O Teatro Municipal de Cacoal, no Jardim Clodoaldo, em Cacoal (RO), vai receber a oficina ‘Produção e gestão cultural, com foco em elaboração de projetos’, entre os dias 14 e 18 de julho. A atividade faz parte do Programa de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas, da Fundação Nacional de Artes – Funarte. O curso será ministrado pelo diretor e produtor teatral Chicão Santos. A atividade é gratuita.
As inscrições são feitas somente pela internet, de 5 de julho, às 10h, ao dia 12, às 16h. As vagas são limitadas a 30 participantes. O curso tem a duração de 20 horas. Também podem ser realizadas inscrições presenciais no Teatro Municipal de Cacoal, no primeiro dia de aula, caso ainda haja vagas disponíveis.
Sobre a oficina
O objetivo da oficina é preparar os alunos para a compreensão da produção e gestão cultural, com ênfase na elaboração de projetos, tanto na esfera pública quanto na iniciativa privada. O intuito é executar projetos sustentáveis e adaptados às novas linhas de financiamento. O aluno será avaliado pela participação nos debates dos conteúdos programáticos, nos questionários e por uma avaliação presencial e continuada.
Exercícios e projetos estão no programa de ensino: Expor conteúdos e conceitos de produção e gestão cultural; Apresentar modelos de projetos disponibilizados no Brasil; Oferecer técnicas para melhorar a elaboração de projetos; Fortalecer o protagonismo de cada participante na execução do seu projeto específico; Estimular cada participante a encontrar seu potencial criador e realizador para elaboração de seu projeto pessoal, e Oferecer dicas sobre o que se deve evitar ou o que não pode faltar na elaboração de projetos culturais.
Segundo Chicão Santos, as principais fontes de financiamento de projetos artísticos e culturais, são provenientes de iniciativas públicas, seja de secretarias de cultura municipal, fundações, empresas privadas ou mistas, governos estaduais ou da própria federação, além de iniciativas internacionais. Para que projetos sejam realizados, é necessário compreender e definir as principais necessidades de uma boa elaboração de projeto, com alto poder de desempenho avaliativo.
“Por que alguém investiria no seu projeto?”, questiona o gestor. E ele mesmo explica: “Qualquer projeto artístico precisa de investimento para ter sucesso. Famosos ou não, as empresas patrocinadoras buscam um diferencial nos artistas, as contrapartidas. Um projeto aprovado pelas leis de incentivo à cultura (como a Lei Federal de Incentivo) oferece três grandes contrapartidas ao investidor ou patrocinador: isenção fiscal, garantias e retorno em marketing. No meio cultural do nosso estado (Rondônia) e na própria Região Norte (Brasil) há poucas inscrições de projetos, como na Lei Federal de Incentivo à Cultura, e também no recente Programa Estadual de Editais de Rondônia, instituído pelo Decreto 20.043/2015. A capacitação dos gestores municipais, dos artistas e produtores culturais, com certeza, será um caminho para rompermos com essa realidade de baixa participação nos editais públicos”, ressalta Chicão.
Dias e horários: 14, das 19h às 21h; 15 e 16, em dois períodos: 8h às 12h e 15h às 18h; 17 e 18, das 19h às 21h.
Público-alvo: Artistas, estudantes, professores, gestores e produtores culturais.
30 vagas
Chicão Santos é especialista em Gestão Comunitária e em Educação, diretor e produtor de teatro. Fundador do grupo O Imaginário. Participa como formulador de políticas públicas e coordena o Sistema Estadual de Cultura de Rondônia. É defensor de fundos públicos de cultura como mecanismo de financiamento e fomento. Atuou como membro de comissão de seleção e curador de editais nacionais, como: Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz; Prêmio Funarte de Dramaturgia, e três edições do Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras, da Petrobras. Coordena a Escola Livre de Teatro Tapiri e o Espaço Tapiri, ambos em Rondônia (RO). Idealizador e coordenador do Festival Amazônia Encena na Rua, que já está na 11ª edição. Com o projeto Memórias poéticas sobreviventes do crescimento das árvores foi selecionado pelo programa Rumos, do Itaú Cultural. Atuou como diretor e produtor nos espetáculos O Mistério do Fundo do Pote, Como Nasceu a Fome, Filhas da Mata, A Ferrovia dos Invisíveis, Varadouro, As Mulheres do Aluá, entre outros.
Faça aqui a sua inscrição para a oficina
Programa Funarte de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas 2019
A Fundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com produções locais, vai realizar oficinas gratuitas em diversos estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Amapá, Rondônia, Amazonas, Tocantins, Bahia, Paraíba, Ceará, além do Distrito Federal. Estão confirmadas as oficinas de Elaboração de Projetos Culturais – Artes Cênicas; Dramaturgia: criação de textos teatrais; Direção Teatral; Corpo, Voz; Produção e Administração Teatral; Interpretação e Teatro de Bonecos. Além dos cursos, haverá a montagem de três espetáculos resultantes das oficinas de Montagem de Ópera, Montagem de Teatro Musical e Montagem de Teatro Popular Brasileiro.
Todas as atividades do programa são gratuitas e têm como objetivo capacitar artistas e técnicos na área das artes cênicas, contribuindo para difundir, fortalecer e valorizar o processo produtivo. Os cursos são ministrados por profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação. Os links para as inscrições serão disponibilizados, ao longo do ano, no portal da Funarte. A confirmação da inscrição é enviada por e-mail. O número de vagas varia de acordo com a oficina.
Serviço:
Programa Funarte de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas 2019
Oficina ‘Produção e gestão cultural, com foco em elaboração de projetos’
Ministrante: Chicão Santos
Dias e horários: 14, das 19h às 21h; 15 e 16, em dois períodos: 8h às 12h e 15h às 18h; 17 e 18, das 19h às 21h.
Inscrições abertas de 5 a 12 de julho
Público-alvo: Artistas, estudantes, professores, gestores e produtores culturais.
30 vagas
Carga horária total: 20h
Local: Teatro Municipal de Cacoal
Rua Marechal Floriano, 141
Jardim Clodoaldo, Cacoal – Rondônia (RO)
Tel.: (69) 3907-4096