Esta oficina propõe partir da Língua Brasileira de Sinais para buscar outras possibilidades de criar e exercitar movimentos para a Dança.
Os Movimentos como os de lavar janelas podem ganhar novos significados em um contexto de dança. Quando “organizados” ritmicamente, podem especificar qualidades, alterar direções, desconstruindo imagens, formas e re-construindo diferentes diálogos corporais.
A Língua Brasileira de Sinais, em um contexto dançante, pode ser elemento para uma pesquisa de movimento para dança. O que torna pertinente iniciar um processo de criação coreográfica, através da LIBRAS possibilitando divulgar a Cultura Surda, além de buscar o exercício e a construção de “novas” formas do fazer-pensar a Dança.
A intenção é vivenciar algumas experimentações em dança com base em LIBRAS, sem ter essa dança o compromisso de apresentar claramente “Sinais” codificados em um contexto de comunicação da Cultura Surda e sim o comprometimento de apresentar possibilidades de criação.
- Sala disponível para experimentações em Dança;
- Aparelho de som com leitor de CD;
- Pequena apostila para ser entregue aos participantes da oficina (o conteúdo da apostila é desenvolvido pelo oficineiro);
- Colchonetes;
Wagner Ferraz
*Graduado como Tecnólogo em Dança/ULBRA e acadêmico da Licenciatura em Dança/ULBRA. Bailarino e pesquisador em dança com ênfase em “linguagens contemporâneas”, além de investigar a relação corpo e cultura. Já dirigiu coreografou e atuou em vários espetáculos, performances, festivais e mostras de dança. Atualmente também ministra aulas e oficinas de dança, processo criativo na dança, dança contemporânea e expressão corporal no ensino regular e no ensino especial com pessoas com deficiência física, mental, auditiva e visual, além de outras síndromes. Idealizador e responsável pelo site www.ferrazdesouza.com que busca disponibilizar informações relativas aos estudos sobre o corpo e cultura (dança, moda, artes, entrevistas, cinema, exposições, eventos ...). Atuando principalmente nos seguintes temas: dança, criação, coreografia, performance, corpo, corpo-moda, cultura e pesquisa.
(Texto informado pelo autor)
Última atualização em 12/01/2009
Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/7662816443281769
Dados Pessoais Nome Wagner Ferraz
Nome em citações bibliográficas FERRAZ, W.
Sexo masculino
Filiação Paulo Ferraz e Jane teresinha Ferraz
Nascimento 19/06/1979 - São Sebastião do Caí/RS - Brasil
Carteira de Identidade 4081100788 SJS - RS - 23/12/2003
CPF 80805248072
Endereço residencial Dr. Martinho Lutero
Harmonia - Canoas
92314-010, RS - Brasil
Telefone: 51 34631113
URL da home page: http://www.ferrazdesouza.com
Endereço profissional
-
- Brasil
Endereço eletrônico
e-mail para contato : wag_ferraz@hotmail.com
e-mail alternativo : wagnerferraz@pop.com.br
Formação Acadêmica/Titulação 2003 - 2008 Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Dança.
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Canoas, Brasil
2008 Graduação em Licenciatura em Dança.
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Canoas, Brasil
Formação complementar 1998 - 1998 Curso de curta duração em Ballet Clássico.
Festival de Danças do Mercosul - Bento em Dança, FDM, Brasil
Palavras-chave: Dança
1999 - 1999 Curso de curta duração em Ballet Clássico - Cecília Bazzotti.
Corpo de Dança Sociedade Ginástica de São Leopolodo, CDSG, Brasil
Palavras-chave: Dança
1999 - 1999 Street Dance - Carlos Nunes.
In Corpus Festival, ICF, Brasil
Palavras-chave: Dança
1999 - 1999 Dança Moderna e Contemporânea - Moacir Corrêa.
In Corpus Festival, ICF, Brasil
Palavras-chave: Dança
1999 - 1999 Curso de curta duração em Jazz - Cecília Bazzotti.
Corpo de Dança Sociedade Ginástica de São Leopolodo, CDSG, Brasil
Palavras-chave: Dança
2000 - 2000 Curso de curta duração em Ballet Clássico - Cecília Bazzotti.
