Coletânea editada pela Funarte, ‘Plínio Marcos – Obras teatrais’, é lançada pelo projeto Autor na Praça

Coleção “Plínio Marcos – Obras Teatrais” - Divulgação

O Autor na Praça rumo aos 20 anos com Alcir Pécora e “Plínio Marcos – Obras Teatrais” recebe, no próximo sábado, dia 21 de julho, às 15h, o escritor Alcir Pécora e Ricardo Barros, filho de Plínio. Na ocasião, será lançada a coletânea “Plínio Marcos – Obras Teatrais”, publicada pela Fundação Nacional de Artes – Funarte. A obra é composta por seis volumes: “Atrás desses muros”, “Noites sujas”, “Pomba roxa”, “Religiosidade subversiva”, “No reino da banalidade” e “Roda de samba/Roda dos bichos”. O evento vai ser realizado no Espaço Plínio Marcos, tenda localizada no meio da Praça Benedito Calixto, em Pinheiros, na capital paulista. A entrada é gratuita.

Às vésperas de completar 20 anos do projeto Autor na Praça, os organizadores prestam uma homenagem ao autor Plínio Marcos que participou da primeira edição do evento, no ano de 1999, onde autografou a reedição do seu livro Querô – uma reportagem Maldita. Ricardo Barros, filho de Plínio, ressalta a importância dessa iniciativa do projeto, ao homenagear seu pai e suas obras emblemáticas. “Quem ler os textos vai achar que foram escritos ontem, não há 50 anos. Queremos que a obra fique disponível, para que as pessoas se informem, se emocionem e possam mudar a maneira de pensar. E que percebam que o mundo precisa de muitos dramaturgos; e de quem faça teatro, da forma que o Plínio propunha – porque de outras maneiras, sempre haverá, mas da maneira dele, precisamos de mais”, enfatiza Ricardo.

Sobre a coleção “Plínio Marcos – Obras Teatrais”, de Alcir Pécora

Coletânea inédita de peças, em seis volumes, editada pela Funarte com a última revisão de conteúdo feita pelo dramaturgo. Para essa edição foram selecionados os 29 textos concluídos pelo autor – dez deles publicados pela primeira vez. Nos seis volumes estão textos consagrados, como Navalha na carneDois perdidos numa noite sujaO Abajur lilás Quando as máquinas param. O organizador da publicação é o crítico e professor de literatura da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Alcir Pécora.

Fotos, cartazes, imagens de textos escritos à mão pelo dramaturgo e outras curiosidades – como ingressos teatrais – ilustram a obra. Essa iconografia tem a assinatura de Ricardo Barros, filho de Plínio. A atriz, ex-esposa do autor teatral e mãe de seus três filhos, Walderez de Barros, estabeleceu a versão final das peças.

Cada um dos volumes foi definido com base numa linha temática principal, “distinta em termos de significação e de composição, a ponto de ser possível destacá-la no conjunto da obra…” – explica o organizador. O volume 1, Atrás desses muros, reúne as peças cujas personagens encontram-se na prisão. O segundo livro, Noites sujas, mostra personagens sem ocupação ou subempregados, no limite da sobrevivência nas grandes cidades. O volume 3, Pomba roxa, reúne as peças que giram em torno da figura da prostituta. A quarta publicação, Religiosidade subversiva, traz as peças que o próprio autor reuniu num livro, com esse tema e com o mesmo título – e mais o texto O homem do caminho. O volume 5, No reino da banalidade, reúne textos em que se destaca a descrição dos “hábitos pequeno-burgueses” – crítica, cômica ou tragicômica. Já o sexto título, Roda de samba/Roda dos bichos, apresenta o teatro musical e também a obra infantil de Plínio Marcos.

Saiba mais

Serviço:

O Autor na Praça rumo aos 20 anos com Alcir Pécora e “Plínio Marcos – Obras Teatrais”

Lançamento da obra “Plínio Marcos – Obras Teatrais”, editada pela Funarte

Dia 21 de julho, sábado, às 15h

Evento gratuito

Local: Espaço Plínio Marcos (tenda)
Feira de Artes da Praça Benedito Calixto
Pinheiros, São Paulo (SP)

Realização: Edson Lima e Associação dos Amigos da Praça Benedito Calixto (AAPBC)