OBJETIVO Este projeto visa desenvolver a habilidade do participante de criação de partituras de movimento e elaboração dramatúrgica corporal, prática e formal (registro escrito), bem como aprimorar sua consciência sobre a estrutura de seu corpo e ampliar seu conhecimento expressivo e espacial.
JUSTIFICATIVA A origem da palavra dramaturgia (drama ergon, trabalho da ação) em si já abrange a elaboração de ações, sejam elas verbais ou corporais, portanto pensar em “dramaturgia corporal” poderia algo redundante, considerando que qualquer ação do artista cênico, visível ao público, será justamente realizada pelo corpo, até mesmo o ato de falar. Diversas expressões vêm surgindo e ganhando significados diversos de acordo com as necessidades históricas e culturais, atualmente o trabalho com as imagens e ações corporais vêm ganhando cada vez mais espaço e importância cênica, pois cresce a necessidade da prática da pesquisa do ator integralmente. E para este artista é necessário estruturar uma dramaturgia, porém é fundamental que se mantenha os princípios básicos da criação dramatúrgica (tempo, espaço, conflito, transformações, “falhas trágicas”, etc), afim de que se possa manter o trabalho no patamar de uma criação dramatúrgica e não unicamente performances coreográficas distantes do teatro, mesmo em trabalhos de ausência ou baixa incidência verbal.
PÚBLICO ALVO Participantes a partir de 14 anos.
- Aparelho de som.
Rose Prado realizou treinamento intensivo para “Teatro de Máscara” (com Ésio Magalhães e Andréa Macera -Barracão Teatro/Campinas); “Cinesiologia” (Instituto Miguel Andretti); “Rudolf Laban” (com Isabel Marques); “Anatomia do Movimento” e Princípios da Mímica (com Lívia Lebrant); Participou do curso de extensão universitária: “Voz: Desenvolvimento do Volume, Impostação e Expressão” (PUC-SP sob coordenação da Profa. Lucila Romano Tragtenberg); “Klauss Vianna” (com Beth Bastos); “Voz e Movimento” (com Madalena Bernardes); “Butoh, relato de um percurso” (com Denise Courtuké); “Feldenkrais” (com Márcia Oliveira); “Improvisação Dança-Teatro” (com Cristiane Paoli Quito); “Circo” (com Nei Gomes); “Comédia Dell’Arte” e “Clown” (com Antônio Cícero); “Sonoridades da Fala e Canto Popular” (com Luciano Simoneti); entre outros. Atualmente faz parte da companhia dirigida por Victor de Seixas “Angatu”, fundamentada na pesquisa de Mímica Corporal Dramática, parceira do Espaço Pyndorama na realização do projeto “Liberdade me Pyndorama” contemplado com a Lei de Fomento do Município de São Paulo e contemplada com o ProAC 8 (antigo PAC) programa de apoio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo para realização de Festivais de Arte, com o projeto “Mostra de Mímica Contemporânea”, da qual é uma das organizadoras e artista participante. Além de ser membro e fundadora da Companhia Santo Expedito DE Causas Urgente.
Seus principais trabalhos cênicos são: “Abstrações” (atualmente em processo de montagem, com coreografias do repertório original de Etienne Decroux e também do diretor Victor de Seixas); “Altos e Baixos” (infanto-juvenil de sua autoria, dirigido por Victor de Seixas); “Pague um e Leve Três” (texto e direção, com a Ciacima, projeto apoiado pelo “Ponto de Cultura” do Ministério da Cultura, em processo de montagem); “Todo Azul” (Teatro para crianças. Estreou no SESC Itaquera em março/2008, texto e atuação); “Coração por ti gela” (espetáculo de palhaços - Atuação e texto –2007); “Túnel do Tempo” (espetáculo interativo, “Teatro do Insisto/Companhia Santo Expedito DE Causas Urgentes, estréia SESC/Sorocaba – 2007); “Calis Polis” (Espetáculo/Intervenção. Improvisação dança-teatro. Concepção: Teatro do Insisto - (SESC Vila Mariana/Virada Cultural 2005 - Preparação corporal /atuação - 2005 a 2006); “O Tesouro de Hanifah” (texto, direção: Nei Gomes, segundo colocado no Concurso de Dramaturgia de Caraguatatuba – 2005)“; Origami de Zinco” (Teatro de movimento/drama - Centros Culturais do ABCD Paulista - Texto e direção - 2003); “Duas a Clarear” (Infantil. Concepção: Teatro do Insisto, ex – Cia. de Nós Duas - Centro Cultural São Paulo, SESC’s e Teatros do ABCD Paulista - Atuação e texto - 2002 a 2003); “O Interrogatório” (Circo-teatro/drama. Texto: Peter Weiss – Adaptação: Jomar de Oliveira, Preparação Corporal e Circense: Nei Gomes. Direção: Pedro Alcântara - Espaço Alternativo/Galpão em São Caetano do Sul - Atuação e figurinos - 2000); “Rapt Trak” (1999 - Preparação Corporal. Direção: Ingrid Neumman); Coordenação da “Equipe Baque Urbano de Performances” (1999).