OBJETIVOS:
- Desenvolver e aprimorar a sensibilização, desinibição, afetividade, equilíbrio, disciplina, expressão individual e de grupo.
- Incentivar os jovens para o conhecimento da dança
- Valorizar o potencial individual desenvolvendo as capacidades artísticas dos jovens.
- Educar e qualificar através da arte da dança.
- Contribuir para o despertar da sensibilidade e valorização do individuo.
- Promover atividades de integração e socialização através da arte da dança
- Fomentar a produção artística
JUSTIFICATIVA:
A proposta das oficinas de Sensibilização a Dança justifica-se pela sua perspectiva de estimular a convivência social e cultural de jovens, através do conhecimento e apreciação das expressividades artísticas. Faz-se necessário a arte para que todos, de forma irrestrita possam desenvolver-se a si próprio e melhorar o meio em que vivem.
O método utilizado nas oficinas de sensibilização à dança propicia a formação primordial ao desenvolvimento artístico neste segmento. Este projeto vem possibilitar aos adolescentes e jovens formas de expressão mais autônomas resultando através da arte o fortalecimento da sua identidade e do seu papel na sociedade.
METODOLOGIA:
A oficina de Sensibilização a Dança centra-se no conhecimento e desenvolvimento de métodos e procedimentos de pesquisa e construção corpórea para a dança bem como da autonomia do intérprete-bailarino para a construção de partituras coreográficas próprias.
Em cada aula serão desenvolvidas as noções básicas de diversas técnicas fundamentais para a conscientização e construção corporal através de exercícios práticos e conhecimentos teóricos complementares de: fisiologia, anatomia do corpo , consciência do movimento, expressividade do gestual, improvisação, contato-improvisação e técnicas somáticas.
O desenvolvimento das oficinas estará centrado nas estruturas técnicas do balé e dança contemporânea com uso das diagonais e da dança conjunta bem como das improvisações a partir da transmissão de sentimentos, idéias e conceito.
Este método serve de instrumentos para o conhecimento e desenvolvimento das potencialidades corporais, proporcionando também, que o intérprete crie suas composições a partir de temas relacionados a questões políticas, sociais, culturais, autobiográficos, comportamentais e cotidianos.
As oficinas não possuem uma técnica única estabelecida.
Cada aula terá duração total de 03 hs sendo utilizado 01 h para o desenvolvimento de laboratórios específicos de criação coreográfica
PÚBLICO ALVO:
Jovens de ambos os sexos a partir de 15 anos de idade.
VAGAS:
20 alunos por turma
FREQUÊNCIA:
A combinar
MINISTRANTE:
Heloisa Peres
Sala ampla com estrutura necessária para a prática de Dança
Estrutura para recebimento das inscrições das oficinas
Transporte, alimentação e hospedagem do oficineiro
Equipamentos de CD, DVD e TV
CACHÊ : A combinar
Heloisa Peres
Bacharel em Turismo pela Faculdade dos Meios de Comunicação Social da PUCRS, com cursos complementares e de extensão na área de Cultura, Arte e Turismo.
Bailarina com formação em ballet clássico, dança moderna, jazz, expressão corporal e danças populares.
Iniciou seus estudos com João Luis Rolla em Porto Alegre, aperfeiçoando seus conhecimentos com os grandes nomes da dança nacional e internacional como: Ricardo Ordoñes / Ballet Stagium-SP, Tatiana Leskova / RJ, Renato Magalhães / RJ, Maria Amélia Barbosa / RS, Mabel Silveira / Argentina, Robert Jofrey / USA, Raíssa Struchkowa / URSS, Vilma Vernon /RJ, Lennie Dale / RJ, Nino Giovaneti / RJ, Regina Sauer / RJ, Marli Tavares / RJ, JoJo Smith/USA, Graciela Luciani / Argentina, Cecy Frank / RS, Ana Lázaro / Espanha, Dino Carrera / Cuba, Geanne Ruddy / USA, Ciro Barcelos / RJ, Victor Navarro / Espanha, Jenny Barbieri / Inglaterra e outros.
