Oficina Cadastrada

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Todo corpo dança


Seu Corpo


Sua Dança




Nossos corpos são plenos de possibilidades dançantes e de expressão.


A educação e a necessidade de cumprir nossos papéis sociais vão tolhendo essas possibilidades e acabamos por carregar corpos (com)formados, defendidos e limitados por tensões das quais já nem nos damos conta.


Tomar consciência do corpo é torná-lo presente, pronto para experenciar o mundo e a dança.


Perceber e respeitar os limites naturais (ou construídos e nutridos vida afora) de seu corpo. Respeitar para conhecer, conhecer para passar da possibilidade à ação.


Ação e observação. Observação para a ação.


E assim se constrói dia a dia sua dança.


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Essa oficina se propõe a um público diversificado, a partir de quatorze anos, sem limite de idade. Qualquer pessoa que esteja disposta a (re)descobrir o seu corpo dançante (aquele que toda criança tem e que as máscaras sociais vão tolhendo ao longo da vida) e que esteja disposto a prestar um pouco mais de atenção em si mesmo, é bem vinda; atores, estudantes, engenheiros, donas de casa, advogados, aposentados,médicos, cibernéticos, bailarinos...



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ALGUNS ELEMENTOS A SEREM TRABALHADOS NA BUSCA DA CONSCIÊNCIA CORPORAL



<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->o peso dos ossos – perceber os diferentes pesos de cada parte do corpo, a partir dos ossos


<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->articulações – como e onde os ossos se articulam, perceber, “amaciar” e “azeitar” essas articulações a fim de conseguir o movimento mais solto e amplo


<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->apoios – diferentes apoios gerando diferentes posturas e sensações, a ligação desse apoios gerando o movimento


<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->impulsos – como é originar o movimento de diferentes partes do corpo? como o restante do corpo reage a esse impulso?


<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->alavancas – a idéia de que é necessário o encaixe correto dos ossos e uso de oposições musculares e não força (no sentido de tensões desnecessárias) para executar os movimentos.


<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->memória corporal - nossos corpos trazem em si memórias traduzidas em posturas e movimentos condicionados; acessar essas memórias afim de uma desejável ampliação de possibilidades de movimentos


<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->auto massagem e troca de massagens - conhecimento do corpo através do tato, do tocar e ser tocado



O corpo no espaço



<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->trabalhar as diferentes direções e planos


<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->o corpo que traça linhas retas e curvas


<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->o movimento em espiral


<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->o movimento largo, normal ou pequeno



O corpo no tempo



<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->diferentes ritmos – lento, normal e rápido


<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->o corpo produzindo sons e ritmos



Os exercícios são em sua maioria lúdicos, com uso de imagens (imaginação) como ponto de partida. A observação é trabalhada constantemente; observação das sensações, das reações de seu corpo aos estímulos, ao entorno, à musica, ao outro. Conhecimento e respeito aos seus limites, tanto naturais, quanto os construídos (e nutridos) vida afora.


O objetivo não é virtuosismos ou reprodução de “belos” movimentos e sim que, através do reconhecimento de seus limites esses possam ser ultrapassados e pelo conhecimento do próprio corpo chegue-se à execução de movimentos realmente belos, porque presentes.


 Sala ampla, com chão adequado ás atividades de dança.

  Aparelho de som, com toca CD

 

Obs: A depender da  verba disponível seria muito enriquecedor o acompanhamento das aulas por músico percussionista ao vivo

 

Atriz, graduada com Licenciatura Plena em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas pela UNESP (Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”), SP.



Freqüenta cursos livres de Dança Contemporânea, Moderna, Clássica, Jazz e Teatro desde 1976.



Direciona seu trabalho de corpo para conscientização corporal instruída por Klaus Vianna, com quem estudou de 1981 a 1989.



Teve também como professores;


Dança Contemporânea: Ricardo Ordoñes ; Juliana Carneiro da Cunha ; Hugo Rodas , entre outros.


Dança Moderna: Renne Gummiel ; Denilto Gomes (técnica de Laban) ;Thales Pan Chacon e Juliana Reichl (técnica de Grahan)


Dança Clássica: Ady Ador; Aracy Evans ; Klaus Vianna , entre outros.


Artes Circenses: Circo Escola Picadeiro; Galpão Acrobático Fratelli



Participou dos grupos “Pitu”, dirigido por Hugo Rodas, TREP (Teatro de Repertório), coordenado por Antonio Abujamra, “Circo Teatro Udi Grudi”, “Núcleo de Pesquisa Latino Americano de Teatro”, “Orquestra Orgânica Performática”, dirigido por Stenio Mendes, entre outros.