No Cacilda Becker a dança retrata a água

Flyer - Site da Cia. Move de Dança

Um espetáculo coreográfico cuja proposta é mostrar vários aspectos que a água representa, num percurso contínuo de performances. Assim se define Águas, em cartaz no Teatro Cacilda Becker, da Funarte, de 30 de agosto a 2 de setembro, de quinta-feira a domingo, às 19h, com ingressos a preços populares.

O trabalho da Companhia Move de Dança soma diversas técnicas de expressão corporal, como as danças clássica, moderna e contemporânea e a capoeira, entre outras. O projeto Águas nasceu com o propósito de “promover a conscientização do significado da água e incentivar seu uso consciente”, com estreia no 8o Fórum Mundial da água em Brasília, em março.

A coreografia “segue um percurso linear sobre o relacionamento das pessoas com a água”. O espetáculo começa com a vida gerada na água, retratada numa mulher grávida, e passa por diversos conceitos que a água tem: o líquido que lava, alimenta, mata a sede e transporta; mas também a água água como parte do sagrado. Depois, o enredo mostra outro aspecto do tema: a água ligada à morte, representada pelo tsunami. Relaciona a água com a poluição, as inundações e o desperdício. Aborda a questão da disputa sobre o precioso bem; e toca no assunto do que seria o seu fim, com extinção da vida. Depois de mostrar um caos total relacionado à falta de água, representa no palco a “solução para mudança”.

Em Água, as três bailarinas da Cia. Move apresentam números sequenciados em solo, duetos e trios. Elas interagem, em entradas e saídas de cena, numa composição interligada de movimentos. A coreografia foi criada pelas próprias integrantes do grupo, Lorrainy Costa, Marllene Costa e Leticia Picheth. “O projeto consegue tocar as pessoas de uma maneira diferente”, comentam as artistas.

Sobre a Cia. Move de Dança

Criada em 2017, a companhia carioca tem como atual residência artística a Lona Cultural Carlos Zéfiro, em Anchieta, Zona Norte do Rio de Janeiro. Suas produções apresentam performances criadas a partir da combinação e mistura de diversas modalidades de dança e linguagens do corpo, como ballet Clássico, dança moderna – como o jazz –, contemporânea, inclusive movimento livre, e capoeira. “É um trabalho conjunto de profissionais diferentes em muitos aspectos: faixa etária, personalidades e experiências”, destacam as bailarinas, acrescentando que cada uma delas é especializada numa espécie de expressão corporal específica.  “A arte tem o poder de entrar por meios da sensibilidade do ser humano. Fazendo com que as pessoas reflitam mais profundamente, e tomem a atitude de uma mudança. Um movimento pra todas as pessoas, criando assim uma consciência, em todas as idades”, opinam.

Águas

Espetáculo coreográfico

De 30 de agosto a 2 de setembro, de quinta-feira a domingo às 19h

Ingressos: R$ 20. Meia-entrada: R$ 10
Duração: 43 minutos
Classificação indicativa etária: 10 anos

Concepção e interpretação: Cia. Move de Dança – Lorrainy Costa, Marllene Costa e Leticia Picheth
Direção de Luz: Arnaldo Costa

Teatro Cacilda Becker
Funarte
Rua do Catete 338 – Catete – Rio de Janeiro (RJ)
Próximo ao Metrô Largo do Machado
Tel.: (21) 2265-9933

Apoio: Fundação Nacional de Artes – Funarte | Ministério da Cultura

Assista ao video aqui

Mais informações
www.ciamovededanca.com.br
cia.move.danca@gmail.com
(21) 983620191 e (21) 991208214

Mais informações sobre o Teatro Cacilda Becker
Coordenação de Dança – Ceacen – Funarte: dança@funarte.gov.br