CURSO DE DANÇA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA
OBJETIVOS:
Tornar conhecida a cultura afro-brasileira, objeto de muitas opiniões e desconhecimento de sua história, religião, valores e costumes, buscando-se resgatar sua importância histórica na formação cultural brasileira, através das suas danças brasileiras, como o coco de roda, jongo, congada, maracatu, etc.estas danças estão fortemente relacionada com a cultura brasileira, principalmente em seu aspecto religioso.
2. Despertar o aluno para o conhecimento das tradição destas dança Os orixás, deuses africanos, serão o tema principal, destacando-se a dança, valores, costumes, cânticos e posturas a eles pertencentes, a relação com os elementos da natureza, interpretação de seus toques, de suas vestimentas e apetrechos. Todo esse embasamento leva ao entendimento, ou seja, através da metodologia proposta os alunos saberão o que esta sendo feito na aula.
Metodologia:
Antes de cada movimento e cada toque há uma explicação do significado e do motivo de cada movimento para que assim se faça o elo entre o físico e o espiritual e a interiorização para atingir o aluno e fazê-lo começar a entender a proposta da aula, usando-se música instrumental, com movimentos de expressão corporal e a dança de cada orixá, com seus toques e posturas.
Dança Afro- Brasileira
A dança afro-brasileira manifesta-se através de movimentos variados, herados dos ancestrais e é através destes movimentos que podemos expressar os nossos sentimentos étnicos em toda a sua plenitude e importância. Esses rituais encerram sempre uma ligação com os orixás, os enquices, os Eguns, etc., fazendo-se presentes através dos movimentos,
Uma grande fonte de elementos culturais é traduzida pelos candomblés, que não só mantêm forte influência sobre os negros, como também sobre os brancos, uma vez que ambos estão, de certo modo, envolvidos nestas expressões, principalmente com relação à Bahia. A relação da dança afro com o negro está além da história, além do visível, além da palavra. Isso justifica o porquê de ser uma característica do negro viver a música dançada, viver a dança musicada, sendo isso uma condição sine qua non. A interpretação deste trabalho nos leva a discernir que cada manifestaçãO cultural se expressa simultaneamente através de conteúdos aparentes, abertos, visíveis ou MANIFESTO
ENOQUE SANTOS
ENOQUE SANTOS
Nascimento: 12/11/67, em Itabuna - Bahia
Endereço: Rua Ernesto Gould, 223 Sta Etelvina
CEP: 08470-232 São Paulo SP Brasil
Tel.: (11) 29649255 - Celular (11) 81450705
E-mail: edafro@yahoo.com.br / blog:www.myspace.com/enoquesantos
DANÇARINO AFRO-BRASILEIRO
FORMAÇíO
1984/86 - Cantou no Coral do “Grupo de Dança Chama”, sob a direção de Amando
Pekeno e Augusto Omolu (Musicas Étnicas Afro-Brasileiras);
Dança Afro-Brasileira e Danças Folclóricas Brasileiras.
Professores: Clayde Morgan e Banda Ilu
Armando Pekeno e Augusto Omolu
Edva Barreto;
1986 - Etnologia em Pesquisa de Campo sobre a Cultura Afro-Brasileira, na
Universidade Federal da Bahia.
Professor: Guilherme dos Santos Barbosa;
ATIVIDADES PROFISSIONAIS
DANÇA
1995 - Solista na Exposição Afro-Brasileira “Herdeiros da Noite“, em Brasília e Belo
Horizonte;
1994/96 - Solista no Espetáculo dos Cantores Edson Cordeiro (turnê 94/95) e Chico
César (temporada 95 / 96);
1991 - Fez figuração no espetáculo (A FLORESTA DO AMAZONAS) com o
Ballet Stagium - Salvador;
1996- Espetáculo (ORIKI PARA ZUMBI) Apresentou com o Dançarino Clayde Morgan com Direção - de Eugenia Thereza de Andrade na PINACOTECA DO ESTADO - SP
2000- Performances com a Escultura (A RODA) do escultor Italiano Renato Brunello junto com o musico Vitor da Trindade no MUBE (Museu Brasileiro da Escultura) - SP
COREÓGRAFO
1993 - Coreografou (Dr. Faustus) para a Cultura Inglesa, com trabalho de expressão
Corporal.
Diretor: Robert McCrea;
1992 - Coreografou o Grupo Experimental de Dança Afro-Brasileira para a exposição
“VOZES DA DIÁSPORA”, em comemoração aos 90 anos de Pierre Virgem -
São Paulo;
Coreografou o mesmo grupo
Para o Congresso Mundial de Fundição - São Paulo.
