Funarte realiza oficina de produção e administração de projetos de artes cênicas

A Fundação Nacional de Artes – Funarte realiza, em julho, a Oficina de Produção e Administração de Projetos Culturais, na sede da Funarte, no Centro do Rio de Janeiro. A produtora, gestora e atriz Cacau Gondomar ministra as aulas do dia 15 ao dia 19 de julho e do dia 22 ao dia 23 de julho. A ação pertence ao Programa Funarte de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas 2019. Gratuitas, as inscrições estão abertas até o dia 7 de julho.

O curso tem como objetivo transmitir noções gerais de produção e gestão de projetos culturais no campo artístico que alcança teatro, dança e circo. Para isso, foram destacados os seguintes temas:

– Missão, planejamento, projetos, leis de incentivo, editais, captação de recursos, planos de mídia, produção executiva, projetos de acessibilidade, democratização de acesso, prestações de contas.
– Técnicas e processos para a elaboração de projetos culturais, princípios básicos a editais públicos de cultura, atualizações das leis de incentivo à cultura;
– Definição de conteúdos básicos para elaboração de projetos;
– Formatação de planilhas (orçamentárias, cronogramas, planos de trabalho, planos de distribuição de produtos culturais, etc.);
– Noções básicas para a apresentação de projetos (leiautes e conteúdos).

Aberta ao público em geral, a atividade é destinada principalmente a produtores culturais, artistas, estudantes de artes cênicas.  A carga horária é de 30h/aula. São disponibilizadas 40 vagas.

Sobre a ministrante

Cacau Gondomar é produtora cultural e atriz, pós graduada em gestão comercial, e designer. Atua no mercado cultural há 20 anos. Destacam-se entre seus trabalhos: Rádio Nacional – As Ondas que Conquistaram o Brasil (2006/2008); preservação da Coleção O Malho – digitalização, conservação e restauração, recuperação das informações (2007/2008) – La Boheme (2008) – no Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Centenário do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (2009); O Bem do Mar (2009) – musical Antonio De Bonis e Douglas Dwight; Marlene Dietrich – As Pernas do Século (2010 / 2011) – de Aimar Labaki, com direção de William Pereira; A Eva Futura (2011) – Com Pedro Paulo Rangel, Larissa Maciel e Bruno Ferrari. Lançamento do CD Orquestra Criôla – Subúrbio Bossanova (2012/2013); Lago dos Cisnes (2013) – no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Recebeu o Prêmio do Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude (Cbtij) – 2014 de Melhor Programação Visual, pelo espetáculo Bossa Novinha. Integrou a equipe de produção da trilogia infantil Sambinha, Bossa Novinha – A Festa do Pijama e Forró Miudinho (Prêmio de melhor Projeto Gráfico Cbtij – 2015). Fez parte da equipe de produção do Festival Panorama 2015. De outubro desse ano a janeiro de 2016, foi diretora de produção da ocupação Muito Além da Dança no Teatro Cacilda Becker (com apoio da Funarte). Ainda em 2015, produziu a exposição e o concerto L’homme e Son Desire, na Sala Cecília Meireles e na Bibliomaison, com patrocínio do Consulado da França e do Institut Français do Brasil. Em 2016, realizou a programação visual do Festival Internacional de Teatro de Angra (FITA). no mesmo ano, fez a produção do estande Campus France, no Club France dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro; Em 2017, integrou a equipe de produção do espetáculo franco-brasileiro Toque, com estreias no centro cultural 104 (Paris) e no Sesc Copacabana. No mesmo ano, produziu o espetáculo infantil Makuru – Um Musical de Ninar, que estreou em junho de 2017, espetáculo que conquistou nove prêmios do Cbtij – um deles o de melhor produção; Assinou a produção artística do espetáculo Bem Sertanejo – O Musical – 2ª. Temporada (até março de 2018).

Atenção

Para obter o certificado de conclusão desta oficina, o aluno está condicionado à presença mínima de 75% da carga horária total. A emissão do certificado ocorrerá até 30 dias úteis após o término da oficina.

O participante deve assinar a lista de presença diariamente, não sendo possível fazer isso no dia seguinte sob nenhuma justificativa.

Assista aqui ao vídeo de divulgação

Programa Funarte de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas 2019

RJ – Oficina de Produção e Administração de Projetos Culturais
Ministrante: Cacau Gondomar

De 15 a 19 de julho das 13h às 17h
De 22 e 23 de julho das 13h as 18h

Local: Funarte – Av. Presidente Vargas, 3131 – 19º andar – Auditório
Ed. Teleporto – Cidade Nova (RJ)

Publico Alvo: Produtores culturais, artistas, Estudantes de artes cênicas e demais interessados.
Carga horária: 30h/aula
Nº vagas: 40

Inscrições somente via internet, até o dia 7 de julho, às 23h55 (envios fora desse prazo não serão aceitos pelo sistema)

Acesse aqui a página de inscrições

Realização
Fundação Nacional de Artes
Centro de Artes Cênicas

Ministério da Cidadania

Mais informações: oficinasteatro@funarte.gov.br

Acompanhe outras oficinas da Funarte pelo portal da Fundação – www.funarte.gov.br