‘Ocupação Anticorpos’ oferece oficinas de dança gratuitas na Funarte MG

Oficinas gratuitas na Funarte MG - Divulgação

As oficinas Dança Butô, ministrada por Éden Peretta; JAM – em dança contato improvisação e A pele como testemunha: contato improvisação – ambas apresentadas por Pan Ribeiro – e, ainda, Dança e intervenção urbana, ministrada por Vinícius Amorim, estão na programação de atividades gratuitas do projeto ‘Undercurrent – do nervo à unha’, contemplado pelo Edital de Espetáculos de Artes Cênicas e Música 2018. Os encontros serão realizados na Funarte MG, no Centro de Belo Horizonte (MG).

As aulas terão início no próximo sábado, dia 26 de maio, e terminam no domingo, 3 de junho. Serão ministradas pelo coletivo Ocupação Anticorpos – investigações em dança, da Universidade Federal de Ouro Preto, em Minas Gerais (MG). Para algumas oficinas haverá inscrição e as vagas são limitadas (mais informações no serviço). As atividades são abertas aos interessados na livre experimentação em dança, contato e improvisação e ao público em geral.

Saiba mais sobre as oficinas gratuitas e as inscrições:

Dança Butô, com Éden Peretta

A oficina visa compartilhar alguns princípios técnicos e poéticos da dança Butô, criação cênica nascida no Japão após o fim da Segunda Guerra Mundial. A atividade revela em seus fundamentos tanto os elementos pré-modernos da cultura japonesa como a acidez do pensamento da contracultura europeia. A dança Butô busca ensinar possibilidades infinitas de experimentação de nossos corpos, mostrando a potência existente no encontro entre carne, escuridão e poesia.

Sobre Éden Peretta
Professor do departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto (MG) e doutor em Estudos Teatrais junto à Università di Bologna, na Itália. Parte de sua tese foi traduzida e publicada em forma de livro, pela editora Perspectiva, com o título O soldado nu: raízes da dança Butô (2015). Participou de cursos e oficinas com diferentes artistas da dança Butô, tais como: Masaki Iwana, Atsushi Takenouchi, Yumiko Yoshioka, Tadashi Endo, Imre Thormann, Yukio Waguri e Yoshito Ohno, na Europa e no Japão.

Dias: 26 e 27 de maio (sábado e domingo)
Horário: 14h às 17h
25 vagas com entrada liberada para observadores
Inscrições aqui
Mais informações: bangalodeirene@gmail.com

JAM – em dança contato improvisação, com Pan Ribeiro
Espaço livre de experimentação em dança / aberto ao público

Sobre Panmella Ribeiro
Praticou capoeira, aulas de biodança, danças circulares e yoga. Encontrou a dança contato improvisação, no ano de 2009. A modalidade é um estilo de movimento corporal e experimenta a dança como linguagem principal, na área artística e como atividade terapêutica. Graduou-se em Artes Cênicas na Universidade Federal de Ouro Preto (MG), em 2015. Atualmente, desenvolve sua pesquisa de mestrado e participa do núcleo Anticorpos – investigações em dança, grupo que se propõe à pesquisa teórico-prática em dança, desde 2012, na Universidade Federal de Ouro Preto, em Minas Gerais (MG).

Dia: 30 de maio (quarta-feira)
Horário: 19h às 21h
Participação isenta de inscrição

Mais informações: bangalodeirene@gmail.com

Dança e intervenção urbana, com Vinícius Amorim

A oficina tem como proposta desenvolver intervenções, individuais ou coletivas, no espaço urbano. As criações terão como matriz as inquietações do coletivo e de cada participante, que poderão ser geradas a partir de percepções na pele e na relação com o espaço.

Sobre Vinícius Amorim
Desenvolve trabalhos artísticos relacionados a teatro desde 2008. Suas ações tiveram início na cidade de Catanduva (SP). Criou espetáculos relacionados com a dança nessa mesma cidade e participou de diversos festivais no interior de São Paulo. Graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (MG), trabalhou com arte-terapia, teatro de rua e dança-teatro. Aprofundou sua pesquisa na área do corpo, na Université Grenoble Alpes, na França (FR). Atualmente, pesquisa dança no coletivo Anticorpos – investigações em dança. Atua, também, em produção e performance.

Dias: 30, 31 de maio e 1º de junho (quarta, quinta e sexta-feira)
Horário: 14h às 17h
15 vagas
Inscrições aqui

Mais informações:
bangalodeirene@gmail.com

A pele como testemunha: contato improvisação, com Pan Ribeiro

A oficina, segundo Pan Ribeiro, propõe um processo de investigação corporal a partir do toque, da escuta interna do movimento e da expansão das noções de peso, centro, queda, entre outras pesquisas relacionadas. Um dos objetivos da oficina é investir de sensações e percepções os movimentos. Entrar em um território de investigações próprias do corpo de cada participante, sendo todos utilizados como “dispositivos disparadores” para pesquisar os princípios da dança “contato improvisação” e também os processos na composição em cena. Criar possibilidades de mover os corpos em planos diversos na composição através do espaço. Considerar um corpo possível, permeado pelo que o cerca, sendo a pele o suporte para entrar e sair de danças em “contato improvisação”, ampliando o olhar para a “esfericidade do corpo no espaço”.

Dias: 2 e 3 de junho (sábado e domingo)
Horário: 14h às 18h
20 vagas
Público-alvo:
convite aberto aos que se interessam pela livre experimentação em dança, contato e improvisação com ou sem experiência prévia.
Inscrições aqui
Mais informações: bangalodeirene@gmail.com

Local: Funarte MG
Rua Januária, 68, Centro – Belo Horizonte (MG)
Telefone: (31) 3213 3084

Projeto contemplado pelo Edital de Espetáculos de Artes Cênicas e Música 2018