Abertas as inscrições para oficinas gratuitas de artes cênicas em Belo Horizonte, na Funarte MG

Programa Funarte de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas 2019

A Funarte MG, em Belo Horizonte, recebe em julho duas oficinas gratuitas que integram o Programa de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas da Fundação Nacional de Artes. De 3 a 7 de julho, o ator e dramaturgo Marcos Coletta ministra a oficina ‘Palavras Performadas: como habitar a dramaturgia?’. Em seguida, de 10 a 14 de julho, será realizada a oficina ‘Preparação Corporal – por meio da dança contemporânea e de jogos de improvisação cênica’ com a bailarina, coreógrafa e professora Mônica Tavares.

As inscrições para a oficina ‘Palavras Performadas’ estão abertas até o dia 2 de julho e para a oficina ‘Preparação Corporal’ até 9 de julho, somente pela internet, no link abaixo. As vagas são limitadas.

Faça aqui a sua inscrição

Sobre as oficinas

Oficina Palavras Performadas: como habitar a dramaturgia? – Com Marcos Coletta
A oficina é direcionada a atores, escritores, dramaturgos, performers, diretores e estudantes de Artes Cênicas. São disponibilizadas 12 vagas. O objetivo é desenvolver ideias e métodos de criação dramatúrgica a partir de exercícios práticos de escrita, leitura e experimentação cênica. O participante poderá partir de textos e projetos pessoais já em andamento ou iniciar uma escrita inédita durante a oficina. A atividade parte de propostas individuais para lançá-las na dialética do coletivo.

Pensar a escrita cênica como uma obra autônoma, antes mesmo de se tornar um espetáculo, é a premissa para que um texto se configure como uma experiência artística no momento mesmo de sua escrita e leitura. Performar um texto teatral é dar-lhe causa e consequência sem que necessite ser posto em cena. Essa oficina busca explorar a potência cênica e sinestésica da palavra a partir da pergunta/provocação: como habitar a dramaturgia?

Marcos Coletta é ator, dramaturgo, escritor e pesquisador teatral. Formado pelo Curso Técnico de Formação de Atores do Teatro Universitário da UFMG; licenciado em Teatro pela UFMG; Mestre em Artes/Artes Cênicas pela EBA/UFMG. Desenvolve trabalhos como ator, diretor, dramaturgo e pesquisador. Cofundador do Grupo Quatroloscinco. Integrou o Mayombe Grupo de Teatro, a Uma Companhia de Improvisação e foi ator convidado da Cia Drástica de Artes Cênicas. Desde 2011, integra a equipe do Galpão Cine Horto, onde coordena o Centro de Pesquisa e Memória do Teatro e faz parte da equipe de curadoria de projetos. Como dramaturgo é autor ou coautor dos textos É só uma formalidade (2009); A pequenina América e sua avó crifrada de escrúpulos (2010); Outro Lado (2011); Anã Marrom (2013); Humor (2014); Ignorância (2015); Origami (2015); Rosa Choque (2015); Fauna (2016) e Projeto Maravilhas (2018). Também colaborou como dramaturgo em espetáculos do Galpão Cine Horto, Grupo Trama, Cia Luna Lunera e outros. Venceu o prêmio Sesc/Sated de Melhor Texto Inédito em 2010 e possui outras cinco indicações a prêmios nesta categoria. Ministrou oficinas de atuação, criação coletiva e dramaturgia em 13 estados brasileiros.

Oficina Preparação Corporal – por meio da dança contemporânea e de jogos de improvisação cênica – Com Mônica Tavares
A oficina tem como público-alvo estudantes de Artes Cênicas e disponibiliza 15 vagas. O objetivo do curso é oferecer aos participantes a prática de exercícios que exploram a consciência corporal vindos da dança e dos jogos de improvisação – corporais e teatrais, com foco na totalidade expressiva corpo-voz em cena.

A bailarina, coreógrafa e professora Mônica Tavares acredita que por meio desses exercícios é possível abrir caminho para a ampliação da consciência corporal do indivíduo que busca um melhor entendimento e expressão de seu corpo para a cena. “Na crença de que voz é corpo, busco introduzi-la na prática, tanto nas improvisações como na utilização de textos para que o corpo possa se expressar em sua totalidade”.

