Oficina Cadastrada

Favor Preencer o cep

Favor inserir um e-mail válido
Favor inserir um e-mail válido
Favor inserir um site válido


 

O projeto de oficina Embolação é a organização de vivências corporais, pautadas em processos de criação coletiva, aspectos afetivos, cognitivos e no desenvolvimento psicomotor da criança. É uma proposta para educadores, professores e público geral.O trabalho segue a busca pela corporalidade das brincadeiras, proporcionando o contato com elementos do imaginário infantil, presente não só na criança, mas também no adulto. Trata-se de uma proposta pedagógico-artística que provoca o corpo a abandonar a passividade  para tornar-se co-criador em tempo real.

É uma vivência teórico-prática, lúdica e cativante, embolando idéias, pensamentos e experiências motoras contidas nas brincadeiras, despertando sensações e o desejo de ação e articulação com o mundo.



- Tv e dvd
- Projetor
- Espaço amplo para vivências práticas
- Som com CD
- 1 Rolo de Papel Kraft (ou pardo)


 


Em 2000 participou do Curso de Improvisação com Suzanne Ohmann (Alemanha).


É premiado com a Quadra Pessoas e Idéias no Festival Nacional Curta-Dança de Sorocaba, com dois espetáculos, “H.Temmink – Beijador “ e “Disritmia” , e no Mapa Cultural Paulista com “Disritmia”.


Convidado a participar de espetáculo “12 Poemas para Dançarmos”, de Gisela Moreau, juntamente com Lara Pinheiro (Puc-SP), no Projeto Balaio Brasil do Sesc-SP, onde trabalhou com grandes nomes da Poesia Concreta como Décio Pignatari, Arnaldo Antunes, José Miguel Wisnik, entre outros.


É contemplado com Marcelo Proença com a Bolsa de Pesquisa da “Rede Estagium”, participando do processo de pesquisa de Dança contemporânea e Dança Teatro e freqüentes debates com Sílvia Geraldi, Cássia Navas e Key Sawao.





Em 2001 participou do Processo de Criação do Projeto “Núcleo de Dança de Votorantim” com a Quadra Pessoas e Idéias, com parceria da Secretaria Municipal de Cultura de Votorantim sob a Coordenação de Glauber Piva, onde desenvolve pesquisas do movimento e gestual da cena, associada à palavra, com inúmeros projetos interligados para a descentralização de ações culturais, permanecendo no mesmo até 2004.


É premiado no Festival Nacional Curta-Dança de Sorocaba, e Mapa Cultural Paulista, onde recebe menção honrosa “Melhor Coreógrafo do Estado de São Paulo” com o trabalho intitulado “A Sopa”, pesquisa desenvolvida com alunos do projeto Núcleo de Dança de Votorantim.


Participou de Workshop de Dança Contemporânea com Lara Pinheiro.


Participou de Workshop com Denise Namura (Brasil-França).





Em 2002 participa da Feira Internacional de Artes “Assuncion Habita” em Assunção no Paraguai (Encontro de Artístas da Dança, Artes Plásticas, Cinema e Teatro).





Em 2003 ainda participando da Quadra Pessoas e Idéias, criam o Fórum “Pública Dança - Cultura e Desenvolvimento Humano”, em parceria da Secretaria Municipal de Cultura de Votorantim, sob a Coordenação de Glauber Piva.





Em 2004 Coordenou o Projeto “Escolha o Circo”, Escola de Circo da Secretaria Municipal de Cultura de Votorantim.





Em 2005 assume o Cargo de Coordenador de Dança da Secretaria Municipal de Cultura de Votorantim, desenvolvendo políticas e projetos de características públicas adequadas à dança do município.


Cria a Diversa – Criação Coletiva, grupo dinâmico de trabalhos, onde inúmeros artístas circulam trazendo suas contribuições, focando a pesquisa, criação e produções artísticas.


Cria juntamente com Glauber Piva a associação Casa de Cultura, instituição sem fins lucrativos para gerenciamento de projetos relacionados à comunidade de Votorantim, a mesma se transforma em Ponto de Cultura com o apoio do Ministério da Cultura.





Em 2006, residindo em Curitiba/PR, participa do Espetáculo “ROOMS - Entre quatro paredes”, dirigido por Júlio Mota, projeto desenvolvido com o apoio da FUNARTE / Prêmio Klaus Vianna e patrocinado pela Petrobrás.


Ingressa no Curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança da Faculdade de Artes do Paraná (FAP).


Mediador do I Fórum Dança Cidade – Curitiba PR


Cria com demais parceiros o “Coletivo Brincante”, grupo de estudos e criação de trabalhos artísticos e pesquisas em Dança, tendo como ponto de partida às especificidades da Criança, Jovem e Adulto.


Ministra cursos e palestras de capacitação aos professores de Arte e Educação Física da rede pública municipal de ensino da cidade de Curitiba.


Participa como co-criador do REDANÇA – coletivo de artistas da Dança do Estado do Paraná, para discussões e debates de políticas públicas para dança.





Em 2007, continua a parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, ampliando e construindo um pensamento de Dança a ser aplicado dentro das escolas da rede pública municipal de ensino, através de cursos de capacitação e palestras.


Selecionado com Minutos Sob Condição, para bolsa residência na Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento;


Participou de Workshop com Juliana Franco (BH) – Semiótica.


Palestra com Fabiana Britto (SP) - Articulação e Formas de Conhecimento.


Palestra com Jorge Albuquerque Vieira (RJ) – articulação entre Arte e Ciência.


Participação no Fórum Pública Dança – Votorantim (SP)


Workshop com Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira (SP) – Dança Contemporânea.


Participação no projeto de Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira – A Casa do Outro – Curitiba – PR.


Palestra com Amálio Pinheiro (SP) – Memória Cultural, Identidade e Mestiçagem.


Selecionado para o IX Festival Nacional Curta Dança de Sorocaba, com o foco no debate e reflexão sobre a Dança Contemporânea Brasileira.


Participa como Diretor Artístico do Espetáculo “Nós”, dirigido por Júlio Mota, projeto desenvolvido com o apoio do Edital de Produção e Difusão em Dança promovido pela Fundação Cultural de Curitiba / Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento.





Em 2008, participou do projeto do Centro Cultural São Paulo intitulado Masculino na Dança, com o trabalho solo “Minutos Sob Condição”.


Desenvolveu com o Coletivo Brincante, o projeto “Embolação”, na cidade de Votorantim-SP, em parceria com o Quadra Pessoas e Idéias e a Secretaria Municipal de Educação de Votorantim.


Participou do I Simpósio e IV Mostra de Dança da Fap, com o Espetáculo Embolação.


Participa atuante no grupo de estudos do Fórum de Dança de Curitiba com outros artistas pesquisadores da Dança.


Participa da mesa de debates proposto por Gladistoni Tridapalli, Dança e Comunidade na Faculdade de Artes do Paraná.


Finaliza o Projeto de Iniciação Científica, mapeando a Dança no ensino fundamental da cidade de Curitiba, sob a orientação da Profª Mestra Andréa Lúcia Sério Bertoldi.


Selecionado com “Minutos Sob Condição”, para o Masculino na Dança, projeto do Centro Cultural São Paulo.





Atualmente reside em Curitiba, cursando o 4º ano de Licenciatura e Bacharelado em Dança na Faculdade de Artes do Paraná (FAP), dirige a Diversa – Ambiente de Produção, empresa de produção cultural e desenvolve um trabalho de pesquisa em Dança para Crianças através do Coletivo Brincante.