Oficina Cadastrada

Favor Preencer o cep

Favor inserir um e-mail válido
Favor inserir um e-mail válido
Favor inserir um site válido

Como dialogar com meu corpo

Com o objetivo proporcionar aos participantes um espaço para explorar o autoconhecimento do corpo, desenvolver e estimular a consciência corporal e investigar seu potencial corporal na dança, essa oficina tem como base estudos de técnicas somáticas voltada para a dança.

quem pode participar?
iniciantes na dança, dançarinos e atores em geral, pesquisadores do corpo, estudantes das artes do palco e interessados em dança  e desenvolvimento pessoal.

O total de horas da oficina está dividido no seguinte formato:

Tema 1 - Explorando a consciência corporal

Tema 2 - Investigação corporal e dança

Tema 3 - Os diálogos do corpo

Cada tema está subdivido em aulas, que serão conduzidas pela professora, com espaços para que os participantes possam desenvolver sua dança pessoal e estimular sua consciência corporal. O último tema tem um espaço para criação coletiva ou individual dos participantes, finalizando assim esse processo.


Sala de aula para dança, com piso em madeira ou linóleo. 
Equipamento para som, tomadas, ventiladores (quando necessário).
Espaço de convivência para café e pausas.

Letícia Navarro
Professora e pesquisadora de dança – DRT 50408 SP

E-mail: navarro.leti@hotmail.com
Celular: 98500-1006
Endereço: Rua Bernardino Estazione, 296.

Atuação

2020 - Novare Dance – Professora em aulas regulares de Danças Brasileiras, e turma específica para mulheres;

2016/2019 - Escola de Dança Cia La Luna – Professora em aulas de danças à dois em turmas regulares e específicas, professora em aulas específicas para mulheres, integrante da companhia de dança e montagem de coreografias dos alunos.

2018 - Núcleo de Dança Stella Aguiar - Professora em aulas regulares em turmas de danças à dois;

2018 - ShivaNataraj – Espaço de danças e práticas corporais – Professora em aulas particulares para casais e turmas regulares de danças à dois;

2017 - Bàllo Centro de Dança – Professora em aulas regulares em turma de danças à dois;

2016/2017 - Escola de Dança Andrei Udillof – Assistente do professore Ivan Ribeiro em aulas de Forró;

2012/2017 - Escola de dança Dançare – Professora em aulas regulares em turmas de danças à dois; Montagem de coreografias dos alunos.


Formação

Pós Graduação em Dança e Consciência Corporal 2018 – dias atuais
Cursando no Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU, a pós graduação em Dança e Consciência Corporal, para aprimoramento dos estudos em danças e potencializar meus métodos de ensino. Conclusão em maio de 2020.

Curso Técnico em Dança Escola Shivanataraj 2016/2017
Conclusão em dezembro de 2017. Estudos em princípios de anatomia, introdução à nutrição, noções musicais, cinesiologia, danças circulares, história da dança, noções teóricas de ballet, produção de espetáculo, preparação física para professores de dança,didática, psicologia aplicada à dança, administração de escolas, entre outras disciplinas que completam meu currículo e formação como professora.

Capacitação Profissional de Forró – Módulo 1 2016/ Módulo II 2017
Orientação Ivan Ribeiro – curso para aperfeiçoamento do profissional em dança de salão no gênero de Forró. Estudos em técnicas de aula, montagem de cronograma, estudos específicos de ritmo, musicalidade, contagem de tempo musical, história do forró entre outros. Complementação com prática em aulas de dança.

Escola de Dança Dançare - dança de salão 2012/ 2017
Orientação Luis Domingues
Formação como professora de dança de salão. Aprendi os principais passos e bases, papel da dama e o papel do cavalheiro, nos gêneros de bolero, samba de gafieira, forró, soltinho, zouk e samba rock. Montagem das coreografias para grupos de alunos, diversos ritmos, para apresentações ao final do ano. Lecionei em turmas regulares de dança de salão, gêneros como forró, bolero, soltinho e samba de gafieira, zouk, salsa, bachata e sambarock.

