Esther Weitzman
Diretora/ Coreógrafa/ Professora/Bailarina/
Preparadora Corporal
Criações
Coreográficas
2019 As Histórias
que Inventamos Sobre Nós ( Crowfunding)
2016 Dançar(não)é preciso|Prêmio
Funarte de Dança Klauss Vianna
2013 Jogo de Damas| Prêmio Funarte
de Dança Klauss Vianna
2012 O Tempo do Meio | Realização Sesc
2009 Presenças no tempo | Apoio Secretaria Estadual da Cultura do Rio de
janeiro
2009 O que imagino sobre a morte |
Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna
2006 Territórios | Prêmio Funarte Petrobras de Fomento à Dança
2005 Por minha parte | Realização SESC
2004 Que bicho é o homem?
2002 Sonoridades | Realização Festival Dança Brasil CCBB
2001 Jamais fomos modernas |Festival PanoramaRioArte
2000 Terras | Festival PanoramaRioArte
Distinção entre os melhores espetáculos de dança da
Cidade do Rio de
Janeiro pelo jornal O Globo
A Companhia recebeu a distinção para os espetáculos:
2000 para Terras e Presenças no Tempo
2002 para Sonoridades
2006 para Territórios
2013 para Jogo de Damas
2014 para Solos dos ex-alunos da
escola Angel Vianna
Prêmios Recebidos | Bolsas para Criação
2019 IndicaÇão na categoria especial 20 anos da
Esther Weitzman Companhia de Dança-Segundo prêmio Cesgranrio.
2016 Programa de
Fomento À Cultura Carioca(SMC –RJ)
2015 Prêmio Funarte Petrobrás de Dança
Klauss Vianna – Montagem
2015 Programa
de Fomento À Cultura Carioca(SMC –RJ)
2013 Prêmio Programa de Fomento À Cultura
Carioca(SMC –RJ)
2012 Prêmio Funarte Petrobrás de Dança Klauss Vianna – Montagem e
Manutenção
2010 Prêmio Funarte Petrobrás de Dança Klauss Vianna – Circulação – Dança
adentro – do norte ao nordeste brasileiro do país
2009 Prêmio Funarte Ocupação do Teatro Cacilda Becker
2008 Prêmio Funarte Petrobrás de Dança Klauss Vianna – Montagem
2008 Editais de Cultura 2008 /edital de Artes Cênicas – dança - Secretaria
de Estado de Cultura do Rio de Janeiro
2006 Prêmio Funarte Petrobrás de Dança Klauss Vianna - Multiplicação
Cultural na Dança
2005 Prêmio Funarte Petrobrás - Fomento à Dança – Territórios
De 2003 a maio de 2005 a Esther
Weitzman Companhia de Dança foi subvencionada pela Prefeitura da Cidade do Rio
de Janeiro como uma das treze companhias cariocas apoiadas.5
2002 Esther Weitzman foi convidada a participar, como visitante brasileira, do
The Suzanne Dellal Centre for Dance and Theatre - International
Exposure Neve - Tzedek, em Tel-Aviv, Israel.
2001 Prêmio Encena-Brasil - Funarte -Terras
e Presenças no Tempo
2001 Esther foi escolhida, junto a outros coreógrafos de todo o país, para
participar da primeira edição do projeto Rumos Dança do Instituto
Itaú Cultural, São Paulo.
2001 A Esther Weitzman Companhia de Dança foi contemplada pelo
VI Programa de Bolsas RioArte da Prefeitura do Rio de Janeiro para a
realização da pesquisa História da
Sonoridade dos Corpos – Uma tentativa de Dançar Clarice
Trabalhos como Coreógrafa e Orientadora convidada
2011 Orientadora projeto coreográfico – Senha
de acesso / Artista André
Bern - Bolsa da secretaria de Cultura do estado do RJ
2007 Supervisão e orientação coreográfica O solo do Outro, PE | Recife
2005 Solos SESC de Dança A vida fora da bibliografia
2004 Espetáculo de Formatura Ateliê Coreográfico
- CCRJ Quem é o rei?
2003 Solos SESC de Dança Alguma coisa de novo
1995 Formatura do curso técnico Angel Vianna,
Espaço dos Correios Trabalho
Trabalhos para o teatro
2016- Coreografia para o espetáculo solo da atriz Marcia do Valle- 1
Ato!
