Oficina Cadastrada

Favor Preencer o cep

Favor inserir um e-mail válido
Favor inserir um e-mail válido
Favor inserir um site válido

A PESQUISA CÊNICA CORPORAL UMA (PREMIADA COM O PRÊMIO FUNARTE KLAUSS VIANNA DE DANÇA 2007) É A SÍNTESE DE PESQUISAS E EXPERIMENTAÇÕES REALIZADAS POR FRANCISCO RIDER, NOS DEZ ANOS EM QUE VIVEU E TRABALHOU COMO ARTISTA NA CIDADE DE NOVA YORK, NAS LINGUAGENS DA DANÇA, TEATRO FÍSICO, PERFORMANCE ART, IMPROVISAÇíO COMO ARTE PERFORMÁTICA E ABORDAGENS SOMÁTICAS/RELEASE TECHNIQUES.


A SÍNTESE É ESPECIALMENTE INFLUENCIADA PELA SUA RESIDÊNCIA DE 1996 A 1999 NA ESCOLA PÓS-MODERNA MOVEMENT RESEARCH-NYC (RESIDÊNCIA QUE O PROPONENTE FEZ COM UMA BOLSA DA FUNDAÇíO CAPES-MEC-BRASILIA); E PELAS AULAS E WORKSHOPS FREQUENTADOS POR NA TRISHA BROWN COMPANY.
 
PROPOSTA: INVESTIGAR A INTELIGÊNCIA CORPORALCOMO UMA TOTALIDADE, ONDE CORPO, MENTE E ESPÍRITO FORMAM UM SISTEMA ORGÂNICO, E O MOVIMENTO É ABORDADO A PARTIR DA ESTRUTURA ÓSSEA; RESULTANDO NUMA QUALIDADE CORPÓREA DE GRANDE FLUIDEZ E CONEXíO.

A ESTRUTURA DA OFICINA ABORDA TÓPICOS COMO SISTEMA ESQUELÉTICO, SOLTURA E LIBERDADE DE MOVIMENTO NAS ARTICULAÇÕES, ALINHAMENTO CORPORAL, PONTOS DE INICIAÇíO DO MOVIMENTO, PESO-LEVEZA, CONEXíO CORPORAL, RESPIRAÇíO E USO DE IMAGENS ANATÔMICAS E POÉTICAS.

 ESTRUTURA DO WORKSHOP:
-MANHí: DUAS HORAS DEDICADAS A TÉCNICA DE POSTMODERN DANCE, E INTERVALO DE UMA HORA E MEIA PARA ALMOÇO;
-TARDE: TRÊS HORAS DEDICADAS A IMPROVISAÇíO, PROCEDIMENTOS, ABORDAGENS E ESTRATÉGIAS DE CRIAÇíO COREOGRÁFICAS; E PEQUENA MOSTRA DE TRECHOS COREOGRÁFICOS DOS ARTISTAS TRISHA BROWN, MERCE CUNNINGHAM, SIMONE FORTI, ENTRE OUTROS.

CARGA HORÁRIA: VINTE E CINCO HORAS.
PÚBLICO ALVO:
MANHí: BAILARINOS COM NÍVEL INTERMEDIÁRIO E PROFISSIONAL (VAGAS: 30); MAIORES DE 16 ANOS.
TARDE: BAILARINOS COM FORMAÇíO DIVERSAS, ATORES, MÚSICOS E ARTISTAS VISUAIS (VAGAS: 30); MAIORES DE 16 ANOS.


ESPAÇO AMPLO, SILENCIOSO, BEM ILUMINADO E DE PREFERÊNCIA COM O CHíO DE MADEIRA E LISO.

PROJETOR, TELA DE PROJEÇíO E SISTEMA DE SOM PARA USO DE CDS.

BEBEDOURO PRÓXIMO AO ESPAÇO ONDE SERÁ REALIZADO O WORKSHOP.




FRANCISCO RIDER É UM ARTISTA INDEPENDENTE DE MANAUS, AMAZONAS. VIVEU ENTRE RIO DE JANEIOR, SíO PAULO E NOVA YORK POR MAIS DE VINTE ANOS, E ATUALMENTE RESIDE EM MANAUS.