Mônica Tavares é artista de Belo Horizonte (MG) com formação em dança, teatro e canto. Professora de dança moderna/contemporânea, jogos de improvisação cênica; preparadora corporal, coreógrafa e diretora cênica. Graduada em Psicologia pela PUC MG. Mestre em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília – UnB.

Bailarina dos grupos e companhias de dança: Trans-Forma Grupo Experimental de Dança (1979 a 1981) e Grupo Oficina – Trans-Forma (1982 e 1983); Baleteatro Minas (1983, 1985 a 1987); 1984: estudante de intercâmbio nos EUA, onde deu aulas de dança moderna e dançou pela escola South Dakota School of Dance; Grupo de Dança 1º Ato (1988 a 1998), onde foi também professora de dança contemporânea na 1º Ato Escola de Dança nos anos de 1995 e 1996; Benvinda Cia de Dança (1998 e 1999); Meia Ponta Cia de Dança (2002 a 2004). Assistente de direção, de coreografias e ensaiadora da Cia de Dança Palácio das Artes (2004 a 2007).

Especialização profissional na escola de teatro HB Studio em Nova York (EUA) pela Bolsa Virtuose – Ministério da Cultura (1999 a 2001) com o projeto Atuação, corpo e voz. Seu primeiro trabalho como cantora foi ao lado da cantora Beth Leivas no Projeto Trampolim da Babaya Escola de Canto, no show O que Deus fez tá feito, dirigido por Rosana Brito em 2003. Produziu e atuou nos shows como cantora cênica em O que tá tendo pra hoje em 2008 (Belo Horizonte/MG), Perto de Mim em 2010 (Rio de Janeiro/RJ), Entre com o músico e compositor Rubens Kurin para a Mostra de Dança Klauss Vianna em BH, 2011.

Preparadora corporal dos músicos da Orquestra Brasileira do Rio de Janeiro nos anos de 2010 e 2011. Direção teatral e preparação corpo-voz da cena Dois Pontos no RJ com as atrizes Laura de Castro e Fernanda Bontempo, ganhando os prêmios: Melhor Trabalho Corporal no 1º Festival de Esquetes da Escola de Teatro Martins Penna em 2013; Prêmio Especial do Júri – Pesquisa Cênica, no Festival Niterói em Cena em 2012 e prêmio Esquete Revelação – Pesquisa no XI Festival de Esquetes Elbe de Holanda, Ilha do Governador/RJ em 2011.

Professora substituta no Teatro Universitário da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG nos anos de 2017 e 2018. Dirigiu o espetáculo de formatura da escola em 2018, Eia, com temporada na Funarte no mês de dezembro daquele mesmo ano. Ainda em 2018, fez a edição do nº 8 da revista on-line Dramaturgias – Universidade de Brasília (UnB), em parceria com o professor Tarcísio Ramos (UFMG) – Tema: Dramaturgia e Dança.

Serviço 

Oficina “Palavras Performadas: como habitar a dramaturgia?” com Marcos Coletta  
De 3 a 7 de julho | De quarta a domingo, das 14h às 18h

Carga horária: 20h
Público-alvo: atores, escritores, dramaturgos, performers, diretores e estudantes de Artes Cênicas
Gratuito

Oficina “Preparação Corporal – por meio da dança contemporânea e de jogos de improvisação cênica” com Mônica Tavares
De 10 a 14 de julho | De quarta a domingo, das 14h30 às 18h30

Carga horária: 20h
Público- alvo: Estudantes e profissionais das Artes Cênicas
Gratuito

Observações 
É necessário:
– Estar apto(a) para execução de exercícios físicos;
– O uso de calça e camisa de malha para o exercício corporal.

Não será permitida a entrada após 15 minutos do início da prática.
Não será permitido o uso de celulares durante as práticas.

Link para inscrições:
https://forms.gle/4UiezCu3PuCmKZhz9

Funarte MG
Rua Januária, 68 – Centro – Belo Horizonte (MG)
Telefone: (31) 3213 3084