Em cartaz de 21 a 23 de junho, sexta a domingo, às 19h, na Funarte MG, em Belo Horizonte, o espetáculo Jornada reúne no palco três atrizes de diferentes gerações do teatro mineiro – Camila Morena, Gláucia Vandeveld e Juliana Martins. As três já trabalham juntas há alguns anos como professoras de teatro, mas se unem dessa vez para uma empreitada artística ao lado do diretor e dramaturgo Vinícius Souza. Na peça, eles experimentam uma cena teatral minimalista, com poucos recursos cênicos, expondo de forma crua e direta o trabalho de interpretação e performance das atrizes. A montagem é realizada através da Plataforma Planos Incríveis.
Jornada se divide em três partes, em cada uma delas o espectador se aproxima, sob diferentes formas, da narrativa, das personagens e, principalmente, das próprias atrizes que as interpretam. Nesse caminho, retratos e questões da mulher contemporânea são vivenciados em cena: do riso ao choro, do afeto à raiva, da festa ao protesto. Questões como o corpo, o tempo, o amor, a liberdade e a luta contra o patriarcado são compartilhadas e debatidas no palco.
Em um formato que foge ao tradicional, Jornada recorre ao improviso e à performance do elenco para revelar ao público o processo criativo e como cada uma dessas mulheres vivencia a obra. Imagine uma peça de teatro que você não teve a oportunidade de assistir. Mas você teve acesso a alguns ensaios onde as atrizes improvisavam cenas; pode assistir o contato delas com o texto da peça, e pode vê-las aos poucos dando forma às suas personagens e a uma ficção; e por fim, pode assistir a uma entrevista onde elas falam sobre a peça, sobre a arte e a vida. É esse o jogo de Jornada. É como se a peça tivesse que ser encenada pelo espectador, já que o que ele assiste são as bordas dessa peça, aquilo que ficou escondido na sala de ensaio ou que foi exposto através de uma coletiva de imprensa.
Sobre a peça
Três mulheres, de diferentes idades e perfis, se encontram numa viagem para outro país. Um acidente no percurso faz com que elas tenham que passar um tempo juntas, se conhecerem mais e enfrentarem o escuro que as ronda.
Jornada estreou em Belo Horizonte (MG) em janeiro deste ano, como parte da programação do festival Verão Arte Contemporânea VAC 2019; fez curta temporada no Galpão Cine Horto em maio; e volta agora em junho para nova curta temporada na Funarte MG.
Sobre a plataforma
Planos Incríveis é uma plataforma de criação artística que concebe e produz projetos que reúnem artistas de diferentes gerações e perfis artísticos. Dirigida pelo artista mineiro Vinícius Souza e inaugurada em 2017 com o espetáculo Os Indicados, a plataforma combina o modo de produção independente com a criação artística colaborativa e horizontal. Apesar de não se limitar a uma estética ou linguagem específica, os trabalhos teatrais da plataforma são reconhecidos através do minimalismo cênico, da proximidade com o espectador, da fricção entre drama e performance e da aposta em uma dramaturgia de formas e temas contemporâneos.
Ficha Técnica
Atuação: Camila Morena, Gláucia Vandeveld e Juliana Martins
Direção e dramaturgia: Vinícius Souza
Colaborações artísticas: Lydia del Picchia e Marcelo Castro
Direção de arte: Luiz Dias
Luz: Jésus Lataliza
Trilha: Patrícia Bizotto
Produção: Bruno Lelis e Planos Incríveis
Operação de luz: Gabi Zane
Fotos: Alexandre Hugo e Ethel Braga
Vídeo: Mirela Persichini
Realização: Planos Incríveis
Serviço
Jornada
De 21 a 23 de junho – sexta a domingo, às 19h
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada)
Duração do espetáculo: 2h, com intervalo
Classificação indicativa: 14 anos
Funarte MG
Rua Januária, 68 – Centro – Belo Horizonte (MG)
Telefone: (31) 3213 3084