FOI PREMIADO COM O PRÊMIO FUNARTE KLAUSS VIANNA DE DANÇA/MINC/PETROBRAS, EM: 2007 (PESQUISA CÊNICA CORPORAL UMA); 2008 (VERDE BANGUELO / ALTERAÇíO); E 2010 (FIGURAS TRANSITÓRIAS / FIGURAS CAMINHANTES);

SUA PESQUISA COREOGRÁFICA BLOCORPO FOI SUBSIDIADA PELO RUMOS DANÇA 2009/10 DO INSTITUTO CULTURAL ITAÚ DE SíO PAULO;

APRESENTOU SUAS OBRAS COREOGRÁFICAS NO FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇA DE LIMA-PERÚ; IMPROVISATION FESTIVAL NEW YORK CITY; A SUL FESTIVAL DE DANÇA CONTEMPORÂNEA (PORTUGAL); AMERICAN DANCE FESTIVAL E MOSTRA RUMOS DANÇA 2010.

MOSTROU SUAS OBRAS NA CIDADE DE NOVA YORK EM ESPAÇOS DEDICADOS À ARTE CONTEMPORÂNEA, COMO: THE KITCHEN, DASNPACE PROJECT/SAINT MARK`S CHURCH, JUDSON CHURCH, DIXON PLACE, PS122, ENTRE OUTROS.
 
A EXPERIÊNCIA DIDÁTICA DE FRANCISCO RIDER, SEMPRE FOI COMO ARTISTA INDEPENDENTE OU COMO MEMBRO DE COMPANHIAS DE DANÇA:

-MINISTROU AULAS DE CRIAÇíO COREOGRÁFICA NA I RESIDÊNCIA COREOGRÁFICA DO SESC AMAZONAS EM 2010.

-MINISTROU AULA DE CRIAÇíO NAS OFICINAS CULTURAIS DA SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA DE SíO PAULO (SP);

-MINISTROU AULA DE TÉCNICA DE DANÇA NO CENTRO DE ARTES CHAMINÉ DA SECRETARIA DE CULTURA DO AMAZONAS (AM);


-CONVIDADO PELO GRUPO TEATRO DE DANÇA DE SíO PAULO, DIRIGIDO PELA COREÓGRAFA CÉLIA GOUVÊA, PARA MINISTRAR AULA DE DANÇA (SP);


-CONVIDADO PELO FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇA DE LIMA-PERÚ PARA MINISTRAR AULA DE DANÇA;


-CONVIDADO PELO ESPAÇO DE DANÇA PATRICIA AWAPARA PARA MINISTRAR AULA DE DANÇA E CRIAÇíO (LIMA-PERÚ);


-CONVIDADO PELO TEATRO EXPERIMENTAL DO SESC-AM, DIRIGIDO PELO ESCRITOR  E DRAMATURGO MÁRCIO SOUZA, PARA MINISTRAR AULAS DE IMPROVISAÇíO E PREPARAÇíO CORPORAL (MANAUS-AM);


-CONVIDADO PELO ESPAÇO ALTERNATIVO POMBAL, PARA FAZER A PREPARAÇíO CORPORAL DO ESPETÁCULO “XUPA ESPACIAL” (PRÊMIO MIRIAM MUNIZ DE TEATRO-FUNARTE-MINC-06), DIRIGIDO PELO DRAMATURGO FRANCISCO CARLOS;


-CONVIDADO PELO FESTIVAL DE TEATRO DA AMAZÔNIA-06 PARA MINISTRAR A OFICINA “IMPROVISAÇíO COMO UMA ARTE DE PERFORMANCE”;


-COMO MEMBRO DA CIA MARY SEIDMAN AND DANCERS, MINISTROUAULAS DE TÉCNICA DE  DANÇA BASEADAS NA MERCE CUNNIGHAM TECHNIQUE (A MARY SEIDMAN CO. FOI AGRACIADA COM UM PRÊMIO DA FUNDAÇíO GUGGENHEIM POR SEUS SERVIÇOS EDUCACIONAIS EM DANÇA (EUA-NYC);


-COMO MEMBRO DO PROJETO EL PUENTE DE SONDRA LORING E VIVIAN CRUZ , MINISTROU AULAS DE IMPROVISAÇíO E DANÇA PARA JOVENS DE ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE NOVA YORK (PROJETO AGRACIADO COM UMA BOLSA DA ROCKFELLER FOUNDATION);

-FOI MEMBRO DA CIA SARA PEARSON/PATRIK WIDRIG. COMPANHIA QUE TEM COMO FILOSOFIA ENSINAR IMPROVISAÇíO, ABORDAGENS SOMÁTICAS E COMPOSIÇíO COREOGRÁFICA EM DIVERSAS COMUNIDADES E FESTIVAIS NOS EUA E FUROPA (EUA-NYC).