Com a oficina Conexões Criativas pretendo compartilhar
e experimentar coletivamente as questões, os caminhos corporais e as “regras”
que resultaram no espetáculo DESLIMITES organizados resumidamente em questões
filosóficas, exercícios, discussões e desdobramentos criativos.
Clara
F. Trigo é dançarina, coreógrafa, gestora cultural, professora e pesquisadora
de movimento. Tem sua trajetória de movimento vinculada ao ambiente do
pilates desde 1995.
É
criadora do Flymoon® (2006), sistema de biofeedback que propicia
desafios de coordenação motora, favorece o equilíbrio, a força e a
ludicidade. E do equipamento Flymoon (2007) em parceria com a Physio
Pilates Equipamentos.
Vem
desenvolvendo o conceito de Instabilidade Poética em todas as suas atividades
técnico-criativas e tem no Sistema Flymoon uma síntese concreta deste
conceito.
Vem
apresentando seu trabalho em festivais, conferências, seminários, palestras,
workshops, e cursos de formação em todo o Brasil e também nos EUA, Europa
e América Latina.
É
professora substituta na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, onde
licenciou-se em Dança.
Prestou
serviços ao Museu de Arte Moderna da Bahia em produção cultural
e desenvolvimento de projetos.
Dirige
e produz anualmente o quadro SUA DANÇA, exibido no mês de abril, em parceria
com o Soterópolis, TVE-BA, IRDEB.
É
fundadora da Associação Conexões Criativas (2009), que articula projetos,
atividades artísticas, atividades de capacitação, comunicação e produção
cultural em âmbito nacional.
Trabalhou
com diversos coreógrafos (Portugal, Alemanha, Holanda, CaboVerde, Brasil) entre
1999 e 2002, quando inicia sua carreira como coreógrafa.
Foi
coordenadora do Núcleo de Pesquisa da Escola de Dança da Fundação Cultural do
Estado da Bahia (2007), quando integrou Bancas para seleção de professores
e comissões para seleção de editais públicos de dança.
Articulou
o evento Rumos Dança na Bahia (2007),
que trouxe espetáculos de dança, oficinas e debates para Salvador, através
das parcerias entre Estado da Bahia (Funceb), Instituto Itaú Cultural (SP)
e Dimenti Produções Culturais (BA).
Articulou
o 8º encontro da Rede Sulamericana de Dança, em Salvador (2009),
produzido em parceria com a Escola de Dança da UFBA e Dimenti Produções
Culturais.
Articulou,
captou e produziu a Plataforma Internacional de Dança, com apoio de
instituições públicas e privadas do Brasil e exterior (Sebrae, Funceb,
Secult, Funarte, festivais e ministérios de diversos países) e coordenou -
junto a Catarina Gramacho, Jaqueline Vasconcellos e Nirlyn Seijas - suas
ações em 2009 e 2010, as quais incluem: organização de dois seminários
sobre economia da dança; realização de um catálogo virtual de grupos e
artistas baianos de dança; mostra internacional; realização de jornadas de
reflexão sobre curadoria em dança; capacitações em ferramentas virtuais e manutenção
de um site informativo com entrevistas com profissionais da área.
Circulou
pelas 5 regiões do país, em 28 cidades, com dois de seus espetáculos, atuando
como diretora, dançarina e arte-educadora, através do projeto Palco
Giratório, do SESC Nacional.
Criou
um método artístico de registro e documentação de relatos autobiográficos
entitulado Vídeoconfissões (2006) e produziu três vídeos com
esse método, sendo eles: Deslimites - Conexões Criativas (exibido na exposição primeira
pessoa, do Instituto Itaú Cultural - 2006/2007); SUA CIA – Conexões Criativas (2008),
que trata de processos criativos dos artistas da SUA CIA e Estilhaços ao Léo,
que trata dos processos criativos do artista baiano Leonardo França.