Curso de Aperfeiçoamento e Reciclagem para Professores de Dança de Salão – CARDAS 2015
Coordenadores – Marcelo Granjeiro e Raquel Mesquita
Com duração de 6 meses, o curso proporcionou conhecimentos em Metodologia e Didática Aplicadas à dança de salão; Aspectos fisiológicos; Aspectos Históricos da Dança de Salão; Ensino e aplicação dos fundamentos das danças de salão em espaços diversificados, andragogia aplicada ao ensino/aprendizagem da dança de salão em espaços diversificados e metodologia da pesquisa. Ao final conclui-se com a escrita de um artigo sobre um dos temas abordados nas
aulas.

Oficina Meta Cultural – Curso de Artes do Corpo - 2014
Orientação Rodrigo Eloi Leão
Estudos sobre performance e boby art abrem a participação nesse curso. Além disso, estudamos presença de palco, movimentações de dança, preparação corporal com métodos de Yoga, Do-ho, Pilates, condicionamento físico, preparação psico-físco, estudos sobre o corpo por meio de consciência corporal, o uso do corpo como linguagem. Fizemos intervenções em público, instalação e apresentação de body art.
O curso finalizou com apresentação de uma peça, ‘O cheiro do Tempo’ escrita pela atriz e diretora Thais Aguiar, que une as outras turmas da Oficina, são elas: teatro, canto, cenografia,
figurino e sonoplastia.

Projeto Dança para Todos – 2013
Professoras: Alessandra Farah e Diana Gomes
O curso de Introdução à dança contemporânea, com base no método Klauss Viana e técnicas de educação somática, aconteceu durante o ano de 2013, trouxe autoconhecimento do corpo e consciência corporal, estado de presença, estado do corpo presente, estudo de movimentação
orgânica. Os dois módulos foram finalizados com a montagem de uma pequena coreografia somando os movimentos selecionados dos exercícios das aulas.

Aulas de Acrobacias de Solo – arte circense – 2013
Orientação Glauber Pereira
Curso voltado para artes circense de acrobacias de solo. Durante o desenvolvimento do curso pratiquei preparação física corporal, técnicas de pirâmide humana, segunda altura, cambalhotas, exercícios para maior agilidade e flexibilidade corporal. Ao final do ano, montamos uma
pequena coreografia com as movimentações das aulas.

Projeto Calo na Mão - curso de introdução ao Maracatú – 2013
Coordenação Márcio Lozano
O curso teve uma duração de 8 aulas intensas, entre aulas práticas e teóricas estudei a história do maracatu e suas características, um pouco de construção dos instrumentos, a história de cada instrumento (agbês, gongês, alfaia, mineiro, caixa), musicalidade, os baques (estrela brilhante, leão coroado, baque virado). Participação em apresentações na rua e em eventos. Durante o curso, aprendi a tocar Alfaia, que corresponde a percussão de um grupo de maracatu. Após a
formação do curso, participei durante 1 ano do grupo oficial Bloco de Pedra.

Projeto Vocacional Teatro – 2005/2007
Orientadora – Carmem Soares
Curso de Teatro do projeto Vocacional da Prefeitura do Estado de São Paulo. Durante o curso, foram desenvolvidas técnicas de interpretação e atuação com base em texto de escritores da literatura brasileira e portuguesa, exercícios de leitura e projeção da voz, preparação do copo
para cena, estudos de como escolher e fazer a montagem de cenários, entendimento sobre as escolhas para figurino, além da possibilidade de conhecer trabalhos de outros artistas e atores, presenciando várias peças de grupos independentes do teatro em São Paulo. O último ano que o grupo trabalhou junto foi em 2007, quando participamos do Projeto Conexões, um projeto que incentiva o teatro criado por jovens e que utilizam o teatro para formação humana. O grupo qual fazia parte, Cia Papelão Provisório, recebeu o texto escrito por Marcelo Rubens Paiva, de título Meio Fio, foi nosso último trabalho juntos, com duração de um ano inteiro, e finalização com apresentação da peça em dois dias de temporada do projeto. (edição de 2007: http://www.conexoes.org.br/pecas)

Formação extracurricular

➢ Cia de Dança La Luna – atuação como dançarina nos laboratório e montagem de coreografias de dança de salão, participação das apresentações dos espetáculos montados pela companhia.
➢ Curso de formação de Professores de Dança de Salão – Módulo 1 – Aplicação de linguagem PNL (Programação Neurolinguística) na didática da dança de salão – Professora Stella Aguiar, 2015;
➢ Escola São Paulo – Economia Criativa – Curso Gestão de Empreendimentos Culturais: Criação e Inovação, 2013.
➢ Conversação em inglês; Espanhol Básico.