Geração Orpheu - Sociedade Orpheu São Leopoldo, GO, Brasil
Palavras-chave: Dança
2000 - 2000 Curso de curta duração em Dança Contemporânea - Cecília Bazzotti.
Geração Orpheu - Sociedade Orpheu São Leopoldo, GO, Brasil
Palavras-chave: Dança
2001 - 2001 Curso de curta duração em Dança Contemporânea - Cecília Bazzotti.
Grupo Geração, GG, Brasil
Palavras-chave: Dança
2002 - 2002 Nível 1 - LIBRAS.
Associação Escola Vida Nova, AEVN, Brasil
Palavras-chave: Cultura Surda, Línguas
2002 - 2002 Curso de curta duração em Dança Contemporânea - Luciana Paludo.
Festival de Danças do Mercosul - Bento em Dança, FDM, Brasil
Palavras-chave: Dança
2002 - 2002 Curso de curta duração em Metodologia e Prática na Construção de Espetáculo.
IV Congresso das APAEs do Estado do RS, CAERS, Brasil
Palavras-chave: Dança, Criação, Pessoa com Deficiência
2003 - 2003 Nível 2 - LIBRAS.
Escola Estadual Especial Padre Reus, EEPR, Brasil
Palavras-chave: Cultura Surda, Línguas
2003 - 2003 Curso de curta duração em Percursão Corporal - Sergio Rocha.
Porto Alegre em Dança, PAD, Brasil
Palavras-chave: Dança
2003 - 2003 Curso de curta duração em Dança Contemporânea - Cecília Levantesi.
Festival de Danças do Mercosul - Bento em Dança, FDM, Brasil
Palavras-chave: Dança
2004 - 2004 Curso de curta duração em Dança para a Terceira Idade.
Festival de Danças da Serra Gaúcha e Universidade de Caxias do Sul, FDSG, Brasil
Palavras-chave: Dança
2004 - 2004 Curso de curta duração em Dança Contemporânea - Gabi Amparato.
CONDANÇA - Congresso Nacional de Dança, CONDANÇA, Brasil
Palavras-chave: Dança
2004 - 2004 Curso de curta duração em Dança Moderna e Contemporânea.
Festival de Danças da Serra Gaúcha e Universidade de Caxias do Sul, FDSG, Brasil
Palavras-chave: Dança
2004 - 2004 Curso de curta duração em Dança Moderna e Contemporânea - Moacir Corrêa.
Encontro Latino-Americano de Danças, ELAD, Brasil
Palavras-chave: Dança
2004 - 2004 Curso de curta duração em Jazz.
Festival de Danças da Serra Gaúcha e Universidade de Caxias do Sul, FDSG, Brasil
Palavras-chave: Dança
2004 - 2004 Curso de curta duração em Dança Contemporânea - Andréia Pivato.
Porto Alegre em Dança, PAD, Brasil
Palavras-chave: Dança
2004 - 2004 Curso de curta duração em Concepção Coreográfica - Ester Weitzman.
CONDANÇA - Congresso Nacional de Dança, CONDANÇA, Brasil
Palavras-chave: Criação, Dança
2004 - 2004 Curso de curta duração em Samba.
Festival de Danças da Serra Gaúcha e Universidade de Caxias do Sul, FDSG, Brasil
Palavras-chave: Dança
2004 - 2004 Curso de curta duração em Dança Contemporânea - Maria Alice Poppe.
Festival de Danças do Mercosul - Bento em Dança, FDM, Brasil
Palavras-chave: Dança
2005 - 2005 Curso de curta duração em Acrobacia Aérea em Tecido.
Colégio Professor Gustavo Schreiber - ETC, CPG - ETC, Brasil
Palavras-chave: Dança
2005 - 2005 Curso de curta duração em Coletivo Especial/Alunos Especiais - Magda Bellini.
CONDANÇA - Congresso Nacional de Dança, CONDANÇA, Brasil
Palavras-chave: Dança, Pessoa com Deficiência, Educação
2005 - 2005 Curso de curta duração em Dança Contemporânea - Alexandra Dias.
