II Bienal da Escola Nacional de Circo começa dia 9 de maio, com espetáculos gratuitos para o público

II Bienal da ENC - Crédito: Micael Bergamaschi

Jovens artistas formados pela Escola Nacional de Circo, da Fundação Nacional de Artes – Funarte, se apresentam ao público a partir da próxima quinta-feira, dia 9 maio, durante a II Bienal da ENC. Na programação, quatro espetáculos que marcam a formação de dois anos da segunda turma do Curso Técnico em Artes Circenses. Reconhecido pelo Ministério da Educação, o curso é resultado da parceria entre a ENC e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). A programação se estende até o dia 19 de maio, domingo, com entrada gratuita, nas dependências da Escola, na Praça da Bandeira, Zona Norte do Rio.

Os 49 alunos do Curso Técnico em Artes Circenses apresentam quatro espetáculos: A travessia (dias 9 e 18 de maio, às 20h); Tomorrow Land (dias 10 e 17 de maio, às 20h); Pluma (dias 11 e 16 de maio, às 20h) e O bom café (dias 12 e 19 de maio, às 19h). As montagens complementam o processo criativo desenvolvido por quatro meses sob a direção geral de Roberto Magro, com direção de arte de Pedro Paulo Arruda, direção musical de Simon Thierrée e coreografia de Ileana Ortega.

No dia 13 de maio, segunda-feira, uma cerimônia e um espetáculo especial comemoram os 37 anos da Escola Nacional de Circo, instituição de ensino, pesquisa e extensão, que ao longo de sua história promove e difunde as artes circenses em suas mais variadas formas.

Durante a II Bienal da Escola Nacional de Circo haverá também uma exposição fotográfica de Micael Bergamaschi e o lançamento do livro Variações, 8 Espetáculos de um Circo em Movimento sobre processos criativos desenvolvidos na ENC. A Bienal é uma realização da Fundação Nacional de Artes – Funarte, com apoio do Institut Français do Brasil, do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro e do Pôle National des Arts du Cirque Méditerranée – Archaos.

Ao longo de sua trajetória, a ENC contou com a colaboração de várias instituições internacionais, que contribuíram de diferentes maneiras para a construção deste processo de formação, entre as quais: Institut Français, Pôle National des Arts du Cirque /CREAC/Archaos (França), Pôle National Cirque et Arts de la Rue Cirque d’Amiens/ École du Cirque Jules Verne (França), Centre des Arts du Cirque de Toulouse/Le Lido (França), Institut National des Arts du Music-Hall (França), Académie Fratellini (França), La Grainerie (França), National Centre for Circus Arts (Inglaterra), École Supérieure des Arts du Cirque/ESAC (Bélgica), Swissnex Brazil (Suiça), Haute École de Musique Lausanne HEMU (Suiça), Cirque du Soleil (Canadá), École Nationale de Cirque (Canadá), Instituto Nacional de Artes do Circo (Portugal), Escola de Circo do Chapitô (Portugal), Escuela de Circo Carampa (Espanha), Central Del Circ (Espanha), Istituto Italiano di Cultura, Sarabanda Associazione (Itália), Scuola Di Circo Vertigo (Itália), FLIC Scuola Di Circo Torino (Itália), Universidad Nacional de San Martin (Argentina), Escuela Municipal de Artes Urbanas Rosario (Argentina), El Circo Del Mundo (Chile) e Circo Social Quito (Equador).

Sobre o Curso Técnico em Artes Circenses

O Curso Técnico em Artes Circenses da Escola Nacional de Circo foi reconhecido pelo Ministério da Educação, através da Resolução nº 11, de 2 de abril de 2015, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, em virtude de um convênio firmado entre essa instituição e a Fundação Nacional de Artes – Funarte. O curso é oferecido na modalidade presencial e integral, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, nas dependências da ENC, incluindo serviço gratuito de alimentação e bolsa de estudos para todos os alunos. Nesse sentido, a Bienal também cumpre um importante papel: durante o evento, a Escola Nacional de Circo/Funarte poderá mostrar à comunidade circense e à sociedade o resultado do investimento público e o cumprimento de sua missão institucional na formação de artistas de circo.

