Oficina Cadastrada

Favor Preencer o cep

Favor inserir um e-mail válido
Favor inserir um e-mail válido
Favor inserir um site válido

 

CURSO DE DANÇA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

 

 

 

 

            

 

               

 

 

 

 

 

OBJETIVOS:

 

 

 

Tornar conhecida a cultura afro-brasileira, objeto de muitas opiniões e desconhecimento de sua história, religião, valores e costumes, buscando-se resgatar sua importância histórica na formação cultural brasileira, através das suas danças brasileiras, como o coco de roda, jongo, congada, maracatu, etc.estas danças estão fortemente relacionada com a cultura brasileira, principalmente em seu aspecto religioso.

 

 

 

2.   Despertar o aluno para o conhecimento das tradição destas dança  Os orixás, deuses africanos, serão o tema principal, destacando-se a dança, valores, costumes, cânticos e posturas a eles pertencentes, a relação com os elementos da natureza, interpretação de seus toques, de suas vestimentas e apetrechos. Todo esse embasamento leva ao entendimento,  ou seja, através da metodologia proposta os alunos saberão o que esta  sendo feito na aula.

 

 

 

 

 

 

 

Metodologia:

 

 

 

Antes de cada movimento e cada toque há uma explicação do significado e do motivo de cada movimento para que assim se faça o elo entre o físico e o espiritual e a interiorização para atingir o aluno e fazê-lo começar a entender a proposta da aula, usando-se música instrumental, com movimentos de expressão corporal e a dança de cada orixá, com seus toques e posturas.

 

                                                    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dança Afro- Brasileira

 

 

 

A dança afro-brasileira manifesta-se através de movimentos variados, herados dos ancestrais e é através destes movimentos que podemos expressar os nossos sentimentos étnicos em toda a sua plenitude e importância. Esses rituais encerram sempre uma ligação com os orixás, os enquices, os Eguns, etc., fazendo-se presentes através dos movimentos, EM CADA FORMA, em cada gesto, EM CADA FIGURA.

 

Uma grande fonte de elementos culturais é traduzida pelos candomblés, que não só mantêm forte influência sobre os negros, como também sobre os brancos, uma vez que ambos estão, de certo modo, envolvidos nestas expressões, principalmente com relação à Bahia. A relação da dança afro com o negro está além da história, além do visível, além da palavra. Isso justifica o porquê de ser uma característica do negro viver a música dançada, viver a dança musicada, sendo isso uma condição sine qua non. A interpretação deste trabalho nos leva a discernir que cada manifestaçãO cultural se expressa simultaneamente através de conteúdos aparentes, abertos, visíveis ou MANIFESTO EM UM NÍVEL CONSCIENTE E DE CONTEÚDOS LATENTE, OCULTOS OU REPRIMIDOS NO NIVEL INCONSCIENTE. A religião assim comO a mitologia e UMA arte são os veículos mais sensíveis através dos quais uma cultura se manifesta.  Os mitos nos cultos afro-brasileiros não são apenas referências a um passado histórico, os mitos são revividos, dramatizados, são meios de comunicação e expressão através das danças.

 

 

 

 

 

ENOQUE SANTOS

 

 

 

 


Um aparelho de som ,um DVD  e TV, 2 cadeiras.
 


ENOQUE SANTOS

 

Nascimento: 12/11/67, em Itabuna - Bahia

 

Endereço: Rua Ernesto Gould, 223 Sta Etelvina

 

CEP: 08470-232 São Paulo SP Brasil

 

Tel.: (11) 29649255 - Celular (11) 81450705

 

E-mail: edafro@yahoo.com.br / blog:www.myspace.com/enoquesantos

 

 

 

 

 

                            DANÇARINO AFRO-BRASILEIRO

 

 

 

FORMAÇíO

 

 

1984/86 -        Cantou no Coral do “Grupo de Dança Chama”, sob a direção de Amando

 

Pekeno e Augusto Omolu (Musicas Étnicas Afro-Brasileiras);

 

 

 

                        Dança Afro-Brasileira e Danças Folclóricas Brasileiras.