Festival de Danças do Mercosul - Bento em Dança, FDM, Brasil
Palavras-chave: Dança
2005 - 2005 Curso de curta duração em Dança Moderna e Contemporânea - Regina Sauer.
Porto Alegre em Dança, PAD, Brasil
Palavras-chave: Dança
2005 - 2005 Curso de curta duração em Dança Contemp e Proc Criativo/Carlota Albuquerque.
Projeto A Dança no Plural - Cia Terpsí Teatro de Dança, PADP, Brasil
Palavras-chave: Dança, Criação, Coreografia
2005 - 2005 Curso de curta duração em Dança Moderna e Contemporânea - Marcela Sotelo.
Encontro Latino-Americano de Danças, ELAD, Brasil
Palavras-chave: Dança
2005 - 2005 Curso de curta duração em Alongamento - Angela Spiazzi.
Projeto A Dança no Plural - Cia Terpsí Teatro de Dança, PADP, Brasil
Palavras-chave: corpo, Dança, alongamento
2005 - 2005 Curso de curta duração em Dança Contemporânea - Eduardo Severino.
Porto Alegre em Dança, PAD, Brasil
2006 - 2006 Curso de curta duração em Dança Contemp e Proc Criativo/Carlota Albuquerque.
Oficinas - Terpsí Teatro de Dança, OTTD, Brasil
Palavras-chave: Dança, Criação, Coreografia
2006 - 2006 Curso de curta duração em Alongamento - Angela Spiazzi.
Oficinas - Terpsí Teatro de Dança, OTTD, Brasil
Palavras-chave: alongamento, corpo, Dança
2006 - 2006 Web Designer.
Solução Fácil - Centro de Formação Profissional, SF, Brasil
Palavras-chave: Web Designer
2006 - 2006 Código de Ética da Dança - Luciane Coccaro.
Universidade Luterana do Brasil e Cia Terpsí Teatro de Dança, ULBRA E TERPSÍ, Brasil
Palavras-chave: Dança, Ética
2006 - 2006 Exercício de Estranhamento.
Universidade Luterana do Brasil e Cia Terpsí Teatro de Dança, ULBRA E TERPSÍ, Brasil
Palavras-chave: corpo, Cultura, Dança
2006 - 2006 Criação Coreográfica - Carlota Albuquerque.
Universidade Luterana do Brasil e Cia Terpsí Teatro de Dança, ULBRA E TERPSÍ, Brasil
Palavras-chave: Coreografia, Criação, Dança
2006 - 2006 Concepção Coreográfica - Anette Lubisco.
Universidade Luterana do Brasil e Cia Terpsí Teatro de Dança, ULBRA E TERPSÍ, Brasil
Palavras-chave: Coreografia, Dança, Criação
2006 - 2006 Improvisação e Construção de Sentido em Dança.
Universidade Luterana do Brasil e Cia Terpsí Teatro de Dança, ULBRA E TERPSÍ, Brasil
Palavras-chave: Coreografia, Criação, Dança
2007 - 2007 Curso de curta duração em Alongamento - Angela Spiazzi.
Projeto Proteínas Terpsí, PPT, Brasil
Palavras-chave: alongamento, corpo, Dança
2007 - 2007 Curso de curta duração em Ballet Clássico - Raul Voges.
Projeto Proteínas Terpsí, PPT, Brasil
Palavras-chave: Dança
2007 - 2007 Curso de curta duração em Dança Contemp e Proc Criativo/Carlota Albuquerque.
Projeto Proteínas Terpsí, PPT, Brasil
Palavras-chave: Dança, Criação, Coreografia
2008 - 2008 Curso de curta duração em Ballet Clássico - Raul Voges.
Projeto Um Brincante no Museu - Cia Terpsí Teatro de Dança, PBM, Brasil
Palavras-chave: Dança
2008 - 2008 O desafio de publicar.
Câmara Rio-Grandense do Livro / 54ª Feira do Livro de Porto Alegre, CRL, Brasil
Palavras-chave: Livro
2008 - 2008 Curso de curta duração em Interpretação em Língua de Sinais.