1992/94 - Diretor e Coreógrafo da Cia. Oriximiná de Dança Afro-Brasileira, no
Espetáculo FUA (Dança - Festa na língua yorumbá-Nigeria);
1990 - Coreógrafo e diretor do espetáculo Sambe Fá, para crianças da instituição
“O Consolador“, Maceió - Alagoas;
<!--[if !supportLists]-->1997 <!--[endif]-->Coreografou o Ballet Dindara com o Espetáculo as ‘’ Iabás ‘’ com apoio do SESC de S. J. Do Rio Preto e do Ballet da cidade de Rio Preto.
PROFESSOR DE DANÇA
Curso de Dança Afro-Brasileira (Ijexá, Coco de Roda, Maculelê, Catira, Ciranda)
1995 - Chapadão do Céu - Goiás (Escola Municipal U.E.E.E.F.);
1989 - Curso para Professores de Arte Educação no SESC (Serviço Social do Comércio) -
Maceió - Alagoas;
1988 - Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, Curso Livre de Dança, Salvador,
Bahia;
1991/96 - São Paulo
1997 /98 SESC Ipiranga, SESC São Caetano,
1999-Colégio Petrópolis e Pueri Domus ministrou aula para criança e adolescentes no período de abril a julho- S.Bernado -SP
2000 - PROJETO ANCORA / Ministrou aula de dança para criança e adolescentes no período de01/02 a 30/08 em COTIA - SP
WORKSHOP
1996 - Tema: A Beleza do Ser, SESC, com Miriam Dascal;
1992 - Vivência sobre os orixás, para os alunos do Colégio Arquidiocesano;
1991 - Projeto Cultura e Lazer, no Hospital São Paulo (Pediatria);
1991 - No Festival de Dança da Fundação Cassiano Ricardo.
<!--[if !supportLists]-->1998 <!--[endif]-->Oficina Candido Portinari - Ribeirão Preto- SP
2001 - Projeto Corpo Lega-Sesc Itaquera
2002 - Projeto Dançado Pela Paz - Universidade Anhembi Morumbi
CURSO
1996 - Aldeage Escola de Dança - Paris
1996 - Programa Cultural Prometeus - Ribeirão Preto;
1996 - SESC (Serviço Social do Comércio);
1995/96 - Associação Palas Antenas;
1994 - Oficina Cultural Alfredo Volpi;
1993 - Pinacoteca do Estado de São Paulo (Museu);
- Escola de Dança Klauss Vianna;
1992/96 - Oficina Cultural Oswald de Andrade;
1997 - SESC S. Carlos e SESC S. J. Rio Preto SESC Itaquera
1999-Dança e Cultura Afro Brasileira -Tema : Etnia e Movimento do Corpo com a Psicóloga -Jóia Eliezer-SESC IPIRANGA
CONFERÊNCIA
1995 - Bienal de Dança em Lion/França
1996 - PROGRAMAS Culturais Prometeus
Tema: Dança e Cultura Afro-Brasileira
Ribeirão Preto - SP;
1992 - FAI -Faculdades Associadas Ipiranga
Tema; O Negro na Sociedade - SP
2002 - UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
(ENCONTRO SOBRE O IMAGINARIO BRASILEIRO)
2003 - UNIVESIDADE ANHEMBI MORUMBI
(IMAGINARIO BRASILEIRO)
- Festival Nacional de teatro de
(EAD USP)
2007 e 2008 concepção do espetáculo “Crendices quem disse” com Cia de Dança de Diadema.
2008 Participou do 1º Festival de Dança do Maranhão com a Cia de Dança de Diadema
2008 realizou performance no Teatro da Dança de São Paulo.
2008 ministrou oficina no Projeto A B C Dança em Diadema, no Centro Cultural Nogueira e no Teatro da Dança de Santo André.
2007 /08 Participou da Virada Cultural em S.Paulo e da caravana da Votorantim ministrando Oficina de dança Afro- Brasileira
Desde 2004 participa de projetos sociais e culturais de dança, arte- educação e lazer junto a Prefeitura de São Paulo, Instituto Tomie Othake, Instituto Cultural Itaú e
2009- Realizei performance de dança afro no show Espetáculo Multimídia lançamento do novo CD Organismo Eletrônico do Grupo Pedra Branco no SESC Sorocaba dia 141 e 251 no SESC Vila Mariana nas comemorações do aniversario da cidade. Ponto de Cultura (projeto Olhar com Arte) Diadema.