 

                        Professores:    Clayde Morgan e Banda Ilu

 

                                               Armando Pekeno e Augusto Omolu

 

                                               Edva Barreto;

 

 

 

1986 -             Etnologia em Pesquisa de Campo sobre a Cultura Afro-Brasileira, na

 

Universidade Federal da Bahia.

 

                        Professor: Guilherme dos Santos Barbosa;                      

 

 

 

 

 

ATIVIDADES PROFISSIONAIS

 

 

DANÇA

 

 

1995 - Solista na Exposição Afro-Brasileira “Herdeiros da Noite“, em Brasília e Belo

 

Horizonte;

 

 

 

1994/96 - Solista no Espetáculo dos Cantores Edson Cordeiro (turnê 94/95) e Chico

 

César (temporada 95 / 96);

 

 

 

1991 - Fez figuração no espetáculo (A FLORESTA DO AMAZONAS) com o 

 

Ballet Stagium - Salvador;

 

 

 

1996- Espetáculo (ORIKI PARA ZUMBI) Apresentou com o Dançarino Clayde Morgan com Direção - de Eugenia Thereza de Andrade na PINACOTECA DO ESTADO - SP                  

 

 

 

2000- Performances com a Escultura (A RODA) do escultor Italiano Renato Brunello junto com o musico Vitor da Trindade no MUBE (Museu Brasileiro da Escultura) - SP

 

COREÓGRAFO

 

 

1993 - Coreografou (Dr. Faustus) para a Cultura Inglesa, com trabalho de expressão

 

Corporal.

 

            Diretor: Robert McCrea;

 

 

 

1992 - Coreografou o Grupo Experimental de Dança Afro-Brasileira para a exposição 

 

“VOZES DA DIÁSPORA”, em comemoração aos 90 anos de Pierre Virgem -

 

São Paulo;

 

 

 

            Coreografou o mesmo grupo

 

 Para o Congresso Mundial de Fundição - São Paulo.

 

 

 

1992/94 - Diretor e Coreógrafo da Cia. Oriximiná de Dança Afro-Brasileira, no

 

Espetáculo FUA (Dança - Festa na língua yorumbá-Nigeria);

 

 

 

1990 -  Coreógrafo e diretor do espetáculo Sambe Fá, para crianças da instituição

 

“O Consolador“, Maceió - Alagoas;

 

 

 

<!--[if !supportLists]-->1997       <!--[endif]-->Coreografou o Ballet Dindara com o Espetáculo as ‘’ Iabás ‘’ com apoio do SESC de S. J.  Do Rio Preto e do Ballet da cidade de Rio Preto.

 

 

 

PROFESSOR DE DANÇA

           

 

Curso de Dança Afro-Brasileira (Ijexá, Coco de Roda, Maculelê, Catira, Ciranda)

 

 

 

1995 -  Chapadão do Céu - Goiás (Escola Municipal U.E.E.E.F.);

 

 

 

1989 -  Curso para Professores de Arte Educação no SESC (Serviço Social do Comércio) -

 

Maceió - Alagoas;

 

 

 

1988 - Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, Curso Livre de Dança, Salvador,

 

Bahia;         

 

 

 

1991/96 - São Paulo

 

          

 

1997 /98 SESC Ipiranga, SESC São Caetano,        

 

 

 

1999-Colégio Petrópolis e Pueri Domus ministrou aula para criança e adolescentes no período de abril a julho- S.Bernado -SP

 

2000 - PROJETO ANCORA / Ministrou aula de dança para criança e adolescentes no período de01/02 a 30/08 em COTIA - SP

 

 

WORKSHOP

 

 

1996 - Tema: A Beleza do Ser, SESC, com Miriam Dascal;

 

 

 

1992 - Vivência sobre os orixás, para os alunos do Colégio Arquidiocesano;

 

 

 

1991 - Projeto Cultura e Lazer, no Hospital São Paulo (Pediatria);

 

 

 

1991 - No Festival de Dança da Fundação Cassiano Ricardo.

