Funarte promove oficinas no Festival Internacional de Dança de Fortaleza – Fendafor 2019

Como parte da programação do Fendafor 2019 – Festival Internacional de Dança de Fortaleza, a Fundação Nacional de Artes – Funarte realiza na capital cearense três oficinas de dança. De 2 a 6 de julho, terça a sábado, das 9h às 11h30, o bailarino, coreógrafo e professor Hugo Leonardo ministra o curso ‘Ballet Intermediário’. No mesmo período, das 9h às 12h, acontece a oficina ‘Residanse Modern Jazz’ com o bailarino e coreógrafo Caio Nunes. Já o bailarino e professor Tutto Gomes ministra também até o próximo sábado, dia 6 de julho, o curso ‘A Tua Ação na Dança’. As ações integram o Programa Funarte de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas.

A seguir, as informações sobre cada uma das oficinas e seus respectivos ministrantes: 

Oficina Ballet Intermediário
Com Hugo Leonardo
De 2 a 6 de julho, terça a sábado, das 9h às 11h30

Duração (horas): 20h
Público-alvo: Jovens em formação de Ballet Clássico que desejam aperfeiçoar a sua técnica.
Vagas: 25
E-mail para inscrições: hlproducoes@hotmail.com
Local: Vila das Artes – Rua 24 de Maio, 1221 – Centro ­– Fortaleza (CE) 

Conteúdo programático:
A oficina propõe o desenvolvimento da técnica, através de aulas dinâmicas e objetivas, para desenvolver e oferecer nova visão nas dificuldades dos bailarinos em alguns exercícios acadêmicos. O objetivo é possibilitar a construção de um corpo disponível para o movimento, identificando os erros e as dificuldades nas execuções de cada um, pois o corpo consciente é elemento fundamental para o artista na sua criação e interação com o outro, ajudando no desenvolvimento de sua arte. 
Atividades:
Preparação física para bailarinos com aquecimento e flexibilidade, trabalhos de barra, centro e diagonais. Trabalhos específicos dentro da aula de giros, saltos (pequenos, médios e grande), podendo passar por algumas técnicas de pas de deux e variação de repertório.

Hugo Leonardo

Sobre o ministrante
Hugo Leonardo é bailarino, professor, coreógrafo e diretor artístico, se aperfeiçoou com consagrados profissionais da área. Foi aluno da Escola Estadual de Danças Maria Olenewa, onde atuou como estagiário na ópera Rigolleto, dirigido por Bibi Ferreira; e no balé O Lago dos Cisnes, remontado por Natalia Makarova, ambos apresentados no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Como bailarino, atuou também no programa da Xuxa, no Criança Esperança 2002, no Especial do Roberto Carlos 2003. Como coreógrafo e diretor artístico, já remontou diversos trabalhos tais como: O Quebra Nozes, A Bela Adormecida, Don Quixote, O Corsário, Moulin Rouge, entre outros.
Em Angra dos Reis (RJ), fez parte do Conselho Municipal de Políticas Culturais, criou o projeto Angra em Movimento – circuito com diversos eventos na área da dança, incluindo um festival nacional. Em Paraty (RJ), é coordenador técnico do projeto social Educar pela Dança e é diretor artístico da Cia Dança e Arte Paraty.
Atualmente, também é membro da diretoria do Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado do Rio de Janeiro e supervisor geral do Curso SPDRJ de Aperfeiçoamento, oferecido pelo próprio Sindicato.

Oficina A Tua Ação na Dança
Com Tutto Gomes
De 1 a 6 de julho
Horário: 9h às 12h (de 1 a 4/07); e das 9h às 13h (dias 5 e 6/07)

Duração (horas): 20h
Público-alvo: bailarinos, atores/atrizes, artistas do Corpo em geral e estudantes de Artes Cênicas
Vagas: 30
E-mail para inscrição: bailarino@hotmail.com
Local: Porto Iracema, Rua Boris, 90 – Praia de Iracema – Fortaleza (CE)

