A Fundação Nacional de Artes – Funarte realiza, de 18 a 21 de novembro, no Rio de Janeiro três ações do Projeto Bandas de Música: os Paineis Funarte de Bandas de Música 2019 – RJ, o II Simpósio Funarte-UFRJ de Bandas de Música, e a Pré-Bienal Funarte de Bandas de Música – RJ 2019. A Universidade Federal do Rio de Janeiro, parceira do Projeto nesse estado, por meio da Escola de Música, recebe na sede da instituição, no Centro da cidade, as aulas, palestras e debates da programação.
Painel Funarte de Bandas de Música – 2019 – Rio de Janeiro
18 a 21 de novembro
Os Painéis Funarte de Bandas de Música reúnem cursos de capacitação técnica e fundamentos para instrumentos de sopro (flauta, clarineta, saxofone, trompa, trompete, trombone, bombardino e tuba), percussão, percepção musical, instrumentação e arranjo, reparo e manutenção desse naipe de instrumentos, prática de conjunto, e técnicas de ensaio para o regente de banda. O programa é uma das principais ações do Projeto Bandas de Música da Funarte.
O objetivo dos Painéis é aprimorar, atualizar e ampliar o conhecimento de instrumentistas e regentes de bandas de música, estimulando a troca de experiências entre eles. O quadro de professores reúne sempre profissionais de reconhecida competência, de várias regiões do país. Para a realização dos Painéis, a Funarte normalmente celebra importantes parcerias com instituições de cultura – estaduais, municipais e particulares – e universidades.
Os cursos oferecidos nos Painéis do Rio de Janeiro este ano são: Reparo e Manutenção de Instrumentos de Sopro (20 vagas); Repertório tradicional das bandas (30); Saxofone (30); Regência (45); Percussão (30), e mais cinco (5) workshops.
Sobre os cursos
Reparo e Manutenção de Instrumentos de Sopro – Prof. José Vieira Filho (RJ) – Foi Professor da UNI-RIO e é Mestre na Conservação e Manutenção de Instrumentos de Sopro e autor do Manual de Repara e Manutenção de Instrumentos de Sopro, editado pela Funarte (disponível neste portal).
Regência – Maestro Marcelo Jardim (RJ) – Professor Titular de Regência de Bandas e Vice-Diretor de Música da Escola de Música da UFRJ.
Saxofone
- Inaldo Spok (PE) – Diretor da Spok Frevo Orquestra e Membro da Academia Pernambucana de Música.
- Julio Merlino (RJ) -Doutor em Música – Poéticas da Criação Musical , Mestre em Música – Composição e Bacharel em Saxofone pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde é Professor Assistente no Depto. de Instrumentos de Sopro. Diretor musical e regente da UFRJazz Ensemble.
Percussão – Adelson Pereira (PE) – Desde 2004 é baterista da Spok Frevo Orquestra e já realizou várias turnês pelo Brasil e exterior.
Repertório Tradicional das Bandas – Juliano Barbosa (RJ), Músico da Orquestra Petrobrás Sinfônica. Leciona e realiza trabalho educativo com crianças e jovens em vulnerabilidade social e alunos da rede pública do Rio de Janeiro, no projeto Mini-concertos Didáticos, do Museu Villa-Lobos, na capital fluminense.
As inscrições podem ser realizadas somente na internet, no endereço: www.simposiobandasufrj.com. (contatos abaixo).
Painéis 2019 – eventos anteriores
Em 2019, a Funarte realizou Painéis em: Jaguaribe (CE) – de 27 a 29/9 –, São Luís (MA) – de 4 a 6/10 – e Nova Mutum (MT) – de 11 a 13/10. Nesses cursos foram capacitados 409 músicos e maestros.
Pré-bienal Funarte de Bandas de Música – Rio de Janeiro – 2019
A Pré-bienal Funarte de Bandas de Música 2019 – RJ será realizada no dia 20 de novembro, também na Escola de Música da UFRJ.=
As Pré-Bienais Funarte de Bandas de Música são encontros regionais, dos quais participam regentes, compositores, arranjadores e outros interessados no progresso das bandas de música civis e militares do Brasil. Os eventos envolvem a partilha de conhecimento e informações sobre as diferentes realidades das cinco regiões do País. Os trabalhos preparam as bienais de bandas de música da Funarte, cujo objetivo é promover o debates e palestras sobre temáticas relacionadas ao desenvolvimento das bandas brasileiras; além de desenvolver uma rede de contatos dos grupos de todo o Brasil, para diálogo e apoio recíprocos.
