Oficina Cadastrada

Favor Preencer o cep

Favor inserir um e-mail válido
Favor inserir um e-mail válido
Favor inserir um site válido


Objetivo: Conhecer metodologias para aplicar abordagens da Educação Somática e entender propriedades e princípios do sistema dos ossos, das Glândulas endócrinas e dos órgãos com vistas a planejar uma aula de dança e (ou) criar dança.

O sistema esquelético é trabalhado tanto isoladamente quanto integrado a aspectos do sistema dos músculos e também dos órgãos. Quando trabalhado isoladamente, algumas propriedades são exploradas como a clareza espacial, a arquitetura/estrutura do corpo e/ou de partes do corpo, a estrutura óssea como suporte para ações como ceder, empurrar, alcançar e puxar. Ações que são também relacionadas a ação dos músculos.
 
            É um sistema que possibilita trazer à luz a percepção da amplitude, peso, dimensões das partes do corpo e do corpo todo (mãos, pés, antebraços, pernas - tíbia e fíbula, por exemplo) e integrar conexões ósseas e mesmo cadeias musculares, conforme for relacionado e utilizado. Exemplo de conexões ósseas: ísquio-calcanhar; cabeça-cóccix; cabeça-pés; mão-omoplatas entre outras.
 
       A ativação do sistema Glandular facilita o alinhamento do corpo na vertical expandindo campos de energia ao longo da coluna vertebral e promovendo a sustentação do tronco de modo mais potente e ao mesmo tempo sutil. Ativando o sistema dos órgãos é possível relacioná-los ao sistema ósseo - container dos órgãos-, que os recobrem e protegem (coração, pulmão) por meio das caixas torácica, pélvica e craniana. Sintonizar estas relações promove uma tonificação dos órgãos ao mesmo tempo em que permite uma distribuição do peso equalizada entre as caixas ósseas e uma percepção de vitalidade no corpo

sala de aula apropriada para a prática de Dança, de somatização; aparelho de som; projetor (se houver)

Marila Velloso é artista da dança e professora Adjunta no Curso de Dança do Campus II/ UNESPAR, em Curitiba onde desenvolve pesquisa sobre processos de formação para criadores em dança e onde atua, desde 1991. Dançarina e coreógrafa, estreiou em junho de 2014 a coreografia “so you really think you can dance”, no Teatro Cleon Jacques, em Curitiba (seu mais recente trabalho de criação). Formada pela School for Body-Mind Centering®/BMC (EUA e Alemanha) é professora convidada do Programa Sul Americano de BMC, em São Paulo e do Workshop/Retiro de Dia de Mortos, coordenado pelo Dr. Sven Doehner, em Oaxaca, Mexico em colaboração com Martin Peake/Phoenix Institute, de Melbourne. Ministra cursos de BMC desde 2003 (Porto Alegre, Montenegro, Salvador, Curitiba, Ilha do Mel, Campinas, Manaus, Belém, Uberlândia, Oaxaca-Mexico, São Paulo, entre outros espaços e locais.