O
curso “Corpo Social: qualificação de professores para o uso do movimento” visa:
- Apresentar
e oferecer uma vivência em ferramentas teórico-práticas básicas para o desenvolvimento
de projetos de professores ou interessados com o uso do movimento
corporal.
- Oferecer
uma vivência para desenvolver e/ ou aprimorar a prática corporal ou
entendimento do corpo através do conhecimento de elementos básicos do
movimento do sistema desenvolvido pelo teórico alemão Rudolf Laban, de
técnicas básicas de composição e uma metodologia de organização de
trabalho de criação em dança ou com o uso do corpo e do movimento.
ESTRATÉGIAS
METODOLÓGICAS
Aulas
com duração de três horas, divididas em duas partes, uma parte expositiva e
outra prático-teórica. Discussão de textos. Apresentação de slides e vídeos em
data-show.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
Técnicas
e Prática de Composição e de elementos do movimento
- Elementos
do movimento – espaço, tempo, fluxo e peso;
- Motivo
na composição;
- Planos
(roda, porta e mesa) e níveis (alto, médio e baixo);
- Direções
espaciais (frente, trás, esquerda, direita, diagonal direita baixa, média
e alta, diagonal esquerda baixa, média e alta);
- Ações
ou esforços básicos (socar, espanar, tocar, retorcer, deslizar, empurrar,
flutuar, cortar);
- Técnicas
de composição (fragmentação, repetição, staging, abstração, inversão, reversão, combinação,
ornamentação, tempo, duração, tamanho, ritmo, background, adição, cânone);
- Metodologia
da Composição Coreográfica (estratégias);
- Documentação
do Processo Coreográfico;
- Prática
de Composição Coreográfica.
AVALIAÇíO
A
avaliação será um processo contínuo e diário, sendo levados em consideração a
freqüência e o interesse do participante.
Será realizado trabalho em grupo ou individuais de pesquisa, em formato de seminário de apresentação com exibição do trabalho prático-teórico, na culminância do curso para verificação de aprendizagem, com aplicação de conceitos (MB – muito bom; B – bom e R – regular).
PÚBLICO
ALVO
O
curso se destina a professores de Artes, Educação Física, Música, Teatro, Dança
ou áreas afins, assim como professores do Ensino Infantil e/ou Fundamental da Rede
Pública ou Privada de Ensino.
PRÉ-REQUISITOS
Os
participantes devem apresentar condições físicas saudáveis para participar das
atividades que serão propostas. Os
participantes devem vestir roupas confortáveis para o curso (como malhas,
camisetas), evitando roupas quentes e que impossibilitem ou dificultem
movimentos amplos, como calças jeans.
Os
participantes devem ter caderno e caneta para anotações pessoais e tarefas e
garrafa ou copo para água.
FREQUÊNCIA
Uma
aula por semana, com duração de três horas, cada.
DURAÇíO
O
curso terá a duração de cinco encontros.
Carga
horária total de 15 horas.
MATERIAL
NECESSÁRIO
- Sala
adequada para a prática de dança (chão liso), arejada, ampla e ventilada,
de preferência com linóleo e com, no mínimo, 2,50m de “pé direito”.
- Aparelho
de CD Player (micro-system);
- Caixa
amplificadora de som;
- Água
potável (para os participantes);
- 2
(duas) resmas de papel A4;
- 1000
(mil) fotocópias (xerox);
- 1
(uma) caixa de giz branco ou colorido;
- 2 (dois)
marcadores para quadro branco;
- 1
(um) apagador para quadro branco.
Sala
ou auditório equipado(a) com:
- Projetor
(com conexão ou entrada para PC);
- Quadro
branco ou quadro negro (lousa).
Local sugerido para a realização da Oficina: Estação Cabo Branco de Ciência Cultura e Artes, João Pessoa, PB.
Arthur Marques de Almeida Neto é bailarino,
pesquisador, professor de dança e coreógrafo, natural de João Pessoa (PB). Professor do Departamento de Artes Cênicas do
Centro de Comunicação Turismo e Artes da UFPB. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação
em Dança da UFBA obteve bolsa de pesquisador pela FAPESB (Fundo de Apoio à
Pesquisa do Estado da Bahia).
Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança pela UFBA - Universidade
Federal da Bahia e Licenciado em Dança pela Faculdade Angel Vianna (FAV - RJ).