A Fundação Nacional de Artes realiza, no dia 10 de dezembro, segunda-feira, a partir das 9h, no auditório da sobreloja do edifício-sede da entidade, no bairro Cidade Nova – Rio de Janeiro (RJ) – , o Painel de Coros Funarte. A participação é gratuita, com inscrições limitadas à lotação do espaço. As apresentações do coral são abertas ao público e tem entrada franca, independente de inscrição. No dia 10, às 17h, será o Coral Tom na Caixa – das Associações da Caixa Econômica Federal do Rio de Janeiro.
Esse encontro entre regentes ou representantes de corais tem como alvo, pela primeira vez, promover a troca de experiências e a criação de uma rede, que interligue esses grupos. A programação inclui debates e apresentações de dois grupos, entre eles, o Madrigal Contemporâneo.
A data foi escolhida também em comemoração ao Dia Internacional do Coro, comemorado na véspera, dia 9. “A Funarte convida para o Painel todos os tipos de conjunto coral, incluindo os profissionais, que integram igualmente o panorama da vida musical”, diz o Centro da Música da Funarte, responsável pela ação. Foram disponibilizadas 70 vagas. O acesso à página de inscrições está abaixo.
Programação
- 9h às 12h – Debate
Tema: O Coro como Instrumento de Cidadania e Participação da Sociedade - 12h – Apresentação – Madrigal Contemporâneo
- 12h30 – Almoço
- 14h às 17h – Debate
Tema: A Criação de uma Rede de Coros
17h – Apresentação – CORAL TOM NA CAIXA – aberto ao público. Entrada franca
O objetivo da rede a ser formada no encontro é “dar organicidade ao movimento coral” e “dinamizar a troca de experiências e a prática coral, como recurso de vivência e aprendizado musical, mais direto e simples para qualquer pessoa”, visto que basta se dispor a cantar para ter acesso a uma prática coral, sem depender de instrumento e de muitos anos de aprendizado técnico – acrescenta o Cemus.
O programa conta com a parceria da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.
Coral: o mais fácil contato com a música
O coordenador de música de concerto da Funarte, o maestro e apresentador José Schiller, explica que, no tema” O Coro como Instrumento de Cidadania e Participação da Sociedade, a destaca-se o sentido recreativo e cultural da prática coral, como uma forma fácil e direta de participação de qualquer pessoa: “Existem coros de amadores, de colégio, de empresa, de clubes e de igreja. “Participar deles não exige estudo vocal e a própria voz é o instrumento. Isso faz do canto a maneira mais acessível de contato com a música. É o caminho mais simples de participação da sociedade na vida musical”
Com o evento, o Centro da Música da Funarte tem como propósito. Desenvolver as políticas públicas para essa área da música, assim como faz nas outras, para apoiar as diversas linguagens musicais e os músicos ligados a todos os gêneros; estimular o intercâmbio artístico e a prática musical; e promover a integração da cultura musical brasileira com a sociedade.
Painel de Coros Funarte
10 de dezembro de 2018 – a partir das 9h
Rio de Janeiro (RJ)
Inscrições gratuitas, com vagas limitadas (70 lugares), até o dia 5 de dezembro
As apresentações do coral são abertas ao público e tem entrada franca, independente de inscrição
Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte
Parceria: Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro
Local: Funarte – Sede
Edifício Teleporto – Avenida Presidente Vargas, nº 3131 – Sobreloja – auditório
Cidade Nova – Rio de Janeiro (RJ)
Mais informações
Tel: (21) 2279 8105
cemus@funarte.gov.br