Oficina Cadastrada

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Com a oficina Conexões Criativas pretendo compartilhar e experimentar coletivamente as questões, os caminhos corporais e as “regras” que resultaram no espetáculo DESLIMITES organizados resumidamente em questões filosóficas, exercícios, discussões e desdobramentos criativos.

Pretendo investigar, através da ação corporal, do diálogo e da observação, as conexões deste movimento - rasteiro, contínuo, lento e em constante deslocamento - com as tensões culturais que permeiam a pesquisa: identificações e des-identificações; espaço e tempo; mulher na dança; sobrevivência; reciclagem; poesia.

Serão necessários: caixa de som, cabo de som para conectar a caixa ao computador, TV com entrada VGA ou projetor, cabo VGA, papel, caneta e tesouras.

Clara F. Trigo é dançarina, coreógrafa, gestora cultural, professora e pesquisadora de movimento. Tem sua trajetória de movimento vinculada ao ambiente do pilates desde 1995. 

É criadora do Flymoon® (2006), sistema de biofeedback que propicia desafios de coordenação motora, favorece o equilíbrio, a força e a ludicidade. E do equipamento Flymoon (2007) em parceria com a Physio Pilates Equipamentos.

Vem desenvolvendo o conceito de Instabilidade Poética em todas as suas atividades técnico-criativas e tem no Sistema Flymoon uma síntese concreta deste conceito. 

Vem apresentando seu trabalho em festivais, conferências, seminários, palestras, workshops, e cursos de formação em todo o Brasil e também nos EUA, Europa e América Latina. 

É professora substituta na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, onde licenciou-se em Dança. 

Prestou serviços ao Museu de Arte Moderna da Bahia em produção cultural e desenvolvimento de projetos.

Dirige e produz anualmente o quadro SUA DANÇA, exibido no mês de abril, em parceria com o Soterópolis, TVE-BA, IRDEB. 

É fundadora da Associação Conexões Criativas (2009), que articula projetos, atividades artísticas, atividades de capacitação, comunicação e produção cultural em âmbito nacional. 

Trabalhou com diversos coreógrafos (Portugal, Alemanha, Holanda, CaboVerde, Brasil) entre 1999 e 2002, quando inicia sua carreira como coreógrafa.  

Foi coordenadora do Núcleo de Pesquisa da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (2007), quando integrou Bancas para seleção de professores e comissões para seleção de editais públicos de dança.  

Articulou o evento Rumos Dança na Bahia (2007), que trouxe espetáculos de dança, oficinas e debates para Salvador, através das parcerias entre Estado da Bahia (Funceb), Instituto Itaú Cultural (SP) e Dimenti Produções Culturais (BA). 

Articulou o 8º encontro da Rede Sulamericana de Dança, em Salvador (2009), produzido em parceria com a Escola de Dança da UFBA e Dimenti Produções Culturais. 

Articulou, captou e produziu a Plataforma Internacional de Dança, com apoio de instituições públicas e privadas do Brasil e exterior (Sebrae, Funceb, Secult, Funarte, festivais e ministérios de diversos países) e coordenou - junto a Catarina Gramacho, Jaqueline Vasconcellos e Nirlyn Seijas - suas ações em 2009 e 2010, as quais incluem: organização de dois seminários sobre economia da dança; realização de um catálogo virtual de grupos e artistas baianos de dança; mostra internacional; realização de jornadas de reflexão sobre curadoria em dança; capacitações em ferramentas virtuais e manutenção de um site informativo com entrevistas com profissionais da área. 

Circulou pelas 5 regiões do país, em 28 cidades, com dois de seus espetáculos, atuando como diretora, dançarina e arte-educadora, através do projeto Palco Giratório, do SESC Nacional. 

Criou um método artístico de registro e documentação de relatos autobiográficos entitulado Vídeoconfissões (2006) e produziu três vídeos com esse método, sendo eles: Deslimites - Conexões Criativas (exibido na exposição primeira pessoa, do Instituto Itaú Cultural - 2006/2007); SUA CIA – Conexões Criativas (2008), que trata de processos criativos dos artistas da SUA CIA e Estilhaços ao Léo, que trata dos processos criativos do artista baiano Leonardo França.

Participa do Fórum de Dança da Bahia e da Rede Sulamericana de Dança. A partir de dezembro de 2012, passa a integrar o Colegiado Estadual de Dança da Bahia e a suplência do Colegiado Nacional Setorial de Dança.