Teatro Glauce Rocha apresenta Câmara Cascudo para os pequenos

O Teatro Glauce Rocha apresenta, neste sábado, dia 11, às 11h, o Contos de Câmara, espetáculo infantil baseado na obra do escritor Luís da Câmara Cascudo. Integrando o Funarte para Crianças do projeto Funarte Musical, Contos de Câmara mistura aventuras, molecagens e feitos do escritor, professor e folclorista potiguar, com alguns dos seus melhores contos – de enganar a morte, de diabo logrado, de zombaria e esperteza – recolhidos e recriados por ele, a partir da nossa cultura popular. O Teatro Glauce Rocha fica no Centro do Rio, próximo à estação Carioca do Metrô Rio. Os ingressos têm preços populares.

Do livro que traz na cabeça, a personagem Livramento desfia histórias tocantes e divertidas da meninice de Cascudo no sertão, suas conquistas amorosas na mocidade, seu encontro apaixonado com Dahlia Freire, com os livros e com a cultura do povo. O espetáculo aborda a amizade e a correspondência mantidas com Mário de Andrade, Villa-Lobos, Guimarães Rosa e Drummond, da rotina de trabalho do escritor em sua biblioteca (batizada por ele de Babilônia), e também das estripulias que armava com as netinhas, com quem dividia chocolates comprados clandestinamente e em conluio.  Das malas, Livramento vai tirando os seus livros favoritos (Jangada, Vaqueiros e Cantadores, História dos Nossos Gestos, Superstições no Brasil e Rede de Dormir, entre outros), cada um deles também listado em imenso pergaminho que ela desenrola em cena. Divide, ainda, com a plateia outros pequenos tesouros que traz pendurados na saia: uma nota de dinheiro com o rosto do escritor, um selo comemorativo, uma chave e passarinhos trazidos da antiga casa onde Cascudo morou.

Baseada na leitura da gigantesca obra cascudiana e apoiada também nas preciosas conversas com Daliana Cascudo, neta do escritor, a autora Conceição Campos – criadora de Livramento – constrói um texto vibrante que, dirigido por Gustavo Guenzburger, transforma-se neste espetáculo, em que o encantamento pela obra do escritor contagia a plateia, à medida em que vai se revelando para todos a deliciosa criatura que foi Luis da Câmara Cascudo: “- Sou um brasileiro feliz!”

O Funarte para Crianças  traz música para o público infantil, com o objetivo de incentivar a criação artística direcionada à infância, além de formar novos públicos. O programa é voltado à boa produção para crianças, realizada por artistas que pesquisam temas variados, que valorizem a música brasileira.

Sobre Conceição Campos
Escritora, atriz e narradora de histórias, Conceição Campos é autora da biografia A letra brasileira de Paulo César Pinheiro (416 p., finalista do Prêmio Jabuti 2010). Entre 2008 e 2011, ingressou na dramaturgia, escrevendo três espetáculos de uma trilogia musical sobre a ilha de Paquetá, em parceria com os compositores João Guilherme Ripper, Edino Krieger e Villani Côrtes (Casa de Artes Paquetá/Petrobras). Trabalhando com literatura desde os anos 1990, intensificou as atividades de atriz a partir de 2012, quando fez nascer sua Livramento – personagem narradora com quem, desde então tem andado, apresentando-se em teatros, escolas, livrarias e bibliotecas do país, sempre contando para crianças e adultos as histórias da vida e da obra de autores brasileiros como Manoel de Barros, Lygia Bojunga, Ariano Suassuna e, muito especialmente, do escritor e folclorista Luís da Câmara Cascudo.

Contos de Câmara: Livramento apresenta histórias da vida e obra de Câmara Cascudo já foi apresentado no Circuito Sesi 2014/2015; nos Teatro Rio Claro, Teatro Campinas, Teatro Piracicaba; no Simpósio Internacional de Contadores de Histórias 2015 – Niterói (RJ); Domingo no Darke 2013; Parque do Flamengo 2015; Palco Tiradentes Cultural 2014; Evento Espaço Cultural  Livro-Livre – 2015 – Piacatuba (MG); Festival Villa-Lobos 2015; Escola de Música da Rocinha – Rio de Janeiro (RJ); Teatro Belmira Villas-Boas – 2015 – Muriaé (MG); Teatro Sesi / Fiesp – Av. Paulista / São Paulo (SP).

Ficha Técnica:
Elenco: Conceição Campos
Pesquisa e dramaturgia: Conceição Campos
Direção e iluminação: Gustavo Guenzburger
Técnico de som: Yuri Eiras
Concepção figurino e adereços: Conceição Campos
Confecção cabeleira de livro: Ipojucam de Jesus
Confecção figurino: Marlene Delto e Alexandre Damasceno
Bordados figurino: Márcio Reis
Trilha sonora: Pedro Amorim e Quinteto de Cordas Paquetá
Programação visual: Amanda Argollo
Webdesigner e mídias digitais: Alexandre Duarte
Fotografia: Luiz Sebastião Miotto e Silvana Marques
Produção e realização: Engenho Produções

Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 minutos
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia entrada)

Projeto Funarte Musical
Funarte para Crianças – Contos de Câmara

Sábado, 11 de novembro, às 11h

Teatro Glauce Rocha
Av. Rio Branco, 179, Centro – Rio de Janeiro (RJ)
(21) 2220 0259
Mais informações
Funarte – Centro da Música
cemus@funarte.gov.br