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NOME DO PROJETO
Oficina de Dança e Cultura Afro Brasileira
INTRODUÇíO:
A dança é para todos os povos, em todas as épocas da história, a expressão através de movimentos do corpo, organizados em sequência significativas de experiências que transcendem o poder das palavras e da imitação. É a representação de suas manifestações, de suas emoções, de suas crenças, da sua cultura e uma forma de comunicação. Pode-se supor assim, que no ensino de formas variadas de dança a linguagem corporal passa a estabelecer uma relação do comportamento expressivo com o comportamento humano como expressão emocional e corporal.
Nesse sentido, ambos os aspectos destacam-se como pontos relevantes para melhorar da autoestima efetiva pelo ensino da dança.
OBJETIVO:
Neste projeto pretende-se desenvolver alguns pontos que entendemos como relevantes e necessários para a percepção tátil e auditiva, assim como, ajudar a lidar com seus limites físicos, a respeitar seu corpo e do seu semelhante, preparando-a assim para uma sociedade justa, sadia e harmoniosa, como também, transmitir o conhecimento das danças populares e suas manifestações. São eles:
 Relacionamento de grupo através de jogos corporais
 Conhecimento e noções dos tipos de dança (informações, teóricas e vivenciais).
 Trabalho de ritmo / movimento
 Trabalho de espaço / forma / movimento com música
JUSTIFICATIVA:
Explorar a cultura Afro-brasileira no contexto do presente projeto contribui para que os alunos identifiquem e vivenciem aspectos da cultura popular que são parte da sua história e do lugar onde vivem. Descobrir e assumir suas origens são importantes para que o grupo possa, a partir delas, criar e afirmar sua identidade de sujeito histórico e social.
Através dos jogos e brincadeira pretende-se fomentar os participantes para o conhecimento das danças afro brasileiras, assim como o respeito e preservação dos valores culturais desta cultura e suas matrizes.
PÚBLICO ALVO:
Interessado no tema
RECURSOS MATERIAIS:
2 cadeira, espaço físico para a realização da oficina, 1 aparelho de som,1 equipamento de Vídeo
SINOPSE DO PROJETO:
Este projeto tem o objetivo de tornar conhecida a cultura afro-brasileira, objeto de muitas opiniões e desconhecimento de sua história, valores e costumes. Resgatando sua importância histórica na formação cultural brasileira, através das suas danças e conhecer danças oriunda de Angola como a Semba e o Samba SAMBA na lingua Kimbundo de angola significa Reza, SEMBA na língua Kimbundo de angola significa encontro de Umbigada


DANÇA AFRO- BRASILEIRA
A DANÇA AFRO-BRASILEIRA MANIFESTA-SE ATRAVÉS DE MOVIMENTOS VARIADOS, HERADOS DOS ANCESTRAIS E É ATRAVÉS DESTES MOVIMENTOS QUE PODEMOS EXPRESSAR OS NOSSOS SENTIMENTOS ÉTNICOS EM TODA A SUA PLENITUDE E IMPORTÂNCIA. ESSES RITUAIS ENCERRAM SEMPRE UMA LIGAÇíO COM OS ORIXÁS, OS ENQUICES, OS EGUNS, ETC., FAZENDO-SE PRESENTES ATRAVÉS DOS MOVIMENTOS, EM CADA FORMA, EM CADA GESTO, EM CADA FIGURA.
UMA GRANDE FONTE DE ELEMENTOS CULTURAIS É TRADUZIDA PELOS CANDOMBLÉS, QUE NíO SÓ MANTÊM FORTE INFLUÊNCIA SOBRE OS NEGROS, COMO TAMBÉM SOBRE OS BRANCOS, UMA VEZ QUE AMBOS ESTíO, DE CERTO MODO, ENVOLVIDOS NESTAS EXPRESSÕES, PRINCIPALMENTE COM RELAÇíO À BAHIA. A RELAÇíO DA DANÇA AFRO COM O NEGRO ESTÁ ALÉM DA HISTÓRIA, ALÉM DO VISÍVEL, ALÉM DA PALAVRA. ISSO JUSTIFICA O PORQUÊ DE SER UMA CARACTERÍSTICA DO NEGRO VIVER A MÚSICA DANÇADA, VIVER A DANÇA MUSICADA, SENDO ISSO UMA CONDIÇíO SINE QUA NON. A INTERPRETAÇíO DESTE TRABALHO NOS LEVA A DISCERNIR QUE CADA MANIFESTAÇíO CULTURAL SE EXPRESSA SIMULTANEAMENTE ATRAVÉS DE CONTEÚDOS APARENTES, ABERTOS, VISÍVEIS OU MANIFESTO EM UM NÍVEL CONSCIENTE E DE CONTEÚDO LATENTE, OCULTA OU REPRIMIDA NO NIVEL INCONSCIENTE. A RELIGIíO, ASSIM COM A MITOLOGIA E A ARTE SíO OS VEÍCULOS MAIS SENSÍVEIS ATRAVÉS DOS QUAIS UMA CULTURA SE MANIFESTA. OS MITOS NOS CULTOS AFRO-BRASILEIROS NíO SíO APENAS REFERÊNCIAS A UM PASSADO HISTÓRICO, OS MITOS SíO REVIVIDOS, DRAMATIZADOS, SíO MEIOS DE COMUNICAÇíO E EXPRESSíO ATRAVÉS DAS DANÇAS.
ENOQUE SANTOS