Conteúdo da oficina: proporcionar ao participante uma imersão, que propicie uma pesquisa de movimento multidisciplinar, não dissociando mente e corpo, voz e movimento,  contemplando o teatro e a dança, que auxilie e estimule o fazer artístico. Inerente ao artista cênico contemporâneo, que produz e desenvolve seus próprios produtos cênicos/artísticos. Aproximando as fronteiras entre o teatro e a dança.
Atividades:   A oficina é composta por três módulos que se intercalam:
Primeiro módulo – revisão bibliográfica, visitando alguns teóricos que trabalham a potência do corpo e sua presença nas artes cênicas; segundo módulo – já na prática, um aquecimento corporal, com foco no reconhecimento das potencialidades corporais individuais, alongando e fortalecendo, respeitando os limites de cada participante. E por fim, no terceiro módulo, os participantes experimentarão procedimentos e práticas corporais, através de jogos teatrais e dinâmicas de técnicas variadas de dança e improvisação, em comunhão com o apanhado teórico discutido no inicio do encontro, objetivando a composição e o resultado cênico. Nos dois últimos encontros, como procedimento de finalização do processo, os participantes serão convidados a uma mostra dos resultados obtidos, como parte da metodologia para o exercício de exposição do projeto de investigação e atuação cênica.

Tutto Gomes

Sobre o ministrante
Tutto Gomes é professor de balé clássico e contemporâneo. Atua em diversas escolas de dança do país e em companhias profissionais, como o Balé da Cidade de São Paulo e Balé do Teatro Castro Alves; assim como em festivais de dança: Ballace Festival, em Camaçari/BA, Festival Internacional de Londrina/PR, Encontro de Dança Contemporânea, Natal/RN, Festival Internacional de Dança do Recife/PE. Desenvolve um trabalho de dança voltado para crianças, jovens e adultos, onde o foco central é a educação através da arte do movimento, aplicando didaticamente princípios básicos da dança e também jogos teatrais.
Atuou como preparador corporal e diretor de movimento na peça A Geladeira, direção  de Nelson Baskerville – SP; e em Romeu e Julieta, com encenação de Marcio Meirelles – BA. Por todo o período profissional, como bailarino, atuou em mais de 20 países. Em 2006, foi indicado ao Prêmio Mentor and Protegè, promovido pela Rolex/Suíça. Coreografou para a Escola de Dança de São Paulo – SP, Balé da Cidade de São Paulo – SP, Coletivo de Sonhos – SP/BA e Balé do Teatro Castro Alves – BA.

– Oficina Residanse Modern Jazz
Com Caio Nunes
De 2 a 6 de julho, terça a sábado, das 9h às 12h

Duração: 20h
Público-alvo: bailarinos – níveis: intermediário /avançado
Idade: a partir de 18 anos
*Alguns bailarinos podem ser convidados de acordo com seus rendimentos em festivais.
Vagas: 20 pessoas
E-mail para inscrição:  caio.nunes@uol.com.br
Local:Teatro José de Alencar (de 2 a 5/07)
Foyer do teatro (dia 6/07)
Rua Liberato Barroso, 525 – Centro – Fortaleza (CE)

Conteúdo da oficina: tem como objetivo final, além de proporcionar troca cultural e corporal, a integração e o convívio, o intercâmbio artístico, a documentação da aula para posterior veiculação midiática, contribuindo para o fortalecimento da modalidade e possibilitando a pesquisa e o estudo acadêmico da arte do jazz.
Atividades:  Roda de conversa, Aquecimento, Criação Coreográfica, Laboratório, Improvisação e Vertentes do Jazz.

Caio Nunes

Sobre o ministrante
Começou seus estudos de ballet na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (antiga Escola do Theatro Municipal do Rio de Janeiro). Participou de algumas companhias de dança na função de bailarino, tais como: Vacilou Dançou,  Cia de Dança Entre os Dentes, Dzi Croquets.
Coreografou comissões de frente das escolas de samba do Rio: Unidos de Vila Isabel, Grande Rio, Salgueiro, Vila Isabel, São Clemente e Império Serrano.
Atualmente, é diretor da companhia que possui o seu nome e coreógrafo de Modern Jazz e Teatro Musical. Ministra cursos por todo o Brasil, América e Europa. Presidiu o Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado do Rio de Janeiro de 2012 a 2018. Criador do projeto “X DANCE”.  Organizador do Dance com Caio Nunes na Disney e Caio Nunes e você em NYC.
Cursos de especialização profissional: New York, Los Angeles, Paris.
Coreógrafo da TV Globo. Coreografou vários filmes do cinema nacional. Jurado do Prêmio Cesgranrio de Dança – 2018/2019. Curador do Festival de Dança de Joinville.

Informações:

Coordenação de Dança da Fundação Nacional de Artes – Funarte
danca@funarte.gov.br