Atuou como bailarina em várias montagens da Escola de Danças de JL Rolla entre elas diversas óperas e balés. Integrou o Grupo Experimental de Danças do RS da Associação dos Professores de Dança Clássica do Rio Grande do Sul, Cia de Dança do Centro de Cultura Musical da PUCRS, Terra Cia de Dança, Grupo Gestus entre outros.
Participou como bailarina e coreógrafa de diversos Fashion Shows, comerciais e campanhas publicitárias apresentando-se em vários estados do Brasil.
Foi professora, coreógrafa e diretora do Studio de Dança Heloisa Peres e Academia Adágio em 1981, apresentando diversos espetáculos em Porto Alegre e interior do estado onde recebeu várias premiações.
Em 1985 criou o Grupo Mudança em Porto Alegre onde atuou como coreógrafa e diretora montando vários espetáculos em parceria com grandes nomes da dança do estado e coreógrafos nacionais e internacionais como: Eva Shull, Marisa Ballarini, Victor Navarro, Valério Césio, Edson Garcia, Milú Rossari , Andréia Druck , Ivan Motta e outros.
Desenvolveu trabalho de pesquisa e experimentação coreográfica no projeto “Valsas e Canções – Estudos Coreográficos” de 1994 a 1997 recebendo várias premiações: indicação de melhor coreografia para o Premio Açorianos de Dança de Porto Alegre 1995, 1º lugar na categoria Duo Profissional do 1º Conesul Dança, 1º lugar no Dança Rio Grande - IEACEN- SEDAC/RS, 1º lugar solo contemporâneo – Festival Internacional de Novo Hamburgo/RS, indicação de melhor coreografia para Premio Açorianos de Dança de Porto Alegre 1997.
Coreografou o espetáculo “Os Predadores”, Premio de Incentivo à Produção-IEACEN-SEDAC/RS 1997 e Troféu Açorianos de Dança de Porto Alegre 1998.
Participou como coreógrafa convidada do 1º Festival Franco-Brasileiro Sud a Sul – Sanary / França, Caminhos do Prata – Montevidéu / Uruguai em 1996, 19º Festival Nacional do CBDD – UNESCO / RJ em 2000 e Expô 2000 – Hannover / Alemanha – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, diversas edições do evento Dança Alegre Alegrete-RS entre outros.
Diretora e coreógrafa do espetáculo ISADORA- intérprete da alma e do espírito, Prêmio de Incentivo a Produção de Dança – IEACEN – SEDAC – 2002.
Criou e dirigiu em 2007 o espetáculo multimídia “Trilhas do Prata – Arte Negra do Sul” em Porto Alegre-RS
Foi a 1ª coordenadora da área de Dança da Coordenadoria de Artes Cênicas do CODEC/RS de 1988 a 1990 e Coordenadora de Dança do IEACEN - SEDAC/RS de 1999 a 2001 onde desenvolveu inúmeros projetos culturais.
Foi presidente da ASGADAN – Associação Gaúcha de Dança de 2002 a 2004, criando durante o seu mandato a Comissão Permanente de Dança do RS.
Atuou nas esferas públicas como membro do Conselho Estadual de Cultura – RS de 2002 a 2005 e Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre de 2002 a 2004.
Integrou a diretoria da Associação Fórum Nacional de Dança, Associação Companhia de Arte de Porto Alegre – RS e Comissão de Avaliação e Seleção do Fumproarte- Porto Alegre-RS.
Criou e dirigiu de 2004 a 2005 o Espaço Cultural “CIDADE BOSSA” em Porto Alegre, RS onde produziu vários eventos e espetáculos artísticos.
Desde 2004 vem exercendo as atividades de assessoria e consultoria, em âmbito público e privado, para formatação de projetos, produção e promoção de eventos nos diversos segmentos culturais.
Heloisa Helena Salazar Peres
RG: 7006474592
CPF: 346241980-34
Rua Anita Garibaldi 2120 ap 1208 – Boa Vista
Porto Alegre – RS - BRASIL
CEP: 90480200
Fone Cel.: xx-51 91125437 - xx-51 21117086
E-mail: heloperes@hotmail.com