A próxima Pré-bienal será em Manaus (AM) – nos dias 29 e 30 de novembro
Pré-Bienais anteriores: Porto Alegre (RS) – 5/9. Jaguaribe (CE) – 26/9, São Luís (MA) – 3/10. Nova Mutum (MT) – 10/10 e Mogi das Cruzes (SP) – 8 de novembro
Na I Bienal Funarte de Bandas de Música, realizada de 21 a 23 de novembro, de 2018, em Mogi das Cruzes (SP), foram debatidos temas como: educação musical, os planos pedagógicos nas escolinhas de bandas; o papel das bandas na sociedade atual; como apoiar a produção de novas composições, arranjos e transcrições; gestão administrativa nas corporações musicais; desenvolvimento Artístico através da programação; estratégias de atuação; atendimento à comunidade; o papel das universidades e escolas de música no apoio ao desenvolvimento da banda de música e banda sinfônica; e políticas públicas de apoio às bandas de música. As comissões regionais definidas nessa I Bienal vão-se envolver em pré-bienais em cada região brasileira.
Na I Bienal, além das discussões sobre os vários temas, foi criada uma rede de Bandas de Música. Seu propósito é promover o avanço nas políticas públicas para fortalecimento dessa linguagem musical no País. O evento contou com a parceria da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, da Prefeitura Municipal e do Sesc. Participaram dele cerca de 80 mestres de bandas de todas as regiões brasileiras, compositores, músicos e gestores da área. Foi atingido um público indireto estimado de 800 músicos além dos presentes nas apresentações.
II Simpósio Funarte – UFRJ de Bandas de Música
De 18 a 21 de novembro, também na sede da EM – UFRJ, o Simpósio abrigará diálogos sobre as ações de educação musical por meio das bandas de música, bandas sinfônicas e orquestras de sopro no Brasil; além de promover debates e estimular a qualificação de compositores, arranjadores e regentes para a utilização dos padrões de nível técnico relacionados à composição e instrumentação destinadas a essas formações musicais. A programação vai reunir instrumentistas, regentes e compositores de bandas de música, bandas sinfônicas e orquestras de sopro.
Projeto Bandas de Música 2019
Funarte
Paineis Funarte de Bandas de Música 2019
Pré-Bienal Funarte de Bandas de Música
II Simpósio Funarte-UFRJ de Bandas de Música
18 a 21/11 de 2019
Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EM – UFRJ)
Rua do Passeio, 98, Lapa – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Responsável pelas inscrições: Escola de Música da UFRJ – Setor Artístico
Inscrições somente on-line: www.simposiobandasufrj.com
Mais informações
festivais@musica.ufrj.br
tel.: (21) 2240-1441
Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte
Ministério do Turismo
Governo Federal
Parceria
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Escola de Música
Sobre o Projeto Bandas de Música da Funarte
Fruto de uma tradição musical muito antiga no Brasil, as bandas de música têm sido uma porta de entrada e uma alavanca da música no país, revelando maestros, compositores e instrumentistas. Elas estão presentes em cerca de metade dos municípios brasileiros. Além da sua relevância artística e cultural, são importantes ferramentas de cidadania e interação social nas comunidades, com alcance em todas as cinco regiões. O Projeto Bandas de Música é realizado pela Coordenação de Bandas de Música, ligada ao Centro da Música da Funarte. É um dos mais tradicionais programas da Instituição, pois começou em 1976 – um ano após ser criada a Fundação. Ele reúne as seguintes ações:
– Programa Funarte de Apoio a Bandas de Música – doação de instrumentos musicais de sopro para bandas de música.
– Painéis Funarte de Bandas de Música – aperfeiçoamento prático e teórico de regentes e instrumentistas, por meio de cursos de capacitação.
– Cadastramento de Bandas de Música – um cadastro nacional é organizado, mediante informações enviadas pelas bandas.
– Simpósios e Bienais de Bandas de Música – encontros para desenvolvimento das bandas com a partilha de conhecimento e informações sobre as diversas realidades regionais.
– Edições de partituras, manuais, guias e material didático – impressos e/ou disponibilização online e eventual distribuição de partituras de obras de compositores brasileiros, especialmente arranjadas para Bandas de Música, bem como de manuais especializados.