O Quarteto Johann Sebastian Rio se apresenta na próxima quinta-feira, dia 31 de outubro, às 19h, no Teatro Dulcina, no Centro do Rio de Janeiro. No repertório, composições de Heitor Villa-Lobos e Antonín Dvořák. O concerto integra a programação da Rede Nacional da Música, projeto retomado este ano pela Fundação Nacional de Artes – Funarte com a proposta de ampliar e renovar a plateia da música erudita. Lançada originalmente em 1977, a Rede Nacional da Música possibilitou a realização de mais de mil concertos por todo o país.
Na primeira parte do concerto (dia 31), será apresentado ao público o Quarteto de Cordas N° 1 de Heitor Villa-Lobos. A peça, do ano de 1915, é composta por seis movimentos curtos e contrastantes. São eles: I – Cantilena (Andante); II – Brincadeira (Allegretto scherzando); III – Canto Lírico (Moderato); IV – Cançoneta (Andantino quasi Allegretto); V – Melancolia (Lento); VI – Saltando como um Saci (Allegro).
Na segunda parte do programa, o Quarteto Johann Sebastian Rio apresenta o Quarteto de Cordas N° 12 Op. 96, conhecido como Quarteto “Americano”, do compositor theco Antonín Dvořák.
Johann Sebastian Rio
Primeira orquestra brasileira a se lançar na Internet, a Johann Sebastian Rio vem conquistando um grande e novo público da música de concerto e tem como objetivo principal divulgar a música em suas mais variadas vertentes, através de suas atividades ao vivo e no mundo virtual, de forma despojada, criativa e acessível.
Em atividade há cinco anos, é formada por músicos renomados das principais orquestras sinfônicas do Rio de Janeiro. Divulga os clássicos em sintonia com o mundo contemporâneo e é reconhecida também por suas interações com a literatura, a dança e o teatro, além de forte atuação no audiovisual, produzindo curtas roteirizados e vídeos musicais.
Sem medo de arriscar novos formatos e liberdade na escolha do repertório, a Johann Sebastian Rio tem mais de 40 produções audiovisuais lançadas no YouTube e Facebook. A estreia nos palcos foi em maio de 2015 na Série Trajetórias, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
O nome do grupo – Johann Sebastian Rio – faz referência tanto ao grande mestre da música Johann Sebastian Bach quanto a São Sebastião e ao Rio de Janeiro, cidade que inspira a orquestra em seu formato arrojado e inovador.
Serviço:
Concerto – Quarteto Johann Sebastian Rio
31 de outubro, quinta-feira, às 19h
Programa
Villa Lobos: Quarteto de Cordas Nº 1
I – Cantilena (Andante)
II – Brincadeira (Allegretto scherzando)
III – Canto lírico (Moderato)
IV – Cançoneta (Andantino quasi Allegretto)
V – Melancolia (Lento)
VI – Saltando como um Saci (Allegro)
Dvorak: Quarteto de Cordas Nº 12, Op 96 – “Americano”
I – Allegro ma non tropo
II – Lento
III – Molto Vivace
IV – Finale: Vivace ma non tropo
Quarteto:
Violino 1 – Tomáz Soares
Violino 2 – Luísa de Castro
Viola – Jessé Máximo
Violoncelo – Marcus Ribeiro
Teatro Dulcina
Rua Alcindo Guanabara, 17 – Centro
(Próximo ao VLT e ao Metrô Cinelândia)
Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 2240 4879