 

 

 

<!--[if !supportLists]-->1998         <!--[endif]-->Oficina Candido Portinari - Ribeirão Preto- SP

 

 

 

2001 - Projeto Corpo Lega-Sesc Itaquera

 

 

 

2002 - Projeto Dançado Pela Paz - Universidade Anhembi Morumbi

 

 

CURSO

1996 - Aldeage Escola de Dança - Paris

 

 

 

1996 - Programa Cultural Prometeus - Ribeirão Preto;

 

 

 

1996 - SESC (Serviço Social do Comércio);

 

 

 

1995/96 - Associação Palas Antenas;

 

 

 

1994 - Oficina Cultural Alfredo Volpi;

 

 

 

1993 - Pinacoteca do Estado de São Paulo (Museu);

 

 

 

          - Escola de Dança Klauss Vianna;

 

 

 

1992/96 - Oficina Cultural Oswald de Andrade;

 

 

 

1997 - SESC S. Carlos e SESC S. J. Rio Preto SESC Itaquera 

 

 

 

1999-Dança e Cultura Afro Brasileira -Tema : Etnia e Movimento do Corpo com a Psicóloga -Jóia Eliezer-SESC IPIRANGA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONFERÊNCIA

 

 

 

1995 - Bienal de Dança em Lion/França

 

 

 

1996 - PROGRAMAS Culturais Prometeus

 

Tema: Dança e Cultura Afro-Brasileira

 

            Ribeirão Preto - SP;

 

 

 

1992 - FAI -Faculdades Associadas Ipiranga

 

Tema; O Negro na Sociedade - SP

 

 

 

2002 - UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

 

               (ENCONTRO SOBRE O IMAGINARIO BRASILEIRO)

 

 

 

2003 - UNIVESIDADE ANHEMBI MORUMBI

 

           (IMAGINARIO BRASILEIRO)

 

 

 

       - Festival Nacional de teatro de 04 a 07/set

 

          (EAD USP)

 

 

 

2004 a 2008 -    2007 e 2009 artista-orientador do projeto Dança Vocacional junto à Secretaria Municipal de Cultura de S.Paulo.

 

2007 e 2008 concepção do espetáculo “Crendices quem disse” com Cia de Dança de Diadema.

 

2008 Participou do 1º Festival de Dança do Maranhão com a Cia de Dança de Diadema

 

2008 realizou performance no Teatro da Dança de São Paulo.

 

2008 ministrou oficina no Projeto A B C Dança em Diadema, no Centro Cultural Nogueira e no Teatro da Dança de Santo André.

 

2007 /08 Participou da Virada Cultural em S.Paulo  e  da caravana da Votorantim ministrando Oficina de dança Afro- Brasileira

 

2005 a 2008 vêm trabalhando em varias unidades do SESC e dentro de projetos do Ministério da Cultura como Cultura Viva no Parque Escola em Santo André e nas Oficinas de Cultural de Diadema junto a Cia de Dança de Diadema e no Ponto de Cultura

 

 Desde 2004 participa de projetos sociais e culturais de dança, arte- educação e lazer junto a Prefeitura de São Paulo, Instituto Tomie Othake, Instituto Cultural Itaú e em Ribeirão Pires dentro do projeto de capacitação realizado nas comunidades pela Petrobras.

 

 

 

2009- Realizei performance de dança afro no show Espetáculo Multimídia lançamento do novo CD Organismo Eletrônico do Grupo Pedra Branco no SESC Sorocaba dia 141 e 251 no SESC Vila Mariana nas comemorações do aniversario da cidade. Ponto de Cultura (projeto Olhar com Arte) Diadema.