Edital Paralelos Artes Visuais Funarte: inscrições abertas

Obras do projeto Artistas Brasileiros – Monografias de Bolso – MAC Niterói (RJ) - Contemplado pela Funarte no Edital Conexão Artes Visuais 2010

A Fundação Nacional de Artes publicou no Diário Oficial da União o Edital Paralelos Artes Visuais Funarte. O processo seletivo vai gerar cadastro reserva de projetos e programas, para realização nas galerias e espaços da entidade nas cidades de Brasília, São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG). Válido para todo o Brasil, o edital está com inscrições abertas até o dia 16 de agosto.

O edital prevê diversos tipos de ações de ocupação, tais como: mostras de várias linguagens das artes visuais, inclusive performance, intervenção, poema visual e objeto, livro, vídeo-instalação, arquitetura e urbanismo, artes gráficas, experimentações audiovisuais e por meio de novas tecnologias, resultados de residências artísticas, intercâmbio via internet, programas educativos infantis, debates, palestras, oficinas com mostras, projetos em interface com outras artes e/ou áreas do conhecimento e com o meio-ambiente, o pensamento crítico e a história das arte; e várias outras “ações de livre expressão e temáticas livres” relacionadas às artes visuais contemporâneas (para ler todos os exemplos, acesse a página do edital – link abaixo).

Podem concorrer no processo seletivo pessoas físicas ou jurídicas de natureza cultural atuantes na área das Artes Visuais. As propostas podem ser inscritas em um de três módulos, cada um correspondente a uma cidade:

– Módulo 1: Atos Visuais Funarte Brasília – Espaços: Galeria Fayga Ostrower e Marquise/Entorno

– Módulo 2: Galerias Funarte de Artes Visuais São Paulo – Espaços: Galerias Flávio de Carvalho, Mario Schenberg, Centro de Convivência Waly Salomão e área externa

– Módulo 3: Funarte MG – Espaços: Galpão e área externa

Os proponentes podem optar pela ocupação de apenas um espaço ou de todos os espaços disponíveis no módulo escolhido.

O objetivo do edital é manter a ocupação dos espaços da Funarte dedicados às artes visuais, bem como promover programações que valorizem a diversidade e a liberdade das linguagens contemporâneas nesse campo, considerado como em expansão, “compreendendo múltiplas linguagens, ações, atividades e formas de expressão”.

Acesse o edital na íntegra, mais informações e links de inscrição aqui, na página do edital