A Oficina de Dança-Teatro ministrada por Leônidas Portella é uma proposta de que visa sensibilizar os intérpretes através do processo criativo de uma obra, ampliando a valorização da pesquisa e investigação do movimento, aguçando o senso crítico para a dança.
Experimentar aspectos e estruturas do aprendizado do movimento e possibilidades de vivenciar a dança em si, através de constantes exercícios criativos improvisacionais e composições coreográficas para o reconhecimento de suas possibilidades expressivas são princípios que regem esta proposta.
Aparelho de Som
Leônidas Portella
Ator, bailarino e coreógrafo. Formado em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Maranhão. Sua principal pesquisa está voltada à preparação corporal de atores e dançarinos, resultando em montagens de espetáculos de Dança-Teatro. Em suas propostas educativas o enfoque da dança enquanto instrumento de transformação social torna-se uma busca constante. Atualmente é professor de dança do Teatro Arthur Azevedo.
Eventos Participados:
Conexão Dança-Teatro
I e III Semana Maranhense de Teatro/ TAA.
I, II e III Semana Maranhense de Dança/ Teatro Arthur Azevedo.
FIDA- Festival Internacional de Dança Amazônica/ Teatro da Paz.
59° SBPC Cultural/ Teatro Margarida Schivasappa.
I MIDANÇA (Mostra de Investigação em Dança do Maranhão) / Teatro João do Vale.
I, II e III Mostra Guajajaras de Artes Cênicas/SESC
Coreografou e Dirigiu:
As Cores de Frida.
Sonetos.
As Mulheres de Shakespeare.
Vitória Perdida.
No Caminho do Rio Vermelho.
Solo Solidão.
O Homem e os Ciclos Cósmicos.
Retrato de Mulher Triste.
Atuou e/ou dançou:
“O Imperador Jones” de Eugene O`Neill. Direção de Luiz Pazzini.
“Baal” de Bertolt Brecht. Direção de Gisele Vasconcelos.
“Lulu: A Monstruosa Alegoria de Pandora” de Frank Wedekind. Direção de Luiz Pazzini.
“Torres de Silêncio”. Direção de Cássia Pires.
“Tudo é Cinza inclusive Rostos e Mãos”, Direção de Mano Braga.
“Ânima”, Direção de Mano Braga.
“Cortina de Papel”. Direção de Sandra Oka.
“Mente Fragmentada” da Yin Cia. de Dança (assistência coreográfica)
“Sonetos”. Núcleo Atmosfera de Dança-Teatro
“Solo Solidão”. Núcleo Atmosfera de Dança-Teatro.
Grupos de Discussões, Mesas Redondas e Comunicações Orais:
Dança-Teatro: Uma Tendência Pós- Moderna.
A História da Dança-Teatro de Laban à Bausch.
Dança: Ciência e Arte do movimento.
Sonetos: A Poética do Corpo na Dança.
O Feminino na obra de Shakespeare: Uma abordagem do espetáculo de Dança-Teatro As Mulheres de Shakespeare.
O Corpo no Poder: A exploração de seus significados sociais.
Pina Bausch: Repetição e Transformação dos Corpos.
Professor de Dança em:
Núcleo Atmosfera de Dança-Teatro.
Projeto Ação Cultural em Teatro/MEC
Projeto Maria Firmina: Memória, Gênero e Etnia na Cena Maranhense parceria MEC, UFMA e SEMED.
U.E.B Santa Clara (Grupo de Arte Carcará). Projetos: "Ação Cultural em Teatro" e "Escola Aberta”.
Projeto “Faces do Teatro”, do Serviço Social do Comércio SESC.
Orkut: Leônidas Portella
email: danca_teatro@hotmail.com
Blog: leonidasportella@blogspot.com