Câmara Rio-Grandense do Livro / 54ª Feira do Livro de Porto Alegre, CRL, Brasil
Palavras-chave: Cultura Surda
2008 - 2008 Curso de curta duração em Dança Contemp e Proc Criativo/Carlota Albuquerque.
Projeto Um Brincante no Museu - Cia Terpsí Teatro de Dança, PBM, Brasil
Palavras-chave: Dança, Criação, Coreografia
Atuação profissional
1. Juliana Moscofian - Fotógrafa - JMF
Vínculo institucional
2006 - Atual Vínculo: Prestador de serviço , Enquadramento funcional: Webdesigner, Regime: Parcial
2003 - Atual Vínculo: Prestador de serviço , Enquadramento funcional: Assistente de fotografia, Regime: Parcial
2. Escola Mun. Educ. Especial Renascer/APAE - São Sebastião do Caí - EMEER
Vínculo institucional
2001 - Atual Vínculo: Professor de Dança , Enquadramento funcional: Professor de Dança , Carga horária: 4, Regime: Parcial
Outras informações:
Na Escola Mun. Educ. Especial Renascer/APAE em São Sebastião do Caí desenvolvo trabalhos de dança com crianças, jovens e adultos com deficiência, física e mental, surdos e portadores da Síndrome de Down.
3. Centro de Estudos da Atividade Motora Adaptada - CEAMA
4. Programa Educação/SESI - São Sebastião do Caí - PE
Vínculo institucional
2005 - 2008 Vínculo: Professor de Dança , Enquadramento funcional: Professor de Dança , Carga horária: 1, Regime: Parcial
Outras informações:
No Programa Educação/SESI em São Sebastião do Caí desenvolve trabalhos de dança para crianças entre 06 e 10 anos.
5. Centro Municipal dos Alunos Caienses - São Sebastião do Caí - CEMACA
Vínculo institucional
2004 - 2008 Vínculo: Professor de Dança , Enquadramento funcional: Professor de Dança , Carga horária: 2, Regime: Parcial
Outras informações:
No Centro Municipal dos Alunos Caienses- CEMACA em São Sebastião do Caí desenvolve trabalhos de dança com crianças e adolescentes.
6. Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
Vínculo institucional
2003 - 2004 Vínculo: Monitor , Enquadramento funcional: Monitor , Carga horária: 3, Regime: Parcial
Outras informações:
Desenvolvi trabalhos de Dança no Centro de Estudos da Atividade Motora Adaptada - CEAMA/ULBRA com alunos Surdos e portadores da Síndrome de Down.
Atividades
2008 - 2008 Projetos de pesquisa, Universidade Luterana do Brasil
Participação em projetos:
A visão social sobre o corpo dito diferente
2007 - 2007 Projetos de pesquisa, CEAMA - Centro de Estudos da Atividade Motora Adaptada
Participação em projetos:
A corporeidad edo indivíduo cego na dança
7. Escola Estadual Especial Padre Reus - EEPR
Vínculo institucional
2003 - 2004 Vínculo: Professor de Dança , Enquadramento funcional: Professor de Dança , Carga horária: 3, Regime: Parcial
Outras informações:
Na Escola Estadual Especial Padre Reus desenvolvia trabalhos de dança com jovens surdos e com professores da escola. Cidade: Esteio
8. Escola Estadual São Sebastião - São Sebastião do Caí - EESS
Vínculo institucional
2002 - 2005 Vínculo: Professor de Dança , Enquadramento funcional: Professor de Dança , Carga horária: 2, Regime: Parcial
Outras informações:
Na Escola Estadual São Sebastião em São Sebastião do Caí desenvolveu trabalhos de dança com alunos do Ensino fundamental.
9. Associação Holística Equilíbrio - São Sebastião do Caí - AHE
Vínculo institucional
2002 - 2005 Vínculo: Professor de Dança , Enquadramento funcional: Professor de Dança , Carga horária: 3, Regime: Parcial
Outras informações:
Na Associação Holística Equilíbrio em São Sebastião do Caí desenvolvia trabalhos de dança com crianças, adolescentes e adultos.
10. Esc. M.E.F. Cel. Pedro Alencastro Guimarães - São Seb. Caí - EMEFCPAG
Vínculo institucional
2002 - 2004 Vínculo: Professor de Dança , Enquadramento funcional: Professor de Dança , Carga horária: 1, Regime: Parcial
Outras informações:
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cel. Pedro de Alencastro Guimarães em São Sebastião do Caí desenvolveu trabalhos de dança com crianças e adolescentes.
11. Escola de Educação Infantil Branca de Neve - EEIBN
Vínculo institucional
2002 - 2004 Vínculo: Professor de Dança , Enquadramento funcional: Professor de Dança , Carga horária: 1, Regime: Parcial
12. Escola Infantil Bergamotinha - EIB
Vínculo institucional
2002 - 2002 Vínculo: Professor de Dança , Enquadramento funcional: Professor de Dança , Carga horária: 1, Regime: Parcial
Outras informações:
Na Escola Infantil Bergamotinha desenvia iniciação a dança para crianças entre 03 e 06 anos. Cidade: São Sebastião do Caí.
13. Escola Municipal São José - São Sebastião do Caí - E.S.J
Vínculo institucional
2001 - 2008 Vínculo: Estagiário , Enquadramento funcional: Professor de Dança , Carga horária: 2, Regime: Parcial
Outras informações:
Desenvolve iniciação à Dança para crianças entre 6 e 10 anos.
14. Associação Escola Vida Nova - AEVN
Vínculo institucional
2001 - 2003 Vínculo: Professor de Dança , Enquadramento funcional: Professor de Dança , Carga horária: 1, Regime: Parcial
Outras informações:
Na Associação Escola Vida Nova desenvia um projeto de dança e inclusão, recendo nas aulas crianças e adolescentes surdos e ouvintes.
15. Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves - EMEFCA
Vínculo institucional
2001 - 2002 Vínculo: Professor de Dança , Enquadramento funcional: Professor de Dança , Carga horária: 6, Regime: Parcial
16. Projeto Resgate - PR
Vínculo institucional
2001 - 2001 Vínculo: Professor de Dança , Enquadramento funcional: Professor de Dança , Carga horária: 1, Regime: Parcial
Outras informações:
No Projeto Resgate desenvolvia trabalhos de dança com crianças e adolescentes ditos em situação de risco, onde o presente projeto social, tinha como objetivo tirar esses indivíduos das ruas no contra turno escolar, proporcionando variadas oficinas com a participação da família.
Projetos
2008 - 2008 A visão social sobre o corpo dito diferente
Descrição: Este projeto busca apresentar diferentes percepções pelo surgimento de modas que moldam o corpo. O foco está na análise da visão social sobre o corpo dito diferente em variados contextos, observando os limites no corpo e as fronteiras territoriais estabelecidas. O processo de realização deste projeto consistiu na pesquisa Qualitativa com base em referenciais teóricos da área antropológica. Como técnica de pesquisa o Grupo Focal, através da exposição de imagens de corpos que causam estranhamento para três grupos de voluntários, possibilitou uma discussão entre os participantes. Através dos dados de observação participante, outra técnica utilizada, analisou-se as informações chegando a conclusões e interrogações relativas ao corpo dito diferente, deficiente, belo, feio, estranho, transformado e em constante construção. Assim foi possível concluir que a visão social dos grupos participantes sobre os corpos apresentados através de imagens, é relativa de acordo com as diferenças apresentadas. Porém pode-se perceber certo preconceito e descriminação em relação aos corpos tatuados, com piercings e obesos, certo nível de aceitabilidade para o corpos ditos deficientes apesar de serem vistos como incapacitados e total aceitação sobre os corpos construídos em uma cultura de beleza ideal. Palavras-chave: corpo, diferença e moda. Orientação: Prof. Luciane Moreau Coccaro
Situação: Concluído Natureza: Pesquisa
Integrantes: Wagner Ferraz (Responsável);
Financiador(es):
2007 - 2007 A corporeidad edo indivíduo cego na dança
Coordenação de Dança