Oficina Cadastrada

Favor Preencer o cep

Favor inserir um e-mail válido
Favor inserir um e-mail válido
Favor inserir um site válido

Objetivos do curso

O presente curso visa oferecer bases para a pesquisa e criação do movimento, a partir das teorias propostas por Rudolf Laban, focando nos estudos das Harmonias Espaciais e na Teoria do Esforço.

Programa

1.      Bases filosóficas das teorias de Rudolf Laban Estudo das bases filosóficas de Laban a partir de pensadores como Platão, Freud, Jung e Kandinsky. Bases estruturais da teoria labaniana e suas aplicações na Dança, no Teatro, na Psicologia, na Saúde, na Educação, na Música, nas Artes Plásticas e Visuais.

 2. Effort Theory ou Teoria do Esforço Estudo detalhado das qualidades      do movimento a partir dos Fatores de Movimento Tempo-Peso-Espaço e Fluxo e dos demais pilares desta teoria.

 3.      Space Harmony ou Harmonias Espaciais Estudo dos planos espaciais e dos Sólidos Geométricos como fundamento desta teoria.

4.      Teatro-Dança ocidental, oriental e a fusão das artes: Rudolf Laban/Pina Bausch . Rudolf Laban /Kazuo Ohno e a Dança Butoh. A questão da arte contemporânea, da contribuição do intérprete no processo de composição cênica e da criação em conexão com a identidade dos performers. Os processos criativos de Pina Bausch no Teatro-Dança ocidental. A composição coreográfica como um mosaico singular. Os processos criativos de Kazuo Ohno  e a dimensal universal do Teatro-Dança oriental pela Dança Butoh.A fusão das artes e a integração de linguagens: o cinema-dança, o vídeo-dança, a fotografia e a dinâmica da imagem, a pintura-música, instalações e as artes plásticas, a literatura e o imaginário do movimento, a dança pessoal.

 5.   Laban e seus estudos aplicados a Psiclogia, Arte-educação, Filosofia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Antropologia. Bases de  leitura corporal, observação e análise do movimento. Conexão com pesquisadores

 

 


SALA AMPLA
APARELHO DE SOM 

Especialista em Dança e Movimento pelo Laban Centre for Movement and Dance de Londres de 1994 a 1997 no programa Mphil/PhD Researcher, orientada pela Profa. Dra. Valerie Preston-Dunlop. Desenvolveu pesquisa de campo em Wuppertal - Alemanha, observando o trabalho de Pina Bausch. Participou do Festival de Teatro do Odin Theatre em 1993, dirigido por Eugênio Barba, em Holstebro - Dinamarca. Doutora em Psicologia (UFRJ); Mestre em Ciência da Arte (UFF); Bacharel em Artes Cênicas (UNIRIO, universidade em que leciona disciplinas de Expressão Corporal e Teatro-dança e coordena o Núcleo de Pesquisa do Laboratório Holo-arte.

Formou-se em Dança Contemporânea e Expressão Corporal pelo Centro de Estudos do Movimento  e Artes, atual Escola Angel Vianna. No Brasil estudou movimento com Angel, Reiner e Klaus Vianna, Regina Miranda, Denise Stoklos, Débora Colker, Débora Growald, Graziela Figueiroa, Grupo Coringa, entre outros. Membro do Conselho Consultor do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro. Por dois anos integrou a diretoria do Centro Laban Artes e Terapias do Movimento do RJ. Atualmente desenvolve diversos trabalhos como performer, pesquisadora, professora, coreógrafa, diretora teatral e cineasta.