Funarte MG: oficina sobre a montagem ‘Não é nada disso’

Folheto (edição)

A Funarte MG, no Centro de Belo Horizonte (MG), recebe a oficina Lab.solar – O Corpo Sutil na Preparação Corporal de Atores, com ator e psicólogo Filipe Arêdes, no dia 20, terça-feira, às 19h, com entrada franca. A ação integra o projeto Não é Nada Disso, do Grupo Batatas e Carambolas, selecionado no Laboratório da Cena Funarte 2018.

A atividade consiste na mostra sobre o processo de preparação corporal do espetáculo, realizada pelo ministrante. Na atividade, a proposta dele é a experimentação e compartilhamento de sua pesquisa que relaciona o trabalho dos atores ao estudo do chamado “corpo sutil” – segundo várias correntes espiritualistas, este seria uma energia, com forma semelhante à do corpo humano, fundida a este (também conhecido como “duplo etérico”). A análise envolve ainda o “sistema dos chakras” – centros de energia invisíveis, localizados nesse corpo e em outros “corpos” também imperceptíveis aos sentidos (de acordo com o espiritualismo).

A oficina tem como proposta permitir, por meio de exercícios de consciência e expressão corporal, improvisações e meditação, uma vivência integrada do corpo, proporcionando brilho nesse corpo energético, com consequências benéficas para a mente e o chamado “corpo físico” – como o reforço da vitalidade e da presença de palco. “O processo de criação no Teatro Contemporâneo é, também, um processo de experimentação de si. E a nossa proposta é integrar essa visão holística do corpo na formação de atores”, explica Filipe Arêdes.

Ele é ator, formado pelo Teatro Universitário (TU) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É atuante no campo da saúde mental, como artista e como psicólogo. Ao longo da sua formação, dedicou-se ao trabalho corporal, por meio do estudo da dança contemporânea e da técnica “contato improvisação” – prática corporal de improviso com foco na relação, o encontro entre as pessoas além das palavras e sem predefinição de lógica e significado nos movimentos.

Arêdes trabalhou com o Núcleo de Criação e Pesquisa Sapos e Afogados – que realiza oficinas de teatro na Rede Pública de Saúde Mental de Belo Horizonte (MG) – como assistente de direção, criando o espetáculo de dança-teatro Caminho.

As investigações e o trabalho do ministrante dialogaram com o campo da performance e intervenção urbana. Nele o ator desenvolveu pesquisas sobre ‘espaço’ e ‘subjetividade’, com o coletivo Entrespaços. Atualmente, suas análises passam pelo trabalho corporal, pelas chamadas “experiências rituais” e pela dança, como experiência de êxtase.

Há apenas 20 vagas. As inscrições podem ser realizadas por meio do e-mail: batatasecarambolas@gmail.com.

Encontro de Dramaturgia

No dia 27/11 Às 19h30, o projeto contará com um encontro de dramaturgia. Nele, o autor, César Macedo vai expor o processo de escrita da peça Não é Nada Disso, juntamente com atores do Grupo Batatas e Carambolas, cujas experiências ajudaram a compor o texto.

Projeto Não é Nada Disso
Selecionado no programa Laboratório da Cena Funarte 2018

Atividades de compartilhamento – novembro

Entrada franca

20, terça-feira, às 19h – Lab.solar – O Corpo Sutil na Preparação Corporal de Atores
Oficina com Filipe Arêdes

27/11 19h30 – Encontro de Dramaturgia
Com César Macedo

Nº de vagas: 20
Inscrições por meio do e-mail: batatasecarambolas@gmail.com

Ficha Técnica do projeto
Dramaturgia: César Macedo
Direção: Lucas Emanuel
Preparação Corporal: Filipe Arêdes
Elenco: Laura Cerqueira, Lucas Barbosa, Raquel Pessoa, Tiago Carneiro e Yuri D`Agostini

Realização: Grupo Batatas e Carambolas

Mais informações e contato – rede social do coletivo: www.facebook.com/grupobatatasecarambolas

Contato com a Funarte MG: funartemg@funarte.gov.br