Brasília recebe obra que sugere objetos caídos do espaço

Objetos caíram do espaço? Essa é a ideia básica da instalação de esculturas Elementos de Risco (Evento de Impacto), de Geraldo Zamproni, próxima obra a ser exposta no gramado da Funarte Brasília. – fruto de projeto contemplado no Edital Paralelos Artes Visuais Funarte – no dia 9 de maio, quinta-feira, das 11h às 15h, com a presença do artista. Gratuita, a visitação será aberta entre os dias 10 de maio, sexta, e 9 de junho.

Uma característica que representa a queda de objetos espaciais é um “rastro” que o artista esculpiu na terra, adjacentes às esculturas. O artista revela a velocidade e a força do impacto. Por isso, e também pela forma, os elementos podem se parecer com meteoros, ou até asteroides, num primeiro momento. Mas num segundo olhar o visitante percebe do que são feitas essas coisas; e que, na verdade, não se parecem com pedras vindas do espaço, ou algo assim. “Elas são feitas de tapumes de madeira, materiais improvisados até precários”, revela Zamproni.

Ele explica que o termo “risco”, que ilustra o título, tem nele dupla validade simbólica: refere-se também, segundo o artista, a “objetos intrusos” que “viajam” até a capital do Brasil. Porém, o nome também remeteria ao próprio material de que são constituídas as peças: madeiras frágeis, desde sua criação, “incapazes de resistir ao impacto que simulam”.

Sobre o artista

Brasileiro, Geraldo Zamproni mora em Curitiba (PR). Com formação em arquitetura e urbanismo, suas obras tem como objetivo “alterar visualmente o espaço que as rodeiam, explorando a relação entre objeto, ambiente e observador”. O artista diz que, em síntese, seu trabalho leva “provocações aos limites e inconsequências das ações humanas”. Ele busca criar estruturas que se relacionam espacialmente com o meio onde são instaladas; além de instigar reflexões sobre o uso do espaço. Também procura acrescentar humor, por vezes mensagens críticas, às suas obras. Entre as exposições que participou, destacam-se: Heysen Sculpture Biennial – Adelaide (Austrália), 2019; Sculpture by The Sea – Sydney (AUS), 2014/15/16; Aarhaus (Dinamarca), 2015; RomArt – Roma (ITA), 2015; Prêmio Funarte de Arte Contemporânea – Brasília, 2011.

Geraldo Zamproni
Elementos de Risco (Evento de Impacto)

Instalação artística

Complexo Cultural Funarte Brasília – gramado no entorno
Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural, Brasília (DF) – entre a Torre de TV e o Centro de Convenções)

Abertura: 9 de maio de 2019, quinta-feira, das 11 às 15 h
Visitação: de 10 de maio a 9 de junho

Entrada Franca
Este projeto foi contemplado no Edital Paralelos Artes Visuais Funarte, em 2018.

Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte/ Ministério da Cidadania

Mais informações
Tels.: (61) 2099-3076 / 2099-3079

Leia mais aqui sobre o Edital Paralelos Artes Visuais Funarte