A Cia de Dança Bittencourt, de Uberlândia (MG), se apresenta pela primeira vez no Rio de Janeiro. A estreia é na quinta-feira, dia 12 de setembro, às 20h, no Teatro Cacilda Becker, na Zona Sul do Rio. Em única apresentação no espaço da Funarte, o espetáculo Empodere as Mulheres! tem como inspiração o ativismo feminista. Em cena, 17 bailarinos levam ao público, através da linguagem da dança contemporânea e do jazz, situações diversas que retratam a realidade das mulheres: dramas, dificuldades, mas também seus ideais de superação, valorização e liberdade feminina.
Realizado pela bailarina, diretora e coreógrafa Karyne Bittencourt, o projeto foi viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e conta com patrocínio do Instituto Algar. Acreditando na projeção da arte como um meio importante e necessário de comunicação e reflexão, Empodere as Mulheres! é um espetáculo pensado e desenhado com força e sensibilidade nos passos da dança e na trilha sonora que os acompanha.
Como um projeto de circulação, Empodere as Mulheres! abrange seis cidades nos estados de Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo, já tendo sido montado em Uberlândia (MG), no Teatro Municipal, em março/2019; Uberaba (MG), no Teatro SESIMINAS, em março/2019; e Goiânia (GO), no Teatro de Goiânia, em junho /2019. Em setembro, é apresentado no Teatro Cacilda Becker, no Rio de Janeiro (RJ) e no Teatro SESIMINAS, em Belo Horizonte (MG). Em outubro, encerra a temporada no Teatro Municipal de Ribeirão Preto (SP).
Karyne Bittencourt conta que, desde a estreia, já ouviu muitos comentários positivos: “Nosso propósito é tocar o coração das pessoas com um assunto sério e sem precisar chocar. Isso de fato tem acontecido. Eu acredito que a maior potência do Empodere as Mulheres! está justamente na sua sensibilidade e clareza ao tratar de um assunto tão importante que afeta diretamente a vida das pessoas: a violência contra a mulher, que cresce a cada dia. Optamos por uma arte que aproxima, ao invés de afastar. Até quem tem resistência sobre o assunto passa a reconhecer que precisamos melhorar em dignidade, credibilidade e respeito à mulher”.
Parte da renda da bilheteria de Empodere as Mulheres! é doada à ONG SOS Mulher e Família Uberlândia.
Sobre a companhia
A Cia de Dança Bittencourt surgiu em 1998, em Minas Gerais, tendo sempre seu olhar voltado para o trabalho de completude do artista. Trouxe até aqui em seu currículo, sob direção de Cláudia Bittencourt, diversos projetos profissionais de espetáculos completos em dança contemporânea, jazz dance e remontagem de musicais de repertório internacional e também autorais apresentados em diversas regiões e eventos artísticos no cenário nacional.
A partir do ano de 2017, com Empodere as Mulheres! como seu primeiro espetáculo, a direção artística e a coreografia da companhia passam a ser de Karyne Bittencourt, que desde então caminha junto ao corpo de bailarinos em processo de profissionalização e consistência, dando início a uma nova assinatura à Cia.
Ficha Técnica:
Coordenação Geral: Cláudia Bittencourt
Direção e coreografia: Karyne Bittencourt
Elenco: Adrian Yury Silveira de Oliveira; Amanda de Oliveira Cunha; Ana Cláudia da Motta Coelho de Resende Morato; Ana Laura Santos Vitória; Camila Floro e Silva; Carolina Santos e Silva Porto; Cedrick Willian da Silva; Deborah Caprioli; Gabryel Alves; Herick Fernandes Soares; Júlia Silva Vieira; Karyne Bittencourt Carvalho; Lorena de Assis Piovezan; Lucas Sousa Rodrigues; Mariana Dias Pereira de Lima; Thaís Santos Cardoso; Vivian Alves Menezes
Coordenação de Produção: Cida Perfeito e Thiago Di Guerra
Iluminação e produção técnica: Diego Pereira Nobre
Técnico de Som: Ricardo Miguel Durão
Contrarregragem: Róger Carvalho Silva, Thiago Ribeiro
Fotógrafia: Brunno Coli
Produção local: Oh! Glória Produções – Parcerias Estratégicas (Mário Filho – Assistente de produção executiva)
Assessoria de Comunicação e imprensa: Sylvia Dietrich
Apoios: Itambé, Pão do Bento
Apoio Institucional: Funarte
Serviço:
Espetáculo de dança Empodere as Mulheres!
12 de setembro, quinta-feira, às 20h
Duração: 50 minutos
Classificação: 14 anos
Ingressos (pagamento apenas em dinheiro): R$30 (inteira) | R$15 (meia-entrada)
Horário de funcionamento da bilheteria: de quarta a domingo, das 14h às 20h
Venda antecipada de ingressos: no site www.megabilheteria.com.br
Teatro Cacilda Becker
Rua do Catete, 338 – Catete
(Próximo ao Metrô Largo do Machado)
Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 2265-9933