Espaço físico para a atividade ,um aparelho de som ,duas cadeiras ,este trabalho e feito com Percussão  ao vivo.

Enoque Santos

Bailarino Coreografo e Pesquisador desde 1984, atuante e representante genuíno de nossa cultura brasileira, Enoque e professor e dirigiu vários projetos pelo Brasil, principalmente em São Paulo, Bahia e Paris, Belin Madri, Argentina, Liderou, criou e atuou em vários projetos de criação e de formação cultural e artística, com o objetivo de eternizar a cultura afro brasileira, entre os jovens, crianças e adolescentes em projetos sociais, culturais e artísticos. Vêm trabalhando em varias unidades do SESC e dentro de projetos do Ministério da Cultura como Cultura Viva no Parque Escola em Santo André e nas Oficinas de Cultural de Diadema junto a Cia de Dança de Diadema e participou da Montagem do Espetáculo CRENDICES QUEM DISSE como trabalho de corpo e construção do trabalho, e no Ponto de Cultura. Participa de projetos sociais e culturais de dança, arte- educação e lazer junto a Prefeitura de São Paulo, Instituto Tomie Otake, Instituto Cultural Itaú e em Ribeirão Pires dentro do projeto de capacitação realizado nas comunidades pela Petrobras. Realiza performances de dança afro no show Espetáculo Multimídia lançamento do novo CD Organismo Eletrônica do Grupo Pedra Branca nos SESC Sorocaba, SESC Vila Mariana, SESC Araraquara e no Festival Internacional de Musica Eletrônica (TRIBAL TECH) e no Festival Internacional (ATHOS PERFEORNMATICO no SESC da Esquina em Curitiba e nas comemorações do aniversario da cidade de São Paulo). Ponto de Cultura (projeto Olhar com Arte) Diadema. É integrante do Programa Dança Vocacional (Artista Orientador), atualmente vem participando do Festival Internacional de Kizomba e Semba no projeto EXALTA AFRO. Esteve em Paris atuando com a Companhia Ladainha, Participou do 43º Congresso Mundial de Pesquisa em Dança CID-UNESCO -  Brasil ministrando Oficina de Dança e Cultura Afro Brasileira. Participa  do Congresso Internacional Latino Americano na Escola Nacional Florestan Fernandes – ministrando aula dança afro brasileira  no Projeto de Formação e Formadores  no Latinão. Participa do Mosaico Brasil Egito (Festival Internacional de Dança do Ventre) Ministrado Aula de Dança Afro  Brasileira  no ESPAÇO CULTURAL SHAGRILA. Ministrou Aula de Dança e Cultura Afro Brasileira e Semba com o Mestre PETCHU de Angola no Congresso Internacional de Kizomba no AFRO JOY CONGRESSO. Participou do II Congresso Internacional de Dança e Tradição na UPF (Universidade  de Passo Fundo) Com apresentação artística e palestra  Atualmente  dar Oficina de Danças Folclóricas e Popular Afro-Brasileira  para 3° Idade no ( NCI Coração Materno )   Ministrou Workshop de corpo e expressão afro brasileira pela ancestralidade  para os dançarinos  do Grupo Treme Terra para o novo espetáculo Ikisi  ,Participa do projeto Siwadju aquele que vai a frente no( Rio de Janeiro )  Convidado  pelo Ballet El trebol para ministrar oficina de dança afro brasileira na  Fiesta de Arte em la o (Argentina ),e Convidado para ministrar Workshop de ritmo e dança afro brasileira para os seus coros da e coros convidados  com repertório Ogum Onire, Canto de Ossanha, Marinheiro só, Berimbau Mulher Rendeira e Cirandas na cidade de Salto no Mês da música no (Uruguai ), e Convidado para o Encontro Internacional  de la Tradições Ciudad de São Luís do Potosi  (México ) Workshop de Dança AFRO Brasileira no Ponto de Cultura Afrobrasilidade em Tangara da Serra/Mato Grosso, Palestrante na 5° Conferência Mundial  Contra As Desigualdades Pela NEAB-UFES -Ministra Aula de Dança Afro Brasileira no 4° AfroJoy  Kizomba