‘Música nas Américas’ entrevista o flautista chileno Alberto Almarza

Alberto Almarza, com flauta tradicional japonesa. Imagem de vídeo - site oficial do músico (CC)

O cenário atual da música de concerto e a contribuição da música latino-americana para a renovação desse panorama – seja através da produção dos compositores do continente ou pela formação de novos intérpretes, a partir de projetos que promovem a cidadania através da música – são os temas de mais uma entrevista internacional que o programa Música nas Américas transmite em sua próxima edição, no dia 16 de agosto, quinta-feira, a partir das 22h.

A conversa com o flautista chileno Alberto Almarza, que vive e trabalha nos Estados Unidos, foi gravada durante a 13ª edição do Femusc – Festival de Música de Santa Catarina, do qual ele participou como professor convidado.

Na entrevista, Almarza comenta a vitalidade da música contemporânea e sua capacidade de sensibilizar o público, e ainda como ampliar o interesse pela música, especialmente a partir do repertório dos compositores da América Latina. Ele fala também sobre a presença cada vez maior de instrumentistas latino-americanos nas orquestras e temporadas musicais da Europa e Estados Unidos.

O programa apresenta ainda algumas composições latino-americanas para ilustrar os temas abordados durante a conversa. Umas das peças destacadas por Alberto Almarza é Dúo Ami, do venezuelano Efraín Amaya, uma referência da música atual.

Efraín Amaya (Venezuela) – Dúo Ami 09’12
1. Mantra
2. La espera
3. Amadis
Alberto Almarza, flauta
Luiz Manriquez, piano

O impacto das orquestras juvenis e projetos voltados para a formação de jovens se reflete e é também reflexo da produção de compositores, como o Ensayo para Orquesta Juvenil, do compositor Fabrizzio de Negri.

Fabrizzio de Negri (Argentina) – Ensayo para Orquesta Juvenil 03’46
Orquestra Sinfônica Juvenil de Viña del Mar
Fabrizzio de Negri, regência

Las Dos Columnas, de Daniel Morgade, violonista e compositor uruguaio, é um bom exemplo de como um instrumento identificado com a nossa cultura mais popular, o violão, pode nos aproximar da música de concerto contemporânea. A gravação é do violonista brasileiro Gilson Antunes.

Daniel Morgade (Uruguai) – Las Dos Columna 04’16
Gilson Antunes, violão

A análise feita por Alberto Almarza destaca a conexão que os compositores da América Latina cultivam ou podem cultivar com o nosso tempo e identidade cultural. Para conhecer um pouco do trabalho do compositor Juan Orrego-Salas, citado por ele, o programa apresenta Tangos, para 11 instrumentos, Op 82.

Juan Orrego-Salas (Chile) – Tangos, para 11 instrumentos, Op 82 07’13
Indiana University New Music Ensemble
Harvey Sollberger, reg

Outra peça que será apresentada ao público é Danza de las bailarinas de Degas, do compositor mexicano Mario Lavista, também elogiado por Almarza.

Mario Lavista (México) – Danza de las bailarinas de Degas 07’09
Dúo México con Brio
Evangelina Reyes, flauta
Camelia Goila, piano

Serviço

Música nas Américas
Programa 11: Entrevista – Alberto Almarza
Dia 16 de agosto, às 22 horas, pela MEC-FM (99.3MHz)

O programa também pode ser ouvido, em tempo real, no site da EBC em http://radios.ebc.com.br/mecfmrio e está disponível no portal da Funarte em https://sistema.funarte.gov.br/noticias-antigas/musica-nas-americas/