Festival de Arte Negra é apresentado na Funarte MG e em outros locais de Belo Horizonte

Espetáculos de música, dança e teatro, além de exibições de filmes, exposições, residência artística, aulas e oficinas e um seminário estão reunidos no Festival de Arte Negra de Belo Horizonte, o FAN – BH 2019, de 18 a 24 de novembro, em mais de 20 espaços da capital mineira. Um dos locais é a Funarte MG, no Centro.

Mais de cem atrações gratuitas, do Brasil e do exterior, compõem a programação, para públicos de todas as idades. Ela comemora a décima edição e 24 anos de realização bienal do evento, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte.

A programação inclui uma ampla variação de linguagens, com participação de artistas, grupos e pesquisadores da arte e da cultura negra. Um dos objetivos é fortalecer as ações associadas ao mês da Consciência Negra na cidade.

A agenda do Festival na Funarte MG está disponível abaixo.

Algumas atrações

A produção destaca a presença de alguns convidados internacionais, como Va-Bene, artista multidisciplinar de Gana, que apresenta duas performances na Funarte; Doudou Rose Thioune, percussionista senegalês que ministra duas oficinas durante o evento – incluindo uma paro público infantil,;e as alemãs Natahsa A. Kelly, cineasta, e Anta Helena Recke, diretora teatral, convidadas de uma das ações de estímulo à reflexão do FAN-BH.

Em encontros guiados pelo tema Território Memória, o festival traz ainda artistas de longa trajetória, como o compositor Chico César, o músico Matheus Aeluia, o ator Antônio Pitanga e os rappers BNegão e Black Alien; além de jovens destaques das artes ligadas à afrodescendência – como os cineastas André Novaes e Gabriel Martins, de Contagem (MG); a atriz Lira Ribas, que conduz espetáculo inédito em homenagem a seu pai, Marku Ribas, criado para o FAN-BH, e a humorista e jornalista Tia Má.

Grande parte da programação ocorre em espaços próximos a praças. Estão incluídos também pontos da Periferia, como a Casa do Beco, no Santa Lúcia, a sede do Bloco Seu Vizinho, na Serra, e o Centro Cultural Lamparina, no Maria Goretti.

O seminário

A programação inclui seminários, também com entrada franca, como As Cidades e o Sagrado dos Povos Tradicionais: Território, Identidades e Práticas Culturais, do projeto Jardins do Sagrado, no Centro Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O projeto aborda, inicialmente, a discussão sobre a dificuldade das comunidades tradicionais indígenas e de terreiro no acesso às plantas utilizadas em suas práticas culturais. Mais informações sobre essa atividade estão na página  www.fan.pbh.gov.br/seminario. Também estão programados os seminários A Arte Como Afirmação da Negritude e A salvaguarda da capoeira de MG – Desafios e possibilidades.

Mais sobre o FAN-BH

Realizada por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, o FAN-BH é dedicado à valorização e à difusão da arte de raízes ancestrais da cultura negra e às expressões de sua contemporaneidade. O foco da iniciativa é “fortalecer as matrizes tradicionais africanas ainda preservadas e aquelas resultantes do contato com outras culturas”.  Atua como “instrumento para valorização de manifestações populares, impulsionando a formação de um mercado local e fomentando a inserção de artistas da cidade nos circuitos culturais. Suas atividades também provocam diversificadas reflexões e promovem a democratização do acesso ao bem cultural pelos diversos setores da cidade”, informa a produção.

Festival de Arte Negra de Belo Horizonte (FAN – BH)

Espetáculos de música, teatro, cinema, artes visuais, performances, aulas e oficinas

De 18 a 24 de novembro de 2019
Local: em mais de 20 espaços de Belo Horizonte (Minas Gerais)
Entrada franca

PROGRAMAÇÃO DA FUNARTE MG

Strikethrough
“Narração” performática
Com Va-Bene Fiatsi (Gana – África)
19 de novembro, terça-feira, às 18h
Local: Galpão 4
Classificação indicativa: 16 anos
Concepção, dramaturgia e encenação: Va-Bene Elikem Fiatsi (CrazinisT artisT)

Dzikudzikui-Abiku-Abikus
Performance
Com Va-Bene Fiatsi (Gana – África)
21 de novembro, quinta-feira, às 17h30
Local: área externa
Classificação indicativa: 16 anos
Concepção, dramaturgia e encenação: Va-Bene Elikem Fiatsi (CrazinisT artisT)

Abena
Espetáculo teatral
(Infâncias)
Com a Companhia Bando (MG)
23 de novembro, sábado, às 15h
Local:  Galpão 1
Classificação indicativa: Livre
Dramaturgia: o grupo. Elenco: Anderson Ferreira, Andréa Rodrigues, Fabiana Brasil, Rainy Campos. Orientação dramatúrgica: Djalma Ramalho

Medeia Negra
Espetáculo teatral
Com Márcia Limma (BA)
23 e 24 de novembro, sábado e domingo, às 18h
Local:  Galpão 4
Classificação indicativa: 16 anos
Concepção e atuação: Márcia Limma. Direção: Tânia Farias

Xabisa
Espetáculo de teatro e palhaçaria
(Infâncias)
De Esio Magalhães, Michelle Sá e Alexandre de Sena (MG)
23 e 24 de novembro – sábado às 15h e domingo às 16h
Local:  Galpão 1
Classificação indicativa: Livre
Texto: Michelle Sá e Alexandre de Sena. Elenco: Michelle Sá e Alexandre de Sena. Direção: Esio Magalhães, Michelle Sá e Alexandre De Sena

À Sombra da Goiabeira
Espetáculo teatral
Com o Teatro Negro e Atitude (MG)
22 de novembro, sexta-feira, às 19h
Local:  Galpão 4
Classificação indicativa: livre
Texto e direção: Marcus Carvalho. Atuação: Clécio Lima

Programação completa em: http://www.fan.pbh.gov.br/programacao/

Realização
Prefeitura de Belo Horizonte – Secretaria Municipal de Cultura
Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte

Curadoria: Aline Vila Real, Grazi Medrado e Rosália Diogo.

Funarte MG
Endereço: Rua Januária, 68 – Centro – Belo Horizonte (MG)

Informações ao público
www.fan.pbh.gov.br 
http://www.fan.pbh.gov.br/contato
Mais informações: Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte