Oficina Cadastrada

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No decorrer da História da Dança Universal verifica-se que são muitos os personagens sociais excluídos da possibilidade de apreciação e, sobretudo de vivencia em dança. Por muito tempo a dança, especificamente a dança cênica, foi exclusividade dos acadêmicos e tecnicistas da área, nisso firmou-se fronteiras históricas até hoje presentes entre povo e elite artística. Com o desabrochar da Dança Moderna via Isadora Duncan, Von Laban, Marta Graham, José Limón, dentre outros, tornou-se possível pensar em uma dança focada na vida e na expressão genuína do corpo enquanto manifestação infinita de códigos e significados. Com Merce Cunningham, Pina Bausch, Steve Paxton, e outros mais, consodidou-se o súbito, o inesperado, a criação pessoal, tolerância e acolhimento dos corpos singulares. Independente de padrões pré-estabelecidos pelo balé clássico qualquer corpo poderia finalmente dançar. Klaus Viana, Isabel Marques, Flávio Sampaio, Lia Rodrigues, Ivaldo Bertazzo, são referências que trazem à tona o contexto do ser humano, do cidadão contemporâneo, como via de construção da dança vigente; e como protagonistas do processo criativo “as pessoas” (profissionais ou não-profissionais) que se propõem a dançar: pesquisadores em dança, intérpretes-criadores, performances, pessoas comuns, crianças, adolescentes, jovens em situação de risco, universitários, operários, idosos, minorias excluídas dos processos de produção e circulação artística em geral. Inaugura-se o tempo de inclusão via dança, conspira-se pelo hibridismo, linguagens singulares se edificam a partir de vivências pessoais e coletivas desenvolvidas por coreógrafos, bailarinos e professores de dança junto a “corpos comuns” no bojo das ONGs, associações, escolas públicas, universidades e empresas. Novos espaços de formação permanente em dança se configuram fora das academias e extra escolas de dança. Salões, auditórios e quadras cobertas tornam-se alternativas de espaço cênico para a mostra e circulação de dança em áreas onde predomina a carência de equipamentos culturais. Organizam-se e estruturam-se projetos de cunho sócio-cultural através de parcerias utilizando-se da dança cênica como prática de integração e emancipação humana. Os apelos dessa vigência alertam para a necessidade de uma maior compreensão do que possa ser uma dança inserida, das suas pretensões enquanto via de educação e transformação social e, sobretudo estética e linguagem, performance e intervenção, obra artística de qualidade técnica que pode nascer da mais simples e desafiante realidade, do mais intuitivo e rústico corpo. 

 

A referida proposta de oficina parte dos anseios e buscas que trago enquanto intérprete, pesquisador, coreógrafo e pedagogo atuante em diversas realidades de dança no interior cearense junto a demandas distintas, especificamente de bailarinos que começaram a dançar na adolescência, crianças de periferia, adultos que nunca fizeram aula de dança, universitários, professores da escola pública e arte-educadores. A partir de vivências físicas e teóricas desenvolvidas e codificadas dentro da Cia Balé Baião pretende-se estabelecer construções e reconstruções da dança enquanto produção artística, campo de pesquisa, experimentalismo, conceito, estética e expressão para a cena, como também focar a dança enquanto construção de conhecimento humano, emancipação sócio-afetivo-cultural e postura protagonista no cotidiano.

 

OBJETIVO GERAL

 

Possibilitar vivências e produções coletivas em dança-improvisação a partir da linguagem corporal desenvolvida por Gerson Moreno junto com a Cia Balé Baião de Dança Contemporânea- CE.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

·         Integrar intérpretes-criadores que improvisam em cena;

·         Proporcionar a produção individual e coletiva;

·         Suscitar ações colaborativas e intercâmbios pós-plataforma;

·         Discutir os anseios e tendências da dança experimental no nordeste, contribuições para a dança contemporânea brasileira;

 

CRONOGRAMA DE TRABALHO

 

Vivências e conteúdos: Exercícios de fragmentação do corpo, tempo, peso, espaço e fluxo do movimento corporal;

Jogos de composição a partir de ações orgânicas e temas contemporâneos;

Jogos de composição a partir da criação de estados corporais;

Criação em solo, duo e grupal;

Estudos e debates sobre tendências da dança contemporânea no ceará, Brasil e mundo.

Análise de trabalhos coreográficos em vídeo;

Estudo do texto “Plásticas e poéticas da dança”;

Montagem de um exercício coreográfico envolvendo a todos os participantes da oficina. Avaliação e encerramento.

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  • Estudos e debates sobre tendências da dança contemporânea no ceará, Brasil e mundo.
  • Análise de trabalhos coreográficos em vídeo;
  • Estudo do texto “Plásticas e poéticas da dança”;
  • Montagem de um exercício coreográfico envolvendo a todos os participantes da oficina. Avaliação e encerramento.

