A Foco Cia de Dança, companhia de dança contemporânea brasiliense premiada nacionalmente e internacionalmente, apresenta neste feriado do dia 15, no Teatro Plínio Marcos, o espetáculo Três – Um indivíduo qualquer, Lá e Visceral. As apresentações serão às 17h e às 20h, no Completo Funarte Brasília, no Distrito Federal.
Dividido em três atos dirigidos por urna parceria entre os coreógrafos Mickael Veloso, Rafael Gomes e Renato Fernandes, o espetáculo tem três momentos distintos, com propostas complexas que conversam entre si. Três revela ao público os caminhos e pesquisas que resultaram em obras que representam o sentido de urgência e investigação presentes nos corpos dos bailarinos totalmente entregues a esta obra.
No ato Um indivíduo qualquer, de Rafael Gomes, a plateia poderá, através das diversas frases, desenhos coreográficos, solos e duetos, refletir sobre o que vivemos hoje e atentar-se para o humano, adquirindo um olhar emocional e generoso em relação ao próximo. A partir de um tema central, a guerra, vivenciada pela humanidade e retratada pela arte em diversas oportunidades, o público será convidado a questionar-se sobre qual o sentido e a nossa posição em relação a esse tema, partindo do princípio de que somos todos iguais.
Lá, o segundo ato, de Mickael Veloso, nos coloca de frente para uma realidade disfarçada em que “um tempo não é o agora e um lugar não é aqui”, nos levando a encarar que a vida não é que poderia ser, mas, sim, o que ela é. A ideia é fazer o público pensar sobre o ir e o vir, o permanecer, e não somente ver, mas enxergar o que acontece ao seu redor. Entre gestos e movimentos cotidianos, os intérpretes são levados a mergulhar em um espaço de reflexão, onde a realidade e a fantasia se misturam para se fazer pensar. Em cena, narrativas possíveis e distintas se cruzam e transformam-se em uma ação sem início ou fim.
Para finalizar, o terceiro ato, Visceral, de Renato Fernandes, traduz ao público sentidos que só a pele é capaz, e mostra situações que somente podem ser explicadas por dor, suor e lagrimas. Do latim “viscereu”, de vísceras, dor visceral, o termo nos remete a algo que está enraizado e de teor extremamente particular e profundo, partindo, assim, de um ensaio sobre a raiz do movimento e a natureza do impulso: motivação genuína de nossos corpos.
SERVIÇO:
Espetáculo de dança contemporânea Três
Dia 15 de novembro (quarta-feira), às 17h e às 20h
Classificação etária: 16 anos
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$15 (meia, com carteirinha ou 1kg de alimento)
Bilheteria abre no dia do evento, uma hora antes do espetáculo. Não aceita cartão
Local: Teatro Plínio Marcos, no Complexo Cultural Funarte Brasília – DF
Eixo Monumental – Setor de Divulgação Cultural (SDC), lote 2
(entre a Torre de TV e o Centro de Convenções)
Coordenação: Naedly Franco | Direção: Mickael Veloso, Rafael Gomes e Renato Fernandes | Elenco: Aline Araujo, Aline Sugai, Amanda Almeida, Ana Júlia Paiva, Anna Carolina Uchôa, Caroline Magalhães, Clara Molina, Clara Sales, Cristhin Cantarino, Fabiana Vintem, Gustavo Paiva, Isabela Bianor, Juliana Nobre, Gabriela Noé, Luana Lopes, Luig Ernani, Lívia Bennet, Márcio Junior, Micael Paiva, Naedly Franco, Poliana Araujo, Renato Fernandes, Tascio Tavares.