Funarte abre inscrições para oficina gratuita de fotografia, no Rio

Conexões Fluidas - Thiago Barros

Atualização – Inscrições encerradas/lista de espera para eventuais novas vagas

A Funarte enviou aos primeiros 50 inscritos um e-mail, solicitando confirmação de suas inscrições. Porém, a efetiva participação do aluno ocorrerá apenas com a presença deste no local da oficina, no dia 2 de dezembro, na primeira hora do evento. A Fundação vai gerar uma lista de espera, para o caso de ainda existirem vagas na data. Se ocorrer essa situação, os interessados serão comunicados por e-mail, no dia da oficina, no período da tarde.

***

A Fundação Nacional de Artes – Funarte realiza, no Rio de Janeiro, de 2 a 6 de dezembro, das 9h às 18h, a oficina Fotografia e Processos, do analógico ao digital, com o  fotógrafo e professor Thiago Barros. O curso gratuito é promovido pelo Centro de Artes Visuais da Funarte, através de seu Centro de Conservação e Preservação Fotográfica. São oferecidas 50 vagas e os interessados devem se inscrever através de formulário próprio, disponível nesta página eletrônica. Após o preenchimento, a ficha de inscrição deve ser encaminhada para o e-mail cursos.ccpf@funarte.gov.br.

As aulas serão no auditório do Edifício Teleporto (Av. Presidente Vargas, 3131 – 19º andar – Centro – Rio de Janeiro/RJ). A oficina se propõe a colaborar na formação de estudantes, fotógrafos, conservadores, profissionais de instituições detentoras de acervos fotográficos e de outras áreas afins. Os participantes devem ter no mínimo 18 anos.

Ficha de inscrição (clique aqui)

Sobre a oficina
O curso se concentra nos seguintes temas: o surgimento, o movimento e a matéria na fotografia. Aborda questões técnicas relativas aos processos fotográficos analógicos e digitais, desde a invenção da fotografia até os dias de hoje, tendo como base os processos e as personagens que historicamente tiveram maior destaque nesse movimento evolutivo, até mesmo anteriores a Joseph Nicéphore Niépce.
Sobre a fotografia e a matéria, o curso trata de questões relativas à conservação dos materiais físicos e também sobre o fluxo de organização e armazenamento digital. Ao longo da semana serão desenvolvidas minioficinas de identificação de processos e materiais analógicos e também digitais, além de prática fotográfica com processo fotoquímico do século XIX.
Aula externa, a ser confirmada, com visita a acervo fotográfico histórico ou com atividade prática. A agenda das atividades será apresentada no primeiro dia de aula.

Thiago Barros
Bacharel em Comunicação Social pela UFRJ. Representado pela Galeria Tempo no Rio de Janeiro. Leciona na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e na Sociedade Fluminense de Fotografia. Foi laboratorista de preto e branco durante dezoito anos e ampliou fotografias para Evandro Teixeira, Miguel Rio Branco, Walter Carvalho, Fundação Pierre Verger, MAM e MIS, além de colaborador do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte. Possui imagens em publicações, expõe em mostras individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Recebeu o Prêmio Internacional Juan Rulfo de Fotografia e dedica-se a estudos de residências artísticas nacionais e internacionais. Incorpora as coleções da Maison Européene de La Photographie, Gilberto Chateaubriand e Museu Nacional de Belas Artes.

Serviço:

Oficina Fotografia e Processos, do analógico ao digital
Prof. Thiago Barros
De 2 a 6 de dezembro de 2019 – segunda a sexta, das 9h às 18h

Local: Edifício Teleporto – auditório – 19º andar
Av. Pres. Vargas, 3131 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)

Acessibilidade para idosos e pessoas que utilizam cadeiras de rodas.

Vagas: 50

Inscrições abertas

Como participar: inscrições através do envio de formulário preenchido para o e-mail cursos.ccpf@funarte.gov.br

Ficha de inscrição (clique aqui)

Obs.: Serão selecionados os 50 primeiros inscritos. Haverá lista de espera caso haja desistência de vagas.

Curso destinado a profissionais e estudantes de fotografia maiores de 18 anos, profissionais de conservação, restauração, artes, educação, história e áreas afins, além do público em geral.

Serão concedidos certificados aos alunos que participarem de, no mínimo, 75% das aulas. Os certificados serão enviados por e-mail após o término do curso.