este em parceria com alunos do curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Neste projeto realizou aulas práticas de expressão corporal, jogos teatrais e atividades gráficas como desenho e grafite.
Outras atividades. Participou como atriz e produtora do curta-metragem “Vermelho Abajur” do Ator e Diretor Allan Cedrak em Natal-RN (2006), este filme foi o único a representar a região norte - nordeste na primeira edição do Festival Cine-Cufa em Brasília em 2007.
Experiências Profissionais. Trabalhou como Arte Educadora nas Instituições de ensino Casa Escola - RN, Cooperativa Educacional-RN.
Atuou como Técnico de Nível Superior, na categoria professor de artes pelo SESI-RN (
Participou do Programa de Criança da Petrobrás-RN em parceria com o SESI-RN, ministrando aulas de Dança Contemporânea e Teatro para crianças e adolescentes da periferia metropolitana da cidade de Natal-RN (