II Bienal da Escola Nacional de Circo
De 9 a 19 de maio de 2019 

Ficha Técnica
Produção Executiva: Carlos Vianna (Coordenador da Escola Nacional de Circo)
Direção Geral: Roberto Magro
Direção de Arte, Cenografia e Figurinos: Pedro Paulo Arruda
Direção Musical: Simon Thierrée
Direção Técnica: Paulo Henrique Pereira
Coreografia: Ileana Ortega Estrada
Assistente de Direção: Alice Tibery Rende 

Programação

  • Espetáculo A travessia
    Dias 9 de maio (quinta-feira) e 18 de maio (sábado), às 20h 

Sinopse: A viagem de um jovem recém-chegado a um mundo aparentemente frio e imóvel. Conseguirá o novato superar as provas que o aguardam, integrando-se plenamente a esse seu novo mundo? Uma fábula moderna para reencontrar uma das tantas iniciações com as quais somos confrontados ao longo de nossa vida. 

Elenco: Alify Batista, Clovis H.A.S., Davi Ferreira, Freddy Caro, Giovana Yoshino, Iago Richard, Luan Vieira, Lucas Ayres, Maiander Chagas, Mell Farias, Raphael Silva, Ravana Alexandrino e Thiago Souza 

  • Espetáculo Tomorrow Land
    Dias 10 de maio (sexta-feira) e 17 de maio (sexta-feira), às 20 h 

Sinopse:  A um grupo de jovens foi proposto um experimento: fazer uma festa infinita, buscando nunca parar de se divertir até morrer. Uma festa eterna para esquecer a extrema solidão na qual estamos nos afundando cada vez mais.

Elenco: Alexander Cabeza, Antônio Silva, Bástian Arrieta, Caroline Gomes, Cecilia Figueiredo, Denise Torres, Eliel Dias Soares Junior, Erickson Almeida, Thaylane Fortuna, Linda De Berardinis, Mellina Fioretti, Pedro Elias e Tamara Figueiredo

  • Espetáculo Pluma
    Dias 11 de maio (sábado) e 16 de maio (quinta-feira), às 20 h

Sinopse: Há uma força que existe, ainda que invisível. É uma atração que liga todos os seres e objetos do universo. É a gravidade que se estende de cada corpo em todas as direções do espaço, até uma distância infinita. Um grupo de jovens se encontra para estudar seus efeitos sobre a condição humana.    

Elenco: Agostina Roggero, Camila Basterra, Gabrielle Evangelista, Illyusha Montezuma, João Lucas Cavalcanti, João Paulo de Paiva Sales, Jonathan Nogueira, Juliete Schultz Silva, Rafael Mendonça, Roberto Willcock, Vitor Lima e Vitor Barros

  • Espetáculo O bom café
    Dias 12 de maio (domingo) e 19 de maio (domingo), às 19h

Sinopse: A história de uma cafeteria que não recebe nenhum cliente há muito tempo. Que ingrato o destino de se preparar a cada dia para receber alguém que no final não chegará mais! Seria este o destino de quem continua a amar as velhas maneiras e um velho e bom café?

Elenco: Adriani Carneiro, Lukas Edson, Grace Wanke, Holly Sev, Luísa Bonadia, Luísa Rodrigues, Rachid Dragon, Samuel Conti, Vanessa Calado e Vinicius Marques (Participação Especial: Alisson Almeida)

  • Espetáculo de Aniversário de 37 anos da Escola Nacional de Circo
    13 de maio (segunda-feira), às 20h

Escola Nacional de Circo
Rua Elpídio Boamorte s/nº – Praça da Bandeira – Rio de Janeiro (RJ)
Tel: (21) 2504-5320

Entrada gratuita