Objetivos do curso
O presente curso visa oferecer bases para a pesquisa e criação do movimento, a partir das teorias propostas por Rudolf Laban, focando nos estudos das Harmonias Espaciais e na Teoria do Esforço.
Programa
1. Bases filosóficas das teorias de Rudolf Laban Estudo das bases filosóficas de Laban a partir de pensadores como Platão, Freud, Jung e Kandinsky. Bases estruturais da teoria labaniana e suas aplicações na Dança, no Teatro, na Psicologia, na Saúde, na Educação, na Música, nas Artes Plásticas e Visuais.
2. Effort Theory ou Teoria do Esforço Estudo detalhado das qualidades do movimento a partir dos Fatores de Movimento Tempo-Peso-Espaço e Fluxo e dos demais pilares desta teoria.
3. Space Harmony ou Harmonias Espaciais Estudo dos planos espaciais e dos Sólidos Geométricos como fundamento desta teoria.
4. Teatro-Dança ocidental, oriental e a fusão das artes: Rudolf Laban/Pina Bausch . Rudolf Laban /Kazuo Ohno e a Dança Butoh. A questão da arte contemporânea, da contribuição do intérprete no processo de composição cênica e da criação em conexão com a identidade dos performers. Os processos criativos de Pina Bausch no Teatro-Dança ocidental. A composição coreográfica como um mosaico singular. Os processos criativos de Kazuo Ohno e a dimensal universal do Teatro-Dança oriental pela Dança Butoh.A fusão das artes e a integração de linguagens: o cinema-dança, o vídeo-dança, a fotografia e a dinâmica da imagem, a pintura-música, instalações e as artes plásticas, a literatura e o imaginário do movimento, a dança pessoal.
5. Laban e seus estudos aplicados a Psiclogia, Arte-educação, Filosofia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Antropologia. Bases de leitura corporal, observação e análise do movimento. Conexão com pesquisadores
Especialista em Dança e
Movimento pelo Laban Centre for Movement and Dance de Londres de
Formou-se