Espanhol Eduardo Torroja ministra oficina de repertório coreográfico no Teatro Cacilda Becker, no Rio

Eduardo Torroja no Cacilda Becker - Divulgação

De 7 a 9 de setembro, o Teatro Cacilda Becker, no Largo do Machado, Zona Sul do Rio, recebe o espanhol Eduardo Torroja. O artista vai ministrar uma oficina de repertório coreográfico destinada a bailarinos e atores com experiência em teatro físico.

Os interessados vão trabalhar com uma série de conceitos: tensão, instinto, caos, sensualidade, risco, confiança, proteção, dependência, poder, estratégias, neutralidade, extremos físicos, entre outros. O vocabulário também será usado como ponto de partida para o desenvolvimento do trabalho coreográfico dos participantes.

Um dos objetivos da oficina é ensinar um pouco da linguagem e do repertório da Cia. Ultima Vez, bem como o movimento como ato teatral. O repertório energético e físico das três primeiras peças da Cia, What The Body Does Not Remember, Les porteuses de mauvaises nouvelles e The weight of a hand são trabalhados nas aulas. Os participantes vão se aproximar do processo de criação das peças desde a origem do material, passando por suas transições, até o resultado final.

A oficina de repertório coreográfico da Cia. Ultima Vez, com Eduardo Torroja, será realizada nos dias 7, 8 e 9 de setembro (sexta, sábado e domingo), das 9h30 às 14h30, no Teatro Cacilda Becker. Os interessados podem obter informações através do e-mail contato@philipina.art.br ou fazer a inscrição por meio desse link aqui

Sobre o ministrante

Eduardo Torroja nasceu em Madri, na Espanha, onde estudou dança e teatro. Mudou-se para Bruxelas e fundou a Cia. Ultima Vez, com Wim Vandekeybus (1986). Colaborou como assistente de coreografia, formador e intérprete para as primeiras produções: What the body does not remember (1987), Les Porteuses de Mauvaises Nouvelles (1989), The weight of a hand (1990), e no filme Roseland (1991). Colaborou como assistente artístico em Blush (2002) e Sonnic Boom (2003).

Dançou na Cia. Rosas, de Anne Teresa De Keersmaeker, nas peças Erts e Mozart – Concertaria: Un Moto di Gioia (anos 1990). Trabalhou como ator na Cia. Needcompany, de Jan Lauwers e Grace Ellen Barkey, nas montagens Rood-Red-Rouge, Morning Song, The Miraculous Mandarin, Calígula e Rei Lear.

Dirigiu a remontagem das peças da Cia. Ultima Vez: What The Body Does Not Remember (1995, 2002 e 2013), Les Porteuses de Mauvaises Nouvelles (2004) e fragmentos de What The Body Does Not Remember (2016) para o Teatro Bielefeld, na Alemanha. Ensinou Hands para os alunos da Performing Arts Research and Training Studios — P.A.R.T.S, de Bruxelas, e IT Dansa, de Barcelona; além de Frisking para os alunos da Escola Estadual de Atenas e para os estudantes da Jeune Ballet Européen.

Ensinou duo de Les Porteuses de Mauvaises Nouvelles para os alunos do Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris. Ministrou oficinas de repertório da Cia Ultima Vez, em cidades como: Bruxelas, Madri, Amsterdã, Leuven, Volgograd, Paris, Nova Iorque, Atenas, Sevilha, Roterdão, Lisboa, Tóquio, Barcelona, São Paulo, Salzburgo, Seul, México, Costa Rica, entre outras.

Serviço:

Oficina de repertório coreográfico da Cia. Ultima Vez, com Eduardo Torroja

Dias e horários: 7, 8 e 9 de setembro (sexta, sábado e domingo), das 9h30 às 14h30

Informações e inscrições: contato@philipina.art.br ou através desse link aqui

Teatro Cacilda Becker
Rua do Catete, nº 338.
Largo do Machado, Rio de Janeiro, (RJ)
Próximo à Estação Largo do Machado do Metrô
Informações: (21) 2265-9933