2011 Direção de movimento para a peça infanto juvenil João por um fio-com direção de Ricardo Shoopke
2010 Coreógrafa da ópera O Trovador
(Theatro Municipal do RJ), com direção de Bia Lessa
2010 Direção de movimento da peça A
carpa, com direção de Ary Coslov
2008 Coreógrafa da ópera Fidélio
(Theatro Municipal do RJ), com direção de Alberto Renault6
1996 Direção de movimento e coreógrafa da peça Dois idiotas sentados no barril, com direção de André Mattos
1995 Direção e preparação corporal da peça No Natal a gente vem te buscar, com direção de Abílio Ramos
Trabalhos
como coreógrafa convidada
2007 Supervisão e orientação
coreográfica O solo do Outro, PE |
Recife
2005 Solos SESC de Dança A
vida fora da bibliografia
2004 Espetáculo de Formatura Ateliê Coreográfico – CCRJ Quem é o rei?
2003 Solos SESC de Dança Alguma
coisa de novo
1995 Formatura do curso técnico Angel Vianna Trabalho, Espaço dos Correios.
Trabalhos
como preparadora Corporal para Cinema
Filme: Pixinguinha-direção: Denise saraceni- 2015
Filme:Angel Vianna-direção: Cristina Leal- 2017
Formação Profissional
2006 Pós-graduada em Arte e Filosofia/Lato Sensu pela Pontifícia Universidade
Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
1990-2000 Lecionou por dez anos(10) anos como professora de Expressão Corporal, Dança
Contemporânea e Composição Coreográfica na Escola Angel Vianna, onde por um
período de um ano exerceu a função de coordenadora do curso técnico
1994 a 1996 Esther Weitzman aprofundou seus estudos com
Ivaldo Bertazzo na Escola de Reeducação do Movimento, em São Paulo
1987 Formada em Dança pelo curso técnico da Escola Angel Vianna
1985 Formada em Educação Física pela Universidade Gama Filho
Atividades
Profissionais
Desde 2014- Integra o corpo docente do curso de
licenciatura de dança na (Universidade Cândido Mendes)
Desde 2015- Integra o corpo docente do Curso de
licenciatura de Dança e Bacharelado em Dança na Faculdade Angel Vianna
2014/2017 - Integrou o corpo docente do Curso de
licenciatura e Bacharelado em Teatro da Ucam (Universidade Cândido Mendes)
2013/2006 – Integrou o corpo docente do
Curso de Teatro da UniverCidade (Rio de Janeiro)
2013/2000 – Integrou o corpo docente do
Curso de Licenciatura em Dança da UniverCidade (Rio de Janeiro)
2004 - Coordenadora Adjunta do Curso de Dança da UniverCidade (Rio de Janeiro)
Desde 1999 Diretora,
coreógrafa, bailarina e professora da Esther Weitzman Companhia de Dança
Desde 1998 Professora
de Dança Contemporânea na PUC-Rio em cadeira eletiva
Desde 1992 - Fundação do Studio Casa de Pedra - Centro de Educação e Arte do
Movimento
Aliar à criação artística a
atividade didática tem sido a chave da carreira de Esther Weitzman.
Um caminho que vem sendo construído por meio de uma intensa e profícua
dedicação à pesquisa do movimento do corpo humano. Conseqüentemente, seu
trabalho como criadora está intimamente ligado a esta pesquisa, imprimindo em
suas obras uma qualidade dramatúrgica em que o vigor do movimento, sua força e
inscrição no espaço dialogam com o silêncio, com a pausa, criando uma linguagem
em que o peso do corpo estabelece sua própria partitura. O ofício de
coreografar, para Esther, é resultado, portanto, de um processo que busca no
corpo suas diferentes dinâmicas, tendo no vigor físico um de seus principais
aspectos.
Ao fundar, em 1999, a Esther
Weitzman Companhia de Dança, firmou-se como coreógrafa no cenário da dança,
criando uma companhia cuja identidade vem se consolidando ao longo desses
quinze anos, estabelecendo, ao mesmo tempo, um padrão de excelência
reconhecível em todos os seus trabalhos.
Esther Weitzman é
especialista em Arte e Filosofia (PUC-RJ / 2006). Formada em Dança pela Escola
Angel Vianna e também em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1987).
Esther Weitzman aprofundou seus estudos com Ivaldo Bertazzo na Escola de
Reeducação do Movimento em São Paulo no ano de 1995.
Lecionou por 10 anos como
professora na Escola Angel Vianna, onde por um período também exerceu a função
de coordenadora. Atualmente, integra o corpo docente do Curso de Licenciatura
em Dança e do Curso de Teatro da UCAM (Universidade Cândido Mendes) e é
professora de Dança Contemporânea na PUC-RJ em cadeira eletiva. Sua trajetória
como educadora atesta sua preocupação com a qualidade do ensino da dança.
Tanto sua necessidade
criativa quanto seu empenho didático e formador fizeram com que ela fundasse,
em 1992, o Studio Casa de Pedra – Centro de Educação e Arte do
Movimento, que hoje figura como um dos lugares de excelência do ensino da
dança e divulgação de novas linguagens de movimento no Rio de Janeiro.
Nos últimos dez anos Esther
Weitzman tem sido convidada para ministrar oficinas práticas e teóricas de
dança contemporânea e composição coreográfica nas diversas cidades e capitais
brasileiras, como Aracajú, Belém, Belo Horizonte, Vitória, Recife, Joinville
(Santa Catarina), Londrina (Paraná), São Paulo, Porto Alegre, João Pessoa,
Caxias do sul, Montes Claros (Minas Gerais), Juazeiro do Norte (Ceará), Campo
Grande (Mato Grosso do Sul), Natal, Mossoró e Rio de Janeiro.
Criar. Dançar. Formar.
Não necessariamente nessa
ordem, estes são os motores da trajetória de Esther Weitzman. Um
caminho que vem sendo traçado a partir de uma intensa e produtiva curiosidade
sobre o corpo e seu movimento.