  • Sala ampla,
    Aparelho de som,
    Xerox de apostila,
    TV e aparelho de DVD ou telão e datashow.

    É bailarino, coreógrafo, professor de dança, pedagogo e arte-educador. Iniciou sua trajetória artística em 1987 com o Grupo CATIVARTE, dirigindo e apresentando espetáculos de cunho sócio-educativo na cidade de Itapipoca-CE. Em 1992 participou da criação do Movimento de Artistas da Caminhada (MARCA), que mais tarde em 2002, iria se tornar a Associação de Artes Cênicas de Itapipoca (AARTI), entidade sem fins lucrativos que articula e integra os núcleos de dança e teatro da cidade. Desde 1997 desenvolve um trabalho pioneiro na área de pesquisa, criação, produção e circulação de Dança Contemporânea na cidade de Itapipoca e região do Vale do Curu/Litoral Oeste do Ceará, através da Cia Balé Baião e de sua escola de dança.

    Há vinte anos pesquisa e difunde uma linguagem singular de dança cênica, tendo como base estética as verdades expressivas e a poesia do movimento gerados pelo corpo que improvisa. Prepara tecnicamente os bailarinos, coreógrafos e professores de dança da Cia Balé Baião e dos demais grupos pertencentes aos diversos municípios do Litoral Oeste, tais como Trairi, Uruburetama, Itarema, Tururu, Itapajé, Paraipaba e São Luís do Curu, através de aulas permanentes, oficinas, cursos e palestras, suscitando a formação e articulação dos profissionais e amadores em dança do interior cearense.

    Atua no 3º. Setor ministrando oficinas e cursos de dança-educação, danças lúdicas, consciência e expressividade do corpo, história da dança universal, dança contemporânea, danças tradicionais populares, dança afro, improvisação corporal, contato-improvisação, teatro físico e composição coreográfica para arte-educadores, professores da rede pública de ensino, lideranças comunitárias, operários (Empresa Dass), universitários, multiplicadores juvenis (crianças e adolescentes), pesquisadores e afins, em parceria com as associações de cunho sócio-educativo do município de Itapipoca, destacando o Programa AABB Comunidade (FENABB), e empresas como a DASS de Itapipoca que acolhe o projeto permanente “Bailarinos-operários” composto por funcionários da fábrica de sapatos que fazem aula semanalmente, produzem e circulam com espetáculos de dança.

    Foi agraciado com três prêmios de Incentivo às Artes via Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT): 2004 – Pesquisa de linguagem em dança “A poesia da improvisação”; 2006 - Montagem de espetáculo “Advento do Ser, metáforas da inquietude”; 2008 – Circulação do espetáculo “Advento do Ser, metáforas da inquietude”.

    Gerson Moreno é graduado em pedagogia pela Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI – UECE) e possui o curso técnico de Capacitação de Coreógrafos do Colégio de Dança do Ceará (Instituto Dragão do Mar). Atualmente é Diretor Artístico do Projeto AABB COMUNIDADE de Itapipoca, diretor e coreógrafo da Cia de Dança Balé Baião, professor de artes do Liceu de Itapipoca, professor de dança e coreógrafo do Projeto “Bailarinos-operários” da Empresa de Sapatos DASS, articulador do movimento de dança do litoral oeste, curador do Festival Nacional de Dança do Litoral Oeste e Presidente da Associação de Artes Cênicas de Itapipoca (AARTI).

    DADOS PESSOAIS

    Gerson Carlos Matias de Sousa

    Endereço: Raimundo Lopes de Sousa 331, Coqueiro, Itapipoca – CE / CEP: 62500-000 DRT: 1038/CE

    Contatos: TEL.: (88) 99270673 / Email: gersonballetbaiao@yahoo.com.br

    http://ciabalebaiao.blogspot.com

     

    OFICINAS E CURSOS

     

     

          Curso de Educador Social – Projeto AABB comunidade: 05 a 08/10/1997, Itapipoca – Ce;

          Curso de Iniciação Teatral – Corpo: 21 a 27/10/1999, Itapipoca – Ce;

          Colégio de Dança do Ceará – Curso de Capacitação de Coreógrafos: de 2000 a 2001, Instituto Dragão do Mar, Fortaleza – Ce;

          Oficinas de improvisação e composição coreográfica na II Bienal de Dança do ceará: 26/10/2004, Fortaleza – CE;

          Oficina de Dança Contemporânea na III Bienal de Dança do Ceará: 24/10/2001, Fortaleza – Ce;

          Curso de Formação à Distância: Formação continuada do Programa Integração AABB Comunidade: 21 a 31/07/2001, Itapipoca-CE;

          Oficina de Dramaturgia na Dança - Um Olhar de Dentro: 24 e 26/10/2001, Fortaleza – CE;

          Curso de Educação Física, Alongamentos e Jogos: 21 a 23/03/2003, Itapipoca – Ce;

          Técnicas de Martha Graham (Dança Moderna) via capacitação do Dragão do Mar: 20 a 30/11/2003, Itapipoca–CE;

          Curso de Balé Clássico (Método Vaganova) via Capacitação do Dragão do Mar: Setembro a Dezembro de 2004, Itapipoca – CE;

          Curso de Educação à distância: Formação continuada do Programa Integração AABB Comunidade, de Fevereiro de 2006 a Fevereiro de 2007;

          Curso de Formação para Facilitadores em Arte, parceria Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Associação de Artes Cênicas de Itapipoca (AARTI): 05 a 09/02/2007, Itapipoca – CE;

          Curso de Vídeo-dança, (História do cinema, história do vídeo-dança, técnicas de vídeo-dança, produção, edição e mostra de vídeos-dança da Cia Balé Baião), via Terceira Margem, encontro de Par em Par da Bienal Internacional de Dança do Ceará com Alexandre Veras da ONG Alpendre (Fortaleza), de Agosto a Setembro de 2008 em Itapipoca – CE;

     

          Curso de Dança Moderna, técnica de José Limon, via pró-dança (Associação de bailarinos, coreógrafos e professores de dança do Ceará), com Thaís Andrade, CE, Janeiro de 2009, Itapipoca – CE;

          Residência Internacional de Contato-improvisação com a Cia de Dança da Finlândia As2wrists, através do Ministério de Relações Exteriores da Finlândia e Bienal Internacional de Dança do Ceará, Junho e Julho de 2009, em Itapipoca – CE;

           Residência de Sistema Laban (composição coreográfica e dança-educação) com a doutora e coreógrafa Isabel Marques – SP, via Festival Nacional de Dança do Litoral Oeste, Julho de 2009, em Itapipoca – CE;

          Oficina de Dança afro contemporânea (técnicas de improvisação em solo e em contato a partir dos códigos de dança afro brasileiro) via Encontro Nacional dos Pontos de Cultura “Teia Cultural”, com a bailarina, coreógrafa e doutora Kiusam de Oliveira - SP, Abril de 2010, em Fortaleza – CE.

     

    ATIVIDADES PROFISSIONAIS

          Professor de Dança e Teatro da Escola Reino Encantado, Itapipoca-CE: De 1994 a 1995;

          Professor de Dança, arte-educação e Redação da Escola Doce Lar, Itapipoca-CE: De 1994 a 1995;

          Professor de dança e atividades lúdicas da Escola Pequeno Príncipe, Itapipoca-CE: De 1994 a 1996;

          Monitor de dança e teatro do Centro Social Urbano (Ação Social de Itapipoca): De 1994 a l996;

          Professor de dança e diretor artístico do Programa Integração AABB Comunidade de Itapipoca-CE: De 1997 a 2007;

          Professor de dança e coreógrafo do Colégio 21 de Abril, Fortaleza-Ce: De 2000 a 2001;

          Professor de dança na Associação Comunitária de Santa Maria, Messejana, Fortaleza-CE: De 2000 a 2001;

          Professor de dança e coreógrafo do Núcleo de Arte e Cultura da cidade de Trairi-CE: 2001 a 2002;

          Instrutor de dança do Núcleo de Arte, Educação e Cultura – NAEC do Município de Uruburetama-CE: 2002;

          Facilitador de arte e entrevistador durante o processo de seleção dos beneficiários da Bolsa Talentos da Cultura do FECOP, nas cidades de Barroquinha, Massapé, Tarrafas, Salitre e Fortaleza (bairros periféricos): De 2004 a 2006;

          Membro da bancada de seleção dos projetos de dança concorrentes à bolsa de manutenção da FUNCET, Fortaleza-CE: 2006;

          Professor do Curso de Africanidade e Cultura Indígena contratado pelas Secretarias de Educação, cultura e desporto dos Municípios de Miraima, Trairi e Itapipoca: Fevereiro a Maio de 2008;

          Professor e coreógrafo do grupo de Dança de Operários da Empresa de calçados DASS Itapipoca: Abril a Junho de 2008.

     

    ESPETÁCULOS PRODUZIDOS

     

     

          1994

    § Ameríndio (solo);

    § Clamor Negro (solo);

    § Êxodos (solo);

    § Rebelião do Swing: A dança do corpo rebelde (Grupo Dance Rua);

          1997

    § Pátria Sertaneja (Cia Balé Baião);

          1999

    § Etnia: O Baião das três raças (Cia Balé Baião);

          2001

    § Carne Benta (Colégio de Dança do Ceará);

    § Rebento (Cia Balé Baião);

          2002

    § Vila do Livramento (Cia Arreios do Trairí);

    § Brasileirando (Cia Pátria Sertaneja de Uruburetama);

          2003

    § Carne Benta no Compasso do Divino – Profano (Cia Balé Baião);