Body Weather é um treinamento cinestésico criado pelo dançarino e coreógrafo Min Tanaka e sua troupe Mai Juku e em seguida desenvolvido em várias partes do mundo: Canadá,Estados Unidos,Europa e América do Sul. Este treinamento oferece uma profunda investigação que convida a: desafiar os hábitos e limites do corpo em busca de novas possibilidades,a evocar a memória sensorial(a partir dos ossos,músculos e pele) e perceber o corpo como um dinâmico ambiente que se transforma numa profunda inter-relação com os fenômenos que vem ocorrendo na natureza através do Tempo-Espaco.
Se dirige a dançarinos,coreógrafos,pesquisadores do corpo, e ainda outros interessados. Duração proposta: uma semana,04 hs diárias,total de 20 hs.
Sobre os artistas/coordenadores:
SHERWOOD CHEN
Sherwood Chen trabalhou com o Coletivo Internacional Mai Juku dirigido pelo dançarino e coreógrafo Min Tanaka,criador do Body Weather Laboratory.Teve como colaboradores outros dançarinos pesquisadores do Body Weather como Oguri,Jamie Burris,Roxanne Steinberg.
Trabalhou com Annie Halmin,com os artistas multimídia Grisha Coleman e David Szlasa,com o compositor e dançarino Do Hee Lee e com os coreógrafos Sara Shelton,Ko Murobushi e Amara Tabor Smith.
È diretor associado da Aliança pelas Artes Tradicionais da Califórnia e membro da instituição Intersection for the Arts (San Francisco) e Ahmer Arts Academy (Long Beach).
Como criador em dança trabalhou em Okland,Los Angeles,São Francisco,Nova York,na República tcheca,Veneza,Paris(Centro Pompidou),Tailândia,Taiwan,etc.
Como educador do método Body Weather desde 1997 ministrou cursos e workshops nos seguintes locais: Universidade Berkeley em Nova York,na Universidade de San Diego,no Conservatório de Artes Dramáticas de Washington D.C,no Departamento de Artes e Culturas de Los Angeles;em Londres,Dublin,Tailândia,Okland,na UCLA em Los Angeles.
Participou dos seguintes Programas de Artes:Asia Society and New England,Global Dance Networks (Washington D.C),Grupos de Dança/Novas Estratégias para a dança,Projeto de Dança Nacional/residências em dança (Boston),Centro para Inovação Cultural(Los Angeles),Iniciativa do desenvolvimento da região de Bay Área (São Francisco),Museu Shing Ya dos Aborígenes de Formosa (Taiwan), Programa Cultural da Comissão das Artes de São Francisco nos anos de 2004,2006 e 2007.
De Dezembro de 2010 a março de 2011 desenvolve investigação na África do Sul. Atualmente apresenta um solo em Paris e Londres com os frutos de seu processo.
DENISE CURTOUKÉ
Dançarina,coreógrafa,educadora.
Como solista apresentou-se na Espanha,Alemanha,Inglaterra,Japão. Foi membro do Coletivo Internacional Mai Juku, dirigido pelo coreógrafo japonês Min Tanaka. Com o Coletivo Mai Juku atuou: na ópera Joana D’Arc no Festival Internacional de Matsumoto, ao lado do maestro Seiji Ozawa, do diretor George Wilson, do iluminador Jean Kallman (do espetáculo Mahabharata do diretor Peter Brook);para a NHK em Hamlet Machine e no Festival Hakushu-cho nos espetáculos Ancient Women e Ancient Greenland. Foi dirigida por Min Tanaka no solo Let Us break bread together apresentando-se no Plan B em Tóquio.Como educadora do método Estações do Corpo (Body Weather) atuou em diversas instituições no Brasil,entre elas:Fundação Japão,Sesc,Secretaria da Cultura do Estado,etc.Recentemente,foi contemplada pelo Prêmio Funarte Klauss Viana de Dança 2010 e pelo Proac Novas Produções em Dança 2010 pelo espetáculo Mabe Ma dirigido pelo coreógrafo Tadashi Endo.
A partir do encontro com o artista Alexandre Magno surge O Bando cujo objetivo é realizar ações de formação em dança através da descentralização da cultura da dança no Brasil.A partir de Julho de 2011 O Bando realiza uma série de workshops,performances e encontros teóricos inaugurando o projeto Manual para coisas desimportantes sobre a obra do poeta Manoel de Barros em colaboração com o dançarino Sherwood Chen.