Oficina Cadastrada

Favor Preencer o cep

Favor inserir um e-mail válido
Favor inserir um e-mail válido
Favor inserir um site válido

Este projeto, concebido e desenvolvido pelo artista e arte-educador Bernardo Stumpf, consiste de uma aproximação teórico-prática entre diferentes paradigmas, lógicas, metodologias, habilidades, procedimentos e modos de ensino-aprendizagem em/através da arte em academias, estúdios, escolas e demais espaços e contextos nos quais formas de arte e educação se atravessam.

O trabalho é direcionado a professores e demais interessados em processos de ensino-aprendizagem em arte, uma vez que atua diretamente na problemática da formação de agentes, ou seja, a partir da perspectiva do educador sobre sua relação com o aluno, o campo de formação e os conteúdos a serem ensinados/aprendidos.

Essa “aproximação teórico-prática” diz respeito à possibilidade de este projeto trazer para a discussão, reflexão e experimentação uma série de proposições e provocações que têm como principal meta desenvolver as diversas noções de ensino-aprendizagem, as relações entre educadores, educandos e assuntos, e as habilidades técnicas específicas que atuam neste campo.

Ao passo que no contexto do ensino livre de artes, a formação de agentes muitas vezes se dá a partir da reprodução e repetição (ao longo das gerações de educadores) das mesmas lógicas fixadoras de ensino-aprendizagem, esse projeto vem para proporcionar tensões nos modos como os professores observam, desenvolvem , sistematizam e avaliam seus trabalhos como formadores.

Espaço para realização de encontros presenciais.



Bernardo Stumpf (1983): artista e arte-educador petropolitano, atualmente residente no eixo Rio de Janeiro/Curitiba - por onde desenvolve projetos artísticos colaborativos multidisciplinares. Graduado no curso de Licenciatura em Dança da UniverCidade (Universidade Gama Filho) – RJ (2008-2011). Interessa-se principalmente pela investigação de formas e condições de construção de matéria sensível, conectadas a diferentes técnicas, tecnologias e modos de comunicação, e trabalha constantemente com a ideia de transfiguração. Atua, desde 2011, como parecerista do Fundo Municipal de Cultura de Petrópolis, nas áreas de Artes Cênicas, Cultura e Cidade/Educação/Gênero, Transversalidades da Cultura, Humanidades e Eventos de Reflexão/Crítica/Pensamento Cultural. Em 2012, foi um dos 30 artistas fluminenses convidados para o Rio Occupation London. Atualmente desenvolve o projeto “Processos de ensino-aprendizagem”, uma oficina direcionada para professores e demais interessados em atividades formativas, para discussão, reflexão e experimentação de diferentes conceitos, lógicas, metodologias e ferramentas de ensino-aprendizagem. Seus trabalhos mais recentes estabelecem relações estreitas com a performance e as artes visuais e digitais.

Principais trabalhos realizados:
• 2005: H2-2005 (Bruno Beltrão) - Intérprete-criador: - Springdance Festival – Holanda; - Kunsten Festival des Arts – Bélgica; - Wiener Festwochen – Áustria; - Tanzhaus / Hebbel Theatre – Alemanha; - Seoul Performing Arts Festival – Coréia do Sul; - Festival Panorama de Dança 2005 / Dança e Filosofia SESC – RJ; - Theatre de Nimes / La Ferme du Buisson / Festival d’Automne / Opera de Lille – França.

• 2009/2010: Dinâmicas do Corpo Urbano - Concepção, performance e oficina: - Prisma Fórum México 2009 – México; - Festival Panorama de Dança 2009 – RJ. [Projeto subsidiado pelo Programa Rumos Itaú Cultural Dança 2009/2010 e contemplado no Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural (MinC)].

• 2010/2012: Jimmy, The Jungle Beast - Concepção e performance: - Mostra de Processos Rumos Dança 2010 – SP; - Projeto Primeiro Passo: SESC Pompéia – SP; - VERBO 6ª edição: Galeria Vermelho – SP; - Programa de Residências Artísticas e Temporadas do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro (2010); - Dançar por Dançar 2010 – RJ; - TRAMPOLIM_ Plataforma de Encontro com a Performance – ES; - Couve-Flor convida: Teatro Cleon Jacques – PR; - Residência Cafofo Couve-Flor 2011 – PR; - Bienal SESC de Dança 2011 – SP; - Convite à Dança Maringá – PR; - Rio Occupation London: Calling Card Festival - Battersea Arts Centre / East River Occupation – RichMix (UK). [obra resultante da pesquisa Rumos Dança 2009/10].

• 2012/2013: Escavações: - Interações Ambientais | Residências Artísticas (Itacaré/BA); - AULA residência e oficina Capacete (Rio de Janeiro/RJ); - Rio Occupation London (Londres/UK); Interações Ambientais: A exposição - Plataforma P+ FIAC - Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (Salvador/BA); Interacciones Urbano_Rural (Achupallas/ARG); Festival CAUSA Ações Artísticas (Juiz de Fora/MG).

• 2012: Desastro (Neto Machado) – Criação e performance: - Espaço Cênico (Curitiba/PR) [Peça parte do projeto Stop&Motion, contemplado com o Prêmio Pró-cultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro 2010].

Principais experiências como formador:

• 2001/2004 - professor da Academia Movimento Art & Cia. (Petrópolis/RJ): formação de uma série de bailarinos e instrutores que atualmente destacam-se nos cenários nacional e internacional de dança;

• 2005 - artista integrante do Grupo de Rua (Bruno Beltrão): professor de uma série de oficinas desenvolvidas durante a turnê mundial do grupo por países da Europa e Ásia;

• 2006/2007 – criador do Projeto Experimental (Petrópolis/RJ): programa de investigação e experimentação de processos criativos para bailarinos e coreógrafos;

• 2006/2007 – professor convidado do Festival de Dança de Joinville (Joinville/SC): oficinas para bailarinos, coreógrafos e professores sobre processos formativos, criativos e performativos;

• 2008/2009 - professor do Centro de Movimento Deborah Colker (Rio de Janeiro/RJ): formação de turmas infantil/juvenil; 

• 2009 – oficineiro no Prima-Forum México 2009 (Cidade do México/MEX): performer e instrutor selecionado para o fórum de artes que reuniu artistas, formadores, críticos e pensadores de todo o mundo;

• 2010/2011 – arte-educador no Programa de Criança Petrobras (Rio de Janeiro/RJ): programa realizado pela REDES – Redes de Desenvolvimento da Maré, que atua na articulação de valores sociais, culturais, políticos e estéticos na comunidade da Maré e no Rio de Janeiro.

• 2012/2013 – oficina “Construção ritual: máscaras, bestas e coisas”, realizada no Rio Occupation London (UK) e no Festival CAUSA – Ações Artísticas (BRA – MG).