Oficina Cadastrada

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Tendo como base a Dança Oriental, por nós conhecida como a Dança do Ventre, este curso propõe aglutinar uma gama de movimentos de culturas diferentes da nossa – como a árabe, indiana, africana e espanhola, trabalhando também a consciência do movimento, do impulso e o uso do espaço.


Serão aplicados os seguintes conceitos e linguagens de movimento:


1 • método Ivaldo Bertazzo: leitura da postura, dos gestos e formas do corpo, buscando o funcionamento harmonioso do corpo e o respeito a sua tipologia, o equilíbrio de seus vários segmentos, a unidade e organização deles em torno de um centro.


2 • Alongamentos e inversões da yoga – método Iyengar, desenvolvido pelas americanas Linda Sparrowe e Patrícia Waden.


3 • movimentos de impulso, deslocamento e força da dança AFRO.


4• movimentos básicos das danças árabes, indianas e flamencas, que trazem uma diversidade de ajustamentos ósteo-articulares, modelagens, harmonização das tensões musculares e manobras que associam contrações e estiramentos.


O resultado será um modo funcional e personalizado de equilíbrio, harmonização e utilização do corpo integrado, consciente e adaptado às exigências do meio ambiente.


Sala ampla e ventilada, equipamento de som.

 

Bailarina, professora e coreógrafa com 20 anos de atuação, Luciana Lambert tem contribuído para a renovação estética e conceitual da milenar arte da Dança do Ventre.

Graduou-se em Dança Moderna em Belo Horizonte e começou sua vida profissional ainda antes da maioridade. Em São Paulo dedicou-se ao Ballet Clássico, Dança Moderna – “Martha Grahan” e Contemporânea. Discípula de Ivaldo Bertazzo e Klaus Vianna assimilou métodos de reestruturação postural e construção do movimento consciente. Dedicou-se intensamente à Dança do Ventre sob orientação das mestras Shahrazad e Samira Sâmia. Apresentou-se constantemente como bailarina da ”Banda Árabe Almaza”. Estudou os ritmos orientais e a dança Baladi com Hossam Hamzy e o estilo libanês da dança oriental com a bailarina Amani.

Apaixonada pelas danças étnicas, incorporou elementos do flamenco, das danças afro, indianas e brasileiras, além de influências das artes circenses, resultando um trabalho original. Introduziu na Dança Oriental o uso do fogo como elemento cênico, sendo essa uma marca exclusiva.

Mais recentemente atualizou-se em workshops com Sharon Kihara e incorporou o estilo Tribal, com o qual identificou-se imediatamente, pois sempre trabalhou com a miscigenação de etnias.

Luciana desenvolve pesquisa científica sobre as origens, a história e a simbologia da Dança do Ventre, estudando os vários aspectos que a envolvem.

Professora no “SESC SP” por dez anos consecutivos e depois na “sala crisantempo”, desenvolveu didática e metodologia próprias, contribuindo para a formação de muitas bailarinas que atuam na Dança Oriental.

Em Set/1986 estreou trabalho artístico, dando origem ao “HARÉM DA IMAGINAÇíO”, sua companhia profissional de Dança do Ventre. A partir de então a Cia desenvolve ampla atuação no ambiente cultural da cidade como em eventos empresariais ou sociais. Trabalho premiado no evento “50 Anos de Dança do Ventre no Brasil” (Set/04) por seu pioneirismo e contribuição artística, a Cia representa hoje vertente contemporânea de grande expressividade no segmento.