Apresentação: A Técnica Alexander vem sendo usada por artistas
de todo o mundo há mais de cem anos, como uma ferramenta valiosa para o
desenvolvimento e refinamento da percepção, presença, conscientizacão e da
prevenção de dores e contusões. Seu pilar se baseia na idéia de que, ao longo
dos anos, vamos nos habituando a maneiras automáticas de mover e agir,
comprometendo a qualidade e eficiência do movimento, além de reduzir
consideravelmente nossa capacidade de escolha. Segundo a visão de Alexander,
quando movemos de forma habitual não estamos exercendo a plena capacidade de
escolha, limitando a liberdade e controle de nossas acões. Objetivo: O objetivo da Técnica Alexander não é criar um corpo ideal ou uma postura correta. Seu valor está em aprendermos a desfazer tudo aquilo que fazemos e que
não nos é útil ou benéfico, deixando o corpo livre de intereferências
desncessárias para movermos de forma mais clara, integrada, livre e autônoma. O
processo de aprendizado da técnica se dá através da compreenção da
indivisibilidade do corpo e da mente, ou seja, através da habilidade de acessar
o corpo e seus movimentos através da forma como pensamos. A oficina: Esta oficina pretende introduzir os princípios básicos
da Técnica Alexander para todos aqueles interessados no corpo e em suas
questões. Iniciaremos o trabalho a partir de
movimentos simples e cotidianos, partindo depois para os mais complexos e
elaborados. O curso consistirá em uma integração dinâmica entre teoria e
prática, oferecendo a fundamentação teórica dos princípios da técnica a serem
investigados na prática do dançar, assim como explorando principios anatômicos
relevantes a um entendimento mais preciso do corpo e do movimento. O papel de ministrante do curso será o de facilitadora de um processo de
investigação e autoconhecimento, visando que cada participante encontre o
suporte necessário para guiar suas próprias descobertas. A intenção do curso
será a de direcionar um processo onde cada descoberta seja complementar ao
entendimento de corpo e de dança que cada um já possui. O trabalho será desenvolvido em grupos, em pares e
individualmente, atendendo as questões particulares de cada bailarino.
A bailarina, professora e coreógrafa Raquel Pires nasceu em Belo Horizonte (MG). Desde 1995 divide seu tempo estudando e trabalhando em Nova York (EUA) e em Belo Horizonte (MG). Ao longo de sua carreira, Raquel dançou no Grupo Primeiro Ato (Belo Horizonte-MG) onde atuou por 8 anos se apresentado em tournés pelo Brasil e no exterior.
Em Nova York, Raquel estudou nas escolas Movement Research, Trisha Brown Studios, Laban Institute, entre outras. Como bailarina convidada, Raquel trabalhou com os coreógrafos Lance Gries, K.J. Holmes, Amy Cox, Clarinda MacLow e Patricia Hoffbauer. Raquel desenvolve solos há mais de 10 anos e desde 2005 trabalha com videodança. Seus trabalhos foram apresentados em eventos tais como FID (Fórum Internacional de Dança, BH/Brasil), Sala Aberta (Estúdio Dudude Herrmann, BH/Brasil), Mostra Internacional de Coreógrafos do Mediterrâneo (SP/Brasil), Itaú Cultural (Mostra Corpo, SP/Brasil), Ano do Brasil na França (Paris/França), Movement Resarch (NY/EUA), Dixon Place (NY/EUA), Improvisations on the Road (New York, San Francisco, New Mexico, Zion Park/USA) e FRAME (Festival de videodanca, Porto/Portugal).
Raquel é professora formada na Técnica Alexander pelo Institute of Research Development and Education in the Alexander Technique, em Nova York. Desde 1999, ministra cursos da Técnica Alexander, de improvisação, e dança contemporânea no Brasil e nos Estados Unidos.
Raquel é graduada em Artes Liberais pela Adelphi University e mestra em Dança Educação pela New York University. Sua tese de mestrado discute o impacto da Técnica Alexander no ensino da dança. Raquel vem discutindo sua pesquisa em inúmeros congressos no Brasil e EUA como por exemplo na Harvard School of Education, New York University, I e II Congresso de Dança e da Técnica Alexander, e em Outubro de 2011, se apresentará no XXI Congresso Internacional de Dança e Medicina que se